QC Saúde
Água Boricada

Água Boricada: o que é? Ajuda nos olhos e na pele? Saiba já!

A água boricada é uma solução indicada para o tratamento de problemas relacionados a pele e também aos olhos, embora a sua utilização nessa segunda questão é bastante discutida. É possível encontrar esse produto em farmácias e drogarias, mas quem preferir pode fazer em casa. Aqui vamos falar tudo sobre a água boricada.

O que é água boricada?

A água boricada é um produto feito à base de água com ácido bórico, vendida em drogarias, com concentração de 2% até 3%. Pode ser utilizada para diferentes tratamentos, que incluem furúnculos e ferimentos. Os olhos são órgãos sensíveis e devem ser tratados com bastante cuidado, assim sendo, não se deve utilizar água boricada nessa região do corpo. Além disso, existem algumas precauções quando ao seu uso, já que poderá causar danos na saúde de pessoas alérgicas.

Ácido bórico

O ácido bórico, presente na água boricada, é uma substância utilizada muitas vezes como inseticida, servindo para matar baratas, cupins, formigas e pulgas. Também possui a capacidade antisséptica, podendo ser aplicado em feridas ou queimaduras de baixo nível. Os Estados Unidos é o país que mais produz ácido bórico no mundo, principalmente no Vale da Morte, na Califórnia.

Para que serve a água boricada?

Esse produto possui diversas utilizações visando a melhora da saúde. É recomendado para o tratamento de inflamações nos olhos, irritação na pele, queimaduras de pele e também contra a infecção do canal auditivo externo. O uso deve ser feito com cuidado, pois, como se trata de um ácido, poderá gerar algumas complicações para a região aplicada.

Água Boricada

Como utilizar água boricada?

Para utilizar o produto, é preciso pegar um algodão e emergi-lo com a água boricada, aplicando assim no local com ferimento ou inflamado. É possível ainda utilizar nos olhos, embora não seja amplamente recomendado pelos médicos, para isso, coloque em um copo, erga a cabeça e passe o produto, faça nos dois olhos.

Água boricada nos olhos

É bastante comum utilizar a água boricada em tratamentos oculares, mas, de preferência não faça isso por conta própria, sem procurar um médico e saber se realmente é indicado para o seu caso. Os olhos são órgãos sensíveis do corpo e inflamações mais graves podem causar sérios problemas. Esse produto não é fabricado para ser utilizado nos olhos.

Cuidados com a saúde

No início não havia muito cuidado em sua produção, mas a partir da década de 1920, todas as composições oftalmológicas deveriam ser esterilizadas. Esses produtos também precisam ser isotônicos, portanto, devem apresentar concentração próxima a dos líquidos que formam os olhos, entre 0,6% e 2%. Com a água boricada é diferente, o controle não é tão rígido, já que ela não é um produto exclusivamente para os olhos e assim pode fazer mal.

O que dizem os rótulos?

Diferente de produtos recomendados para os olhos, os rótulos de água boricada não apresentam informações muito claras. Também não existem muitas recomendações relativas à sua utilização. Os frascos com água boricada com concentração a 3% são isentos no Ministério da Saúde. O mau uso pode causar ardência nos olhos.

Água boricada contra insetos

A água boricada pode ser uma importante aliada contra insetos, na verdade, conta a picada desses bichos. Geralmente os locais da pele que são atingidos por picadas ficam doloridos, vermelhos ou apresentam outros sintomas danosos para a saúde. Com esse produto aplicado no local, irá limpar a região, causando uma sensação de alivio em sua aplicação.

Água boricada e bromidrose

Entre os vários benefícios que a água boricada pode prestar a saúde, um deles diz respeito ao tratamento da bromidrose. Esse problema diz respeito ao mau cheiro causado pela multiplicação excessiva de bactérias em diferentes regiões do corpo, aumentando a secreção. Basta aplicar a água boricada nesses locais que o problema irá diminuir com o tempo.

Água boricada para o cabelo

A água boricada pode ser uma importante parceira dos seus cabelos, principalmente em épocas quentes, como no verão, onde os fios ficam secos e quebradiços. O produto não deve ser utilizado sozinho, mas funciona como um ingrediente de uma receita. Utilize uma colher de sopa de maisena e duas colheres de sopa de água boricada, passe no cabelo e aguarde por 20 minutos, depois basta lavar com água gelada.

Quanto custa a água boricada?

A água boricada é um produto considerado barato em relação a sua aplicação. Pode ser encontrada em farmácias e drogarias, de todas as cidades e municípios do país, já que é um medicamento popular. Na internet pode ser encontrada por preços acessíveis, que vão de R$ 1,71 até R$ 4,29. O frete poderá ser até mais caro do que o produto em si.

Como fazer água boricada?

Para quem não sabe, é possível produzir água boricada na sua própria casa, de um modo simples e rápido. Para isso, tenha em mãos uma xícara de água, uma dose de sal e outra de ácido bórico. Misture todos os ingredientes até deixar na forma homogênea. Deixe descansar por pelo menos dez minutos, após esse período, estará pronta para o consumo.

Água boricada e soro fisiológico

A água boricada possui ácido bórico em sua composição, sendo indicada para a limpeza de regiões inflamadas. Já o soro fisiológico é indicado para a limpeza de lentes de contato, composto por água e sal. Eles não possuem a mesma função, embora algumas pessoas podem pensar que sim e confundir a utilização dos produtos.

Contraindicações água boricada

Assim como todos os produtos, sejam eles naturais ou industrializados, sempre haverá algumas contraindicações. A água boricada não é recomendada para as pessoas que apresentam sensibilidade em relação aos componentes da fórmula. Outra questão indica que jamais deverá beber o produto, então deixe em um local protegido de crianças.

Precauções

Se a água boricada causar situações alérgicas em seu corpo, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico, para que ele tome as devidas providências e possa fazer a orientação. Caso proporcione algum problema em seus olhos no momento da utilização, é indicado ir diretamente para o hospital antes que a situação possa se agravar.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário