QC Saúde
Água Alcalina

Água Alcalina: É melhor? Tem benefícios para saúde? Onde comprar? Saiba já!

A Água Alcalina é um produto natural que você pode fazer em casa e consumir para melhorar a saúde. Com ela diversas partes do corpo saem ganhando, desde os ossos até a redução no aparecimento de doenças. O melhor de tudo é que para produzir basta pegar um limão e uma quantidade de água. Aqui vamos falar tudo sobre a Água Alcalina e suas curiosidades.

O que é Água Alcalina?

Água Alcalina é uma bebida que possui o pH (potencial de hidrogênio) maior do que 7,5, sendo que 7 é considerado neutro e abaixo disso ácido. Esse tipo de água serve para auxiliar no equilíbrio do organismo, que possui pH variando entre 7,35 e 7,4. É importante manter os níveis controlados para evitar que vírus e bactérias entrem nas suas células.

Quem possui pH desequilibrado poderá enfrentar outros problemas de saúde, como maior quantidade de gordura no sangue, mau funcionamento da tireoide, além de apresentar potencial elevado para o desenvolvimento de diabetes, cânceres e fraturas ósseas, entre outras doenças. Com a Água Alcalina o organismo ficará mais protegido.

Água Alcalina

O que é pH?

O pH serve para indicar o potencial de hidrogênio iônico em diferentes substâncias, mostrando sua acidez, neutralidade ou alcalinidade. A escala começa no 0 e vai até 14. O indicado 7 é considerado o ponto neutro, sendo abaixo disso será ácido e acima alcalino. Por exemplo, os refrigerantes possuem pH 2,5, substâncias abaixo de 2 podem até provocar queimaduras. A água pura tem pH 7.

Benefícios da Água Alcalina

A Água Alcalina possui uma série de benefícios para diferentes partes do corpo. Com ela os ossos ficam mais fortes, as artérias são protegidas, também ajuda a combater o envelhecimento, previne doenças, hidrata a pele, melhora a disposição, auxilia na manutenção do peso, proporciona uma maior longevidade, melhora a capacidade cognitiva, diminui as chances de câncer, ajuda o sistema digestivo, além de combater a retenção de líquidos.

Protege os ossos

O cálcio e o magnésio são minerais alcalinos que podem ser sugados pelo sangue para que este não fique ácido, assim, os ossos podem perder substâncias que são essenciais para a sua sustentação. Quando o organismo possui maiores índices alcalinos, os ossos também ganham com isso. A Água Alcalina colabora também para a eliminação de ácido úrico, ajudando a prevenir a osteoporose.

Previne doenças cardiovasculares

Como possui grande quantidade de magnésio, a Água Alcalina poderá auxiliar contra o aparecimento de doenças cardiovasculares, reduzindo também a pressão arterial. Alguns estudos realizados no exterior comprovaram os benefícios desse produto natural contra o surgimento de doenças e problemas do tipo.

Aumenta a disposição

Com a Água Alcalina o seu sistema biológico deverá trabalhar mais rápido, aumentando também a sua disposição para a realização das tarefas do dia a dia. Com ela os nutrientes vão chegar mais rápido nas células, facilitando este trabalho. O magnésio concentrado será importante para estimular a perda de gordura, colaborando com a manutenção da massa magra e possibilitando ainda mais vantagens em relação à disposição.

Líquidos

A Água Alcalina possui a capacidade de hidratar de forma mais rápida o organismo, ajudando na eliminação de toxinas presentes no corpo. Assim, o controle do pH favorecerá a purificação do corpo, diminuindo a retenção de líquidos e combatendo a acidez indesejável. Também colabora com a eliminação de resíduos sólidos, como o já citado ácido úrico e nefrólitos.

Diminui as chances de câncer

Com a Água Alcalina o seu organismo também estará mais seguro quanto ao aparecimento de diferentes tipos de câncer. Para chegar a essa analise foram realizados estudos com camundongos, que apresentaram melhoras nos melanomas. As pesquisas ainda são preliminares, mas equilibrar o pH já surge como uma importante ferramenta para o futuro em relação ao tratamento de câncer, mas principalmente para a prevenção da doença.

Ajuda o sistema digestivo

A água é uma importante aliada no processo da digestão dos alimentos, e quando alcalinizada, será mais eficiente em relação a eliminação de rejeitos, neutralizando a acidez gástrica em excesso. Com ela será possível prevenir doenças, incluindo gastrite, úlcera, prisão de ventre, diarreia crônica, e outros problemas comuns.

Onde comprar Água Alcalina?

Não existe especificamente um local para a venda de Água Alcalina, mas alguns aparelhos alcalinizadores estão no mercado. Procure por equipamentos com certificado do INMETRO. Na internet é possível encontrar 2L de Água Alcalina a venda por R$ 20, também é interessante possuir um recipiente adequado para guardar o produto.

Águia mineral é alcalina?

Quem compra água mineral tem em mente que está adquirindo um produto de qualidade superior, mas isso nem sempre é verdade. Algumas marcas possuem o pH quase tão baixo quanto o refrigerante, então é interessante conferir o rótulo antes de fazer essa aquisição, procurando por outras opções. Busque por marcas que ofereçam pH acima de 6.

Aprenda a fazer Água Alcalina

É possível produzir a sua própria Água Alcalina, e é bem fácil. Para isso corte um limão em oito partes, não espremendo e nem tirando a sua casca. Encha um recipiente com 2L de água e coloque os pedaços de limão dentro, deixando descansar por 8h. Apenas isso basta, já que essa fruta possui alta concentração de pH. Existem também outras receitas que incluem bicarbonato de sódio, mas a aqui citada é a mais fácil e útil para se fazer em casa.

Qual água utilizar?

A água industrializada, considerada mineral, possui baixa concentração de pH, além de serem embaladas em garrafas pet, consideradas tóxicas. Já a água tratada possui cloro e outros produtos utilizados para a sua purificação. Uma das melhores opções são os filtros de barros, desde que sejam mantidos limpos.

Procure um médico

Receitas que envolvem bicarbonato de sódio não são recomendadas, pois, podem aumentar a pressão arterial e causar desequilíbrio no pH, piorando a situação em vez de ajudar. Então, é interessante perguntar para o médico se vale a pena consumir Água Alcalina e se essa poderá ser feita em casa ou deverá ser comprada. O médico também poderá lhe indicar quais pontos de sua saúde poderão ser mais beneficiados.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário