QC Saúde
Água com Limão

Água com Limão: Ajuda a emagrecer e desintoxica o corpo? Saiba já!

A água com limão consiste em uma bebida muito adotada não apenas pelo sabor, mas pelos benefícios que proporciona para a saúde, principalmente por causa do ingrediente que é protagonista da mistura, o limão. No texto a seguir, confira as principais características dessa bebida e da fruta em si:

Benefícios da água com limão

Métodos de emagrecimento são facilmente difundidos e muito adotados por diversas pessoas, esse é um dos principais benefícios conhecidos da água com limão. No entanto, a lista de vantagens vai além desse fator, tais como:

Reforça o sistema imunológico

O sistema imunológico é fortalecido por causa da vitamina C, que é uma das principais características das frutas cítricas. É importante citar que o sistema imune reage diariamente ao ataque de agentes nocivos ao corpo e por esse motivo, a imunidade baixa deixa as pessoas muito vulneráveis a diversas doenças.

Auxílio na dieta

Conforme citado anteriormente, a água com limão contribui com o emagrecimento, principalmente por contribuir no aumento do metabolismo, menor armazenamento de gordura e queima elevada de calorias.

Água com Limão

Desintoxica o organismo

O efeito desintoxicante atribuído a bebida, em especial, por conta do limão, está relacionado com sua ação adstringente, que ajuda na dissolução e eliminação de agentes como toxinas e gorduras. Por esse motivo, o limão é implementado em diversas bebidas detox.

Evita o acúmulo de gases

A ação antisséptica é responsável por esse benefício, pois ajuda no combate a microrganismos nocivos responsáveis pela fermentação no estômago e no intestino. No entanto, é importante não exagerar na quantidade do limão.

Leve efeito laxativo

Há profissionais que apontam que o limão tem efeito laxativo, porém, se apresenta de forma bem leve. No entanto, ainda assim pode ser favorável para pessoas que estão percebendo o intestino “preguiçoso”. Caso o problema insista mesmo com a ingestão de alimentos e bebidas apontados como laxativos, é fundamental buscar um médico.

Ação antioxidante

A atividade antioxidante é comumente encontrada nas mais variadas frutas, principalmente nas cítricas. Trata-se de uma ação que ajuda a retardar os radicais livres, que são os protagonistas ao se falar do envelhecimento precoce.

Como usar a água com limão

Para preparar a água com limão, apenas esprema um limão em um copo de água. É recomendado consumir em jejum, algum tempo antes das refeições (cerca de 15 minutos), para limpar o organismo.

Por mais que a água e o limão sejam os ingredientes principais da bebida, há complementações que impulsionam os benefícios para o organismo. A seguir, conheça outras receitas com água e limão:

Água aromatizada

Ingredientes

  • 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 6cm)
  • Suco de 1 limão-taiti
  • 2 talos de salsão (pequenos)
  • 2L de água
  • 1 limão-siciliano cortado em rodelas
  • 5 ramos de alecrim
  • ½ xícara de chá de mirtilo ou morango cortado em 4 pedaços
  • Gelo a gosto

Qual é a forma de preparo?

Com todos os ingredientes devidamente higienizados, junto o gengibre e a água e deixe ferver por cerca de 10 minutos, depois desligue o fogo e acrescente uma parte do alecrim (aproximadamente a metade) e espere esfriar um pouco, coloque na geladeira e deixe por cerca de 2 horas, depois coe essa mistura e adicione o suco, o alecrim, o mirtilo, o gelo e as rodelas de limão, coloque o salsão para decorar.

Água de limão, erva-doce e hortelã

Ingredientes

  • 1L de água filtrada
  • 1 limão-siciliano cortado em rodelas
  • 1 talo de erva-doce cortado em tiras
  • 10 folhas de hortelã (fresca)

Em uma jarra, macere as sementes e uma parte das ervas utilizando um pilão, isso irá liberar os óleos essenciais e seu aroma, depois acrescente a água e as frutas. Deixe na geladeira por cerca de 3 horas.

O cuidado com os malefícios

Existem diferentes versões em torno da água do limão, em especial, para promover o emagrecimento. No entanto, neste contexto é indispensável pesquisar muito e buscar orientação médica, principalmente porque alguns métodos não possuem base científica suficiente e são apontados por alguns médicos como maléficos para a saúde.

Estratégias como a de beber o limão diluído em água com pimenta e glicose por dez dias não é recomendada, assim como a opção de beber o suco puro do limão ainda de jejum. Afinal, pode causar desgaste nos dentes e dependendo do organismo, a ingestão exagerada por causar danos ao estômago.

Por ser uma bebida ácida, como refrigerantes e chás cítricos, a água com limão pode ocasionar a erosão dentária, que é o desgaste do esmalte dos dentes. O consumo diário e exagerado pode ser altamente prejudicial, por isso é recomendado evitar extremos e utilizar um canudo, que é uma forma de reduzir o contato da bebida com os dentes, além disso um acompanhamento pode ser um grande aliado, já que comer algum derivado do leite enquanto bebe a água com limão pode reduzir seus efeitos prejudiciais para a saúde bucal.

Água com limão ajuda a emagrecer? Entenda mais sobre:

O limão sozinho não emagrece, mas sim uma junção de fatores incluindo seus benefícios. Estabelecendo uma alimentação saudável e uma rotina de atividade física, as propriedades do limão que proporcionam a limpeza do organismo ajudam no processo de emagrecimento, além de sua propriedade anti-inflamatória.

Dessa forma, é necessário observar que um único alimento não é capaz de promover o emagrecimento de maneira saudável, é preciso que ocorra a junção de fatores. Para as pessoas que buscam maneiras de perder peso, é sempre indicado recorrer a orientação médica e ter cautela para não prejudicar a saúde.

A água com limão é uma das melhores alternativas de bebida para limpar o organismo, com seu efeito desintoxicante e ação asséptica, ela ainda proporciona o fortalecimento do sistema imunológico, sendo fonte de vitamina C. Grande parte dos benefícios possuem relação justamente com o limão, que é o principal ingrediente da receita.

Um dos principais atrativos da bebida, que ganhou grande fama nos últimos anos, foi a ação emagrecedora. No entanto, conforme citado ao longo do texto, deve-se tomar cuidado quanto ao consumo, pois apesar de seus benefícios, a água com limão não deve ser consumida inadequadamente, porque esse fator ocasiona a predisposição para a erosão dentária, entre outros problemas.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário