QC Saúde
Açúcar Demerara

Açúcar Demerara: você já conhece e sabe como consumir? Confira os benefícios!

Existem inúmeros tipos de açúcar no mercado, e o demerara é um deles. Sabe-se que quanto mais amarronzado for um açúcar, mais vitaminado e nutritivo ele é, por isso o açúcar refinado – branco – é considerado um vilão no mundo alimentício.

Por sua vez, o açúcar demerara entra na categoria dos que possuem cor mais escura e alguns nutrientes interessantes. Isso porque ele recebe poucos aditivos químicos, bem como o açúcar mascavo.

Entretanto, o tipo mascavo não passar por nenhum processo de refinamento, enquanto o demerara é submetido a um leve refino. Em sua composição, este tipo de açúcar recebe pouco ou quase nada de adição química, o tornando quase natural, ao lado do mascavo.

Sua principal característica é a cor semelhante ao dourado. Além de manter um aspecto amigável aos olhos, o sabor também é agradável ao paladar e, ainda assim, mantém boa parte dos nutrientes da cana-de-açúcar.

Por este motivo, preparamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o açúcar demerara. Continue com a leitura nos próximos tópicos.

O açúcar demerara engorda?

Todo e quanto é tipo de alimento consumido em excesso engorda – inclusive o açúcar demerara. Seja em sua versão mais light ou o branco, as calorias presentes nos açúcares são muito semelhantes.

Para ter ideia, uma porção de 10 g do tipo demerara promove 40 calorias. A mesma quantidade é encontrada no açúcar orgânico, no tipo cristal e, ainda, no açúcar refinado.

Entretanto, é uma quantia um pouco superior do que contém no açúcar mascavo, possuinte de 37,7 calorias a cada 10g.

Açúcar Demerara

Ou seja, levando o ponto de vista calórico, todos esses tipos de açúcares trazem a mesma quantidade de calorias para o organismo. Em contrapartida, é válido ressaltar que o demerara tem menor poder adocicador que o açúcar refinado branco.

Sendo assim, durante o uso pode ser que seja necessário consumir mais demerara para chegar ao sabor doce desejado. Deste modo, a regra da substituição determina que para uma colher de chá de açúcar branco, utiliza-se uma de demerara.

Sendo assim, para alcançar o sabor exato, necessitaria de mais colheres de açúcar demerara, implicando em um maior consumo de calorias e, resultando em sobrepeso.

Comprado como açúcar mascavo, há pouca diferença, pois uma porção de 10 g pode se tornar mais significativa quando a quantidades mais elevada de açúcar fosse de 100 g. Neste caso, o teor calórico ficaria de 400 calorias do demerara contra 377 do mascavo.

Ademais, é necessário ter em mente que o açúcar mascavo nem sempre pode ser aproveitado nas receitas, uma vez que possui gosto muito peculiar, semelhante ao da cana-de-açúcar.

Em quanto tempo o demerara vai para a corrente sanguínea?

O índice glicêmico é uma medida que indica a velocidade pela qual o açúcar dos alimentos leva para chegar à corrente sanguínea. Sendo assim, o índice glicêmico do açúcar demerara é de 65, muito parecido com os demais açúcares.

Com isso, o ingrediente entra na categoria dos alimentos com índice glicêmico medianos, que fica entre os valores 56 e 69. É importante destacar que quanto maior o índice glicêmico de um alimento, mais velozmente ele aumenta os níveis de açúcar presentes no sangue.

A elevação rápida das taxas de glicose, nos denominados picos, está atrelada ao aumento do apetite no ser humano.

No entanto, é preciso levar em consideração o fato de que o açúcar não é consumido individualmente, incluindo o demerara. Assim, para identificar o impacto em relação ao aumento dos níveis de açúcar e apetite, uma vez que o controle influencia no ganho de gordura, é imprescindível levar em conta os demais elementos que acompanham o açúcar, bem como bolos, tortas, pães, e etc.

Quantidade ideal  

Quando falamos em quantidade, o açúcar demerara, ainda que seja uma versão parecida com o açúcar bruto, ele continua sendo açúcar, por isso resulta em sobrepeso, quando consumido em excesso.

De acordo com especialista em nutrição, para que o açúcar implique em aspectos importantes da saúde, é necessário que a ingestão do mesmo não ultrapasse 10% do consumo calórico, valor máximo que organismo pode receber.

Ou seja, 50 g de açúcar demerara, bem como 200 calorias ou 3 colheres de sopa diárias.  Ainda assim, não entra apenas o açúcar, pois há outras versões em pães, doces, alimentos industrializados e afins.

Importância do açúcar

O açúcar é de extrema importância para o organismo, uma vez que o corpo queima a substância a fim de garantir um estoque de energia para as funções do dia a dia. Entretanto, quando consumido em excesso, o fígado perde boa capacidade de armazenamento de açúcar.

Sendo assim, quando ele se encontra cheio, o excedente de açúcar é transformado em ácidos graxos e retorna ao sangue. Neste sentido, ele é enviado a outras partes do organismo e armazenado como gordura.

Essas partes incluem:

  • Barriga;
  • Glúteos;
  • Mamas;
  • Quadris;
  • Coxas;
  • Dentre outras.

Dessa maneira, quando essas regiões já estão cheias de tecidos gordurosos, os ácidos são destinados aos órgãos do corpo como, bem como o fígado, coração, rins, e etc. Além do mais, o consumo indiscriminado de açúcar torna o metabolismo mais lento, dificultando a queima de gordura.

O fato ainda diminui a habilidade dos órgãos, proporcionando o aumenta da pressão arterial e enfraquece o sistema imune.

Neste contexto, vale destacar que muito açúcar também está ligado ao estímulo da inflamação, o que proporciona o desenvolvimento de tumores em diferentes regiões corpo.

Açúcar demerara benefícios

O açúcar demerara promove alguns benefícios, tornando-o melhor que o famigerado açúcar branco. Entretanto, as vantagens são asseguradas para quem os consome moderadamente.

Ele não pode ser levado como uma fonte extra de açúcar, mas como item substitutivo ao açúcar refinado, fazendo com que o consumo diário seja menor que o habitual.

Um dos grandes benefícios da versão é que ele tem um valor nutricional semelhante ao açúcar bruto, que o difere dos açúcares que passam por procedimentos de refinamento mais aprofundados.

A partir disso, o tipo demerara é fonte de nutrientes como cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, ferro, cobre, fósforo e magnésio.

Há por volta de 85 mg de cálcio, 42 mg de ferro, 0,01 mg de vitamina B1, 0,01 mg de vitamina B2, 0,03 mg de vitamina B3, 0,3 mg de cobre, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio em uma porção de 100 g de açúcar demerara.

Já provou este tipo de açúcar antes? Conte para a gente!

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário