QC Saúde
Água de Coco

Água de Coco: Faz bem pra saúde? Posso tomar todos os dias? Confira tudo sobre!

Originário da Ásia, o coco é um alimento muito refrescante e saudável, sendo todas as suas partes aproveitadas, como seu leite, polpa, farinha e óleo. E entre esses derivados, há a água de coco, que é fonte de nutrientes como magnésio, selênio, cálcio, potássio, enxofre, iodo, manganês, zinco, fitonutrientes, aminoácidos e ácidos orgânicos. A seguir, conheça mais sobre seus benefícios, entre outras características.

Benefícios da água de coco

A água de coco é muito consumida, principalmente no verão, em idas à praia ou piscina. No entanto, nos últimos anos, as grandes vantagens dessa bebida para o organismo vêm sendo ressaltadas, fazendo com que seja uma opção comumente encontrada e apreciada com maior frequência. Entre os benefícios de consumo, estão:

Evita a desidratação

Entre os componentes da água de coco, é possível encontrar o sódio e o potássio que fazem com que a bebida seja um hidratante com muito potencial e ainda mais, com que o organismo elimine com maior facilidade as impurezas.

Ação diurética

Aponta-se que a água de coco também é usada como diurético, ou seja, promove o crescimento da eliminação do sódio e água através da urina. Dependendo do estado da pessoa, pode ser uma atividade vantajosa, principalmente para favorecer quadros de hipertensão arterial e o funcionamento dos rins.

Água de Coco

Favorável para saúde muscular

Elementos presentes na água de coco, como o potássio, contribuem significativamente com o estoque de glicogênio tá ligado ao fornecimento de energia para os músculos. Além disso, contribui com a prevenção de espasmos musculares e câimbras, o que são condições realmente desconfortáveis e que comumente acometem as pessoas, em especial, praticantes de atividades físicas.

Contribui com o sistema digestivo

O sistema digestivo é favorecido pelo consumo da água de coco, principalmente pela presença de sais minerais em sua composição. Os benefícios não se restringem apenas a uma boa digestão, pois contribuem ainda com a flora intestinal, prevenindo problemas como o intestino preso.

Reforça o sistema imunológico

As vitaminas encontradas na água de coco, vitamina C, contribuem estímulos do sistema imunológico, que é fundamental para o organismo, principalmente por responder a todo o momento ao ataque de estruturas estranhas ao corpo e que muitas vezes são nocivas, como vírus e bactérias.

Como usar a água de coco?

O consumo da água de coco é essencialmente destinado a forma in natura, porém, cada vez mais essa bebida está incluída em diferentes tipos de receitas, principalmente sucos. A seguir, confira alguns preparos com este ingrediente:

Suco de manga, linhaça e água de coco

Ingredientes

  • 250 ml de água de coco
  • 100 g de manga cortada e sem casca
  • 20 g de linhaça marrom germinada
  • Qual é a forma de preparo?

A forma de preparo é bem simples, basta bater tudo no liquidificador e caso prefira, coe e adoce.

Suco de melancia com água de coco

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de suco de gengibre
  • 3/4 xícara (chá) de água de coco
  • 500 g de polpa de melancia

Qual é a forma de preparo?

Coloque todos os ingredientes para bater no liquidificador. Para um suco mais refrescante, adicione alguns cubos de gelo e bata mais um pouco. Basta servir!

Água de coco com suco de caju

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de leite condensado
  • 250 ml de suco de caju
  • 700 ml de água de coco
  • 5 castanhas de caju cruas

Qual é a forma de preparo?

Coloque no liquidificador o leite condensado, castanhas e o suco de caju. Deixe bater por cerca de 1 minuto e coloque em uma forma de gelo. Deixe no congelador até que fique firme. Despeje a água de coco em uma jarra ou copos e acrescente os cubos. Use a castanha de caju triturada para dar um efeito mais especial e saboroso.

Cuidados com água de coco

Algumas das substâncias mais presentes no coco são os açúcares, como a sacarose, a glicose e a frutose, o que pode ser altamente prejudicial para a saúde quando se tem um consumo inadequado, principalmente para pessoas que tem diabetes. É necessário consultar um médico para saber a quantidade exata que se pode consumir de água de coco, o que varia para cada organismo. De forma geral, nenhum consumo em excesso é benéfico para a saúde, então sempre evite extremos.

Como a água de coco é formada?

Ao comprar a água de coco industrializada ou até mesmo no coco nas praias ou feiras, a questão de como esse líquido se forma pode passar despercebida. Todavia, é interessante citar que a água surge no período de constituição da semente do coqueiro. No interior dela, o embrião nasce, originado das células sexuais.

Neste ponto, uma célula do óvulo que apresenta dois núcleos é fecundada e nessa segunda união, a água de coco é formada, tendo como principal funcionalidade servir como reserva de alimento para o embrião.

Os tecidos de nutrição ficam alojados em uma cavidade no interior do coco específica para essa finalidade, seus nutrientes apresentam principalmente água e sais minerais. Com o tempo, vão se multiplicando na cavidade e se acumulando.

Dessa maneira, em torno de cinco meses, o coco verde e jovem chega a ter em torno de 400 ml de água. Com o passar do tempo, a água vai se transformando em um alimento sólido, que corresponde a parte carnosa dos cocos. Tanto a concentração dos sais minerais, quanto o gosto também vão se alterando. Em torno de um ano, o líquido já está praticamente seco.

Por esse motivo, o período classificado como o ideal para o consumo da água de coco, é quando está no ponto de 5 meses. Também é interessante citar que um dos tipos de cocos mais utilizados para o consumo da água recebe o nome de coqueiro-anão e tem produção iniciada a partir de 3 anos.

A água de coco é um dos derivados mais consumidos e aproveitáveis da fruta, sendo o coco considerado uma das frutas mais saudáveis, fornecendo inúmeros nutrientes para o organismo. Água de coco geralmente é muito consumida no verão, possuindo refrescância e uma forte ação hidratante, mas ela também pode ser incluída no dia a dia, junto com outros componentes na bebida para impulsionar seus benefícios.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário