QC Saúde
Água de berinjela

Água de berinjela: Faz bem pra saúde? Confira benefícios e aprenda a fazer em casa!

A água de berinjela é um produto simples que qualquer pessoa conseguirá produzir em casa, desde que siga a receita indicada. Ela ajuda a controlar a diabetes, contribui para o fluxo sanguíneo, colabora para o emagrecimento e até mesmo ajuda a evitar o aparecimento de câncer. Aqui vamos falar tudo sobre a água de berinjela e suas capacidades.

O que é água de berinjela?

Alimentos naturais estão entre os melhores para ajudar na saúde e na beleza do corpo. Com a água de berinjela, um produto extremamente simples de produzir, será possível atingir diversos benefícios para a sua saúde. Este fruto é rico em várias substâncias, que podem colaborar de diversas formas com o seu organismo.

Quem pode consumir água de berinjela?

Por se tratar de um produto natural, praticamente todas as pessoas podem consumir a bebida. Porém, é preciso tomar alguns cuidados, já que consumir em excesso poderá fazer mal. Então, apenas utilize a quantidade recomendada. Caso possua alguma doença grave, o melhor a se fazer é perguntar para o médico se ele indica ou não o consumo de água de berinjela.

Água de berinjela

Controla a diabetes

A água de berinjela é rica em fibras, substância fundamental para a dieta dos diabéticos, já que retarda a digestão, reduzindo também a absorção de glicose pelo sangue. A cada 100 gramas de berinjela, 2,9 gramas são de fibras. Pode ser considerado um dos principais aliados no controle desta doença. Assim que a água cai no estômago, as fibras desenvolvem uma capa e dificultam a absorção do açúcar.

Ajuda o coração

O colesterol ruim do sangue, conhecido por LDL, pode ser reduzido de acordo com o consumo de água de berinjela, já que a casca do fruto possui substâncias capazes de gerarem este benefício. As presenças de fibras alimentares solúveis auxiliam o colesterol pelo intestino. Conta ainda com flavonoides, que evitam a oxidação do colesterol, evitando a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos.

Reduz as celulites

Esse benefício certamente irá chamar a atenção das mulheres que sofrem com este tipo de problema. As celulites são gorduras localizadas encontradas geralmente nos glúteos e nas coxas. A água de berinjela conta com propriedades anti-inflamatórias que agem na redução da celulite. Os famosos furinhos que são causados pelo consumo de alimentos gordurosos poderão ser reduzidos.

Ajuda no emagrecimento

Muitas pessoas que consomem este produto afirmam que ela é sinônimo de emagrecimento. Misturada ao limão, poderá acelerar o metabolismo, desintoxicando o fígado e combatendo a fome. Quando fica emergida na água durante algum tempo, o fruto libera substâncias conhecidas por saponinas, ajudando a reduzir a gordura corporal. Para que os efeitos sejam percebidos, é recomendado consumir um copo da bebida antes das três principais refeições do dia, além é claro de melhorar a alimentação, já que a água de berinjela não faz milagre.

Combate ao câncer

Consumir diariamente água de berinjela irá reduzir as possibilidades de ter câncer. A cor roxa deste fruto carrega consigo diversos benefícios para a saúde. Conta com antocianinas, proantocianinas e flavonoides, antioxidantes que reduzem a ação de radicais livres. Com isso o organismo não irá envelhecer de maneira precoce, evitando o aparecimento de doenças.

Ajuda na digestão

Outra vantagem da água de berinjela é contribuir para a boa digestão de alimentos. É indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que a grande concentração de fibras na berinjela irá controlar o intestino, evitando também que a sua barriga fique inchada. Conta com efeito diurético, proporcionando mais facilidade para a eliminação de líquidos.

Rica em vitaminas

A água de berinjela é rica em vitaminas do complexo A, complexo B e complexo C. Portanto, colabora também para uma melhor memória e força muscular, ajuda o sistema imunológico, fortalece os cabelos e as unhas, contando também com minerais que irão ajudar os ossos e o sistema nervoso. A água de berinjela proporciona diversos benefícios para as funções vitais.

Como fazer água de berinjela? Receita 1

O ingrediente principal será a berinjela, que deverá ter a casca cortada em rodelas ou quadrados, também deverá passar por procedimento de higienização com vinagre de maçã e bicarbonato, sendo enxugada com água corrente. Esses pedaços devem ser colocados dentro de uma jarra com água. Leve o recipiente para dentro da geladeira e deixe por uma noite, pronto, no outro dia basta retirar a berinjela e beber um copo do produto, de preferência ainda em jejum. Confira os ingredientes:

  1. Uma berinjela média cortada;
  2. Um L de água.

Como fazer água de berinjela? Receita 2

Assim como na receita simples, a berinjela deverá estar corta em rodelas ou em quadrados e limpa. Esses pedaços deverão ser colocados de um por um dentro da jarra, até encher o recipiente. Faça um suco com limão e coloque dentro da jarra, depois basta colocar na geladeira e aguardar por algumas horas. Confira os ingredientes indicados:

  1. Uma berinjela média cortada;
  2. Um L de água;
  3. Um limão médio que não esteja exageradamente maduro.

DICA: Colocar limão na receita irá proporcionar ainda mais benefícios para a sua saúde, já que a fruta é rica em propriedades que a berinjela não oferece. Dentro do organismo irá gerar ação antioxidante, eliminando resíduos que fazem mal para o corpo. O limão é rico também em substâncias que ajudam na saciedade, fazendo com que menos comida seja necessário.

Como fazer água de berinjela? Receita 3

O procedimento padrão é o mesmo, cortar a casca da berinjela em fatias ou em pedaços, que devem ser colocados dentro da jarra com água. Rodelas de gengibre devem ser colocadas no recipiente que em seguida será levado para a geladeira. Confira os ingredientes necessários:

  1. Uma berinjela média cortada;
  2. Duas rodelas pequenas de gengibre;
  3. Um L de água;
  4. Cubos de gelo.

O gengibre é um alimento termogênico, colaborando para aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo. O gasto calórico também será elevado em 10%, sendo indicado para pessoas que desejam perder peso. O gengibre deve ser evitado por pessoas que possuem hipotireoidismo, já que pode causar perda de massa muscular.

Deixe seu comentário