QC Saúde
agua oxigenada

Água oxigenada: O que é? Como funciona? Remove manchas? Saiba já!

A água oxigenada é um produto barato que serve para diversas situações. Com ela é possível evitar a utilização de produtos tóxicos auxiliando na limpeza. Aqui vamos falar sobre diversas situações em que esse tipo de produto poderá ser aplicado. O bom é que ela não faz mal para a saúde de quem utilizar.

O que é água oxigenada?

A água oxigenada é o nome pelo qual é conhecido o composto peróxido de hidrogênio, que possui fórmula química H2O2, dissolvida em água. É muito comum ser utilizada para a limpeza em diversas situações, podendo ser uma ótima opção em relação a produtos tóxicos. É sempre bom ter um frasco com água oxigenada em sua casa, porque nunca se sabe quando poderá utilizá-la.

Remove manchas

A água oxigenada poderá ser utilizada para a remoção de manchas na área das axilas nas roupas. Geralmente esse problema acontece quando a pessoa sua, deixando manchas em suas vestimentas. O problema poderá ser eliminado utilizando duas partes de água oxigenada e uma de detergente líquido. Aplique a mistura na área manchada e aguarde por uma hora, para finalizar, lave a roupa com água fria.

agua oxigenada

Limpa parte da cozinha

A água oxigenada também poderá auxiliar no procedimento de limpeza de algumas regiões de sua cozinha. Coloque um pouco na região que pretende desinfetar e depois coloque vinagre por cima, a limpeza do ambiente será eficiente e atóxica. Mas, atenção, não misture os dois produtos, porque assim o líquido perderia força.

Escova de dentes

A escova de dentes é considerada um dos objetos mais sujos de uma residência. Isso acontece já que normalmente elas ficam no banheiro, próximas do vaso sanitário. Uma opção para matar as bactérias que podem tomar conta de sua escova é mergulha-la em um recipiente com água oxigenada e água normal, em quantidades iguais.

Limpa o banheiro

Como já citado, o banheiro é um dos locais mais sujos da casa, normalmente o mais. São diversas bactérias no vaso sanitário, sendo assim, utilizar água oxigenada no momento da limpeza é uma boa ideia. Para isso, basta encher uma xícara com água oxigenada e despejar no vaso, depois é só dar a descarga e a região já estará mais limpa.

Ajuda as esponjas

As esponjas são importantes no momento de lavar a louça, com ela tudo fica limpinho. Só que tem um detalhe importante, as bactérias ficaram na própria esponja. Então, uma boa opção é encher um copo com água oxigenada e deixar ela lá durante algum tempo. Depois retire e dê uma boa enxugada, fazendo com que as bactérias sejam eliminadas.

Plantas, frutas e vegetais

A água oxigenada é boa também para tirar as impurezas das plantas, frutas e dos vegetais. Para as plantas, misture cinco colheres de sopa de água oxigenada em meio litro de água, assim é só passar nas plantas com um borrifador. Já para frutas e vegetais, a cuba da pia deverá ser enchida com água gelada, acrescentada de um quarto de xícara de peróxido.

Bom para os cabelos

Os cabelos estão entre os principais cuidados das mulheres. Eles poderão ser clareados utilizando a água oxigenada, para isso, coloque em um spray com metade de água oxigenada e metade de água normal e borrife em seus fios enquanto eles estiverem molhados. Repita o procedimento diariamente, até que os cabelos fiquem mais claros.

Crescimento das plantas

Sabia que é possível acelerar o crescimento das plantas em sua casa? Mas, isso deve ser feito ainda antes do plantio. Quando estiver com as sementes, coloque-as em uma xícara com água e uma colher de chá de água oxigenada. Depois basta plantar as sementes na terra e aguardar o seu crescimento, que deverá ser em menos tempo.

Limpar a fossa

Se a água oxigenada ajuda a limpar o banheiro, também é possível utilizá-la como um recurso para as fossas sépticas. Esse tipo de local pode não ser tão comum nas cidades, mas no interior existem bastantes. A atividade é simples de ser realizada, despeje um frasco inteiro do produto no vaso e de a descarga, repetindo a cada seis meses.

Manchas de vinho

Além das manchas causadas por suor, a água oxigenada poderá ser utilizada para tirar manchas de vinho das roupas ou também manchas de sangue. Não possui a mesma capacidade de águas sanitárias, por outro lado não prejudica os tecidos das roupas. Para isso, misture água oxigenada e detergente neutro em quantidade igual e esfregue por um minuto a mancha utilizando uma espoja. Depois coloque água na região e aguarde a remoção.

Limpeza em geral

Como citado ao longo do artigo, a água oxigenada pode ser utilizada para a limpeza em geral. Para isso, é recomendado soluções com 3% peróxido de hidrogênio e 97% de água. É recomendado ainda que a água oxigenada seja mantida no seu recipiente original para não perder os seus poderes de limpeza.

Aliada das unhas

A água oxigenada é uma poderosa aliada para as unhas. Serve para tirar o amarelão e também para quando estão encravadas. Outra aplicação é relativa a retirada do esmalte, basta mergulhar o produto em um algodão e esfregar em suas unhas, retirando assim toda a tinta desejada.

Sensível a luz

A água oxigenada é um produto bastante sensível a luz, por isso, geralmente suas embalagens veem em recipientes de cores escuras, muitas vezes roxos. Então é recomendado não mudar de embalagem, principalmente se essa for incolor. Caso deseje passar o líquido para um spray, este também deverá ter cor escuta para evitar a perda de força do material.

Não utilize na boca

A água oxigenada não faz bem para os dentes e não deve ser utilizada na boca. Quando utilizada na boca, poderá liberar radicais livres, podendo gerar até câncer. Pode lesionar a mucosa, acabar com o esmalte dos dentes, e causar problemas para as papilas gengivais.

Quanto custa?

A água oxigenada é um produto que é facilmente encontrado no comércio, seja em mercado, farmácias ou drogarias, já que não é exigido indicação médica. O preço varia, existem frascos com valores por volta de R$ 4,00 e outros que podem chegar até a R$ 10,00.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário