QC Saúde
Água de arroz

Água de arroz: Combate o envelhecimento? Ajuda no crescimento capilar? Saiba já!

Já pensou num produto que pode auxiliar na beleza e no crescimento dos fios de seus cabelos? E além disso, faz bem para a saúde da pele? Essa é a água de arroz, que você poderá fazer em casa, seguindo alguns passos básicos. Aqui falaremos sobre os seus benefícios e outras curiosidades sobre esse produto caseiro.

O que é água de arroz?

A água de arroz é um composto que qualquer pessoa pode produzir em casa, oferecendo diversos benefícios para a sua pele e cabelos, por exemplo. O arroz além de ser um dos alimentos mais consumidos do Brasil, também conta com funções estéticas. Quer saber como preparar essa mistura? Veja a seguir.

Como fazer água de arroz?

Para preparar a água de arroz são necessárias três xícaras do produto e claro, água. Primeiro lave o arroz como se fosse cozinhá-lo, depois mexa no recipiente e aguarde por 15 minutos. A água estará pronta para o uso assim que apresentar uma postura translúcida, com aspecto leitoso. O arroz deve ser coado e a água colocada em um recipiente de vidro. O produto deverá ser colocado na geladeira e irá durar por quatro dias.

Água de arroz

Água de arroz fermentada

A água de arroz fermentada apresenta ainda mais resultados do que a receita comum. Ela é rica em antioxidantes, minerais, vitaminas do complexo B e do complexo E. A fermentação baixa o pH da água, beneficiando principalmente os fios do cabelo, já para a pele, a água de arroz fermentada serve como um limpador tônico.

A fermentação é simples, basta deixar a água de arroz em temperatura ambiente por um período entre 24 e 48 horas, onde quanto maior for a temperatura, mais rápido o procedimento acontecerá. A fermentação será ainda mais veloz caso o arroz não seja coado. É interessante fazer para testar e verificar se vale a pena para o seu corpo.

Qual tipo de arroz utilizar?

É recomendado utilizar arroz comum ou arroz parboilizado. O arroz integral não deve ser utilizado para fazer água de arroz. A marca do produto também não importa, basta seguir as instruções indicadas para a preparação da receita que os benefícios poderão ser sentidos alguns dias após as primeiras aplicações.

Deixa a pele saudável

A pele é uma das mais beneficiadas com as substâncias da água de arroz. Ajuda a evitar o ressecamento devido a suas propriedades antioxidantes e hidratantes. Assim, ficará protegida contra ações do clima, como as radiações solares. O câncer de pele também poderá ser evitado, assim como a hiperpigmentação. A utilização é simples, basta ter em mãos um algodão, que deve ser encharcado na água de arroz e passado nas regiões que desejar, deixando por alguns minutos e depois secando com um pano.

Contra o envelhecimento

Além de ajudar a pele a se manter bonita, a água de arroz também retarda o envelhecimento. Isso acontece graças ao Inositol, uma substância que colabora para a circulação sanguínea e produz novas células. Para utilizar, basta colocar a água de arroz em um algodão e passar nas áreas que deseja, duas vezes por dia, e por um tempo maior do que no item anterior.

Ajuda na digestão

Entre suas propriedades, a água de arroz ajuda ainda na digestão, colaborando com os serviços prestados pelo estômago e pelo intestino. Facilita o procedimento da digestão, reduzindo a energia gasta para a quebra dos alimentos, assim a pessoa ficará “menos cheia”. Para isso, a utilização se dá após as principais refeições, onde deve ser bebido meio copo de água de arroz.

Mais energia para o corpo

Como ela auxilia no processo de digestão, também oferece mais energia para todo o corpo. Essa condição é possível devido as elevadas taxas de hidrato de carbono presentes, funcionando de maneira parecida com a água de coco. Para ter esses benefícios basta consumir um copo de água de arroz diariamente.

Reduz a pressão alta

O arroz é um dos alimentos que menos possui sódio, sendo assim um dos grandes aliados das pessoas que sofrem com hipertensão. Combinado com a água, essa substância fica ainda menor, colaborando com a saúde e combatendo doenças de coração. Para ter esse benefício é simples, basta tomar um copo de água de arroz após as principais refeições do dia.

Ajuda contra o Alzheimer

A água de arroz contribui para aumentar as atividades cerebrais, servindo também como preventivo conta o Alzheimer. Isso acontece já que os hidratos de carbono geram novos neurotransmissores, acabando com os radicais livres. Essa prevenção pode ser feita por pessoas em idades ainda jovens. É só seguir os mesmos passos, bebendo um copo depois das principais refeições.

Efeito diurético

O arroz possui condições diuréticas, principalmente em sua casca, que contribuem para a perda de peso. A água de arroz pode fazer com que esses benefícios sejam atingidos com ainda mais facilidade, eliminando toxinas gastrointestinais. É simples, você deve consumir um copo na sequência de cada refeição.

Faz bem para os cabelos

Talvez esse seja o maior benefício oferecido pela água de arroz, o tratamento para os cabelos. O produto é rico em vitaminas dos complexos B e E, oferecendo assim maior resistência e vitalidade para os fios, além disso, pode colaborar contra a calvície. A utilização se dá por meio de um borrifador, aplicando o produto quando os cabelos estiverem limpos, repetindo o procedimento apenas uma vez durante a semana.

Colabora com o intestino

Além de contar com propriedades diuréticas, a água de arroz conta com alta concentração de amido resistente, estimulando a criação de bactérias boas para o intestino. Assim, poderá evitar problemas como a diarreia. Esse benefício é outro que é possível apenas bebendo o produto de maneira regular.

Cuidado com os excessos

Nenhum excesso é bom para a saúde e isso também vale para a utilização de água de arroz. Consuma apenas a quantidade indicada para cada um dos benefícios, não tente aumentar a dose pensando que as vantagens serão maiores, porque isso poderá comprometer os resultados e gerar situações adversas. Lembrando também que caso aconteça algo de anormal, a utilização deverá ser suspensa.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário