QC Saúde
Água Termal

Água Termal: Funciona para pele? Como utilizar? Onde encontrar? Saiba já!

Com origem francesa, as Águas Termais existem em diversos lugares do mundo, e o que pouca gente sabe é que existe um produto feito disso. Com ele será possível resolver diversos problemas de pele, deixando o seu corpo mais bonito. Aqui falaremos tudo sobre a Água Termal, que vem revolucionando os tratamentos estéticos.

O que é Água Termal?

A Água Termal pode ser considerada um tipo de água mineral, porém, possui mais minerais. Ela serve para diversos tipos de pele, inclusive para as mais sensíveis. Entre outros benefícios possui a característica antioxidante, possibilitando que a pele demore mais para apresentar condições de envelhecimento.

Qual a origem da Água Termal?

A Água Termal pode ser originária das estações de águas termais, sendo que a primeira utilizada para consumo que se tem registro é localizada na França. Possui mais minerais do que a água comum, sendo ótima para acalmar a pele ou deixar mais sensibilizada, também ajuda a refrescar e a hidratar o corpo.

Pode ser utilizada para o tratamento de doenças dermatológicas como dermatite atópica e psoríase. Com a Água Termal o usuário poderá repor os sais minerais que o corpo perde ao longo do dia. Ela pode ser utilizada em diferentes tipos de pele, com poucas restrições. Porém, é preciso ter alguns cuidados com o corpo antes de utilizar.

O que é dermocosmético?

A Água Termal é considerada um produto dermocosmético, mas o que é isso? Trata-se de produtos com ativos farmacológicos que são aplicados na pele e agem em suas partes mais profundas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, possui um departamento apenas para o controle destes produtos. A aplicação gera os efeitos sugeridos e é realizada com segurança.

Água Termal

Para que serve a Água Termal?

A Água Termal se diferencia da água comum utilizada no dia a dia por possuir pH neutro e alcalino, enquanto o da água utilizada normalmente no dia a dia é ácido, além de não ser tratado quimicamente. Pacientes que buscam tratamentos estéticos e sofrem com inflamações na pele procuram esse tipo de reservatório diversas vezes ao longo de um ano.

Benefícios da Água Termal

A Água Termal conta com seis benefícios principais para quem utilizar o produto. Possui ação antioxidante, protegendo o corpo de radicais livres que deixam a pele mais velha. Também acalma as regiões onde é passada. Ajuda a refrescar a derme durante exercícios. Ajuda a aliviar o incômodo do pós-barba e pós-depilação. As queimaduras solares também passam a serem menos sentidas. E suaviza irritações e coceiras.

Quando utilizar?

Além das características já descritas, a Água Termal possui ainda outras vantagens interessantes para os usuários. Pode ser combinada com outros produtos para proteger a pele, como por exemplo ser aplicada antes do protetor solar ou sendo utilizada no processo de retirada da maquiagem, já que possui a qualidade tonificadora. Além de ajudar na remoção, pode auxiliar no momento de colocar a maquiagem.

Após procedimentos estéticos

Se você realiza algum tratamento estético em sua pele, saiba que a Água Termal pode ajudar a reduzir os problemas causados pela aplicação desses produtos e potencializar a suas aplicações. Após tratamentos como o peeling, que deixa a pele ressecada, a Água Termal pode ser uma ótima aliada.

Considerada um dermocosmético, a Água Termal deverá ser aplicada em temperaturas baixas, para melhorar os resultados. A pele melhora logo que recebe este auxílio. Então, deixe na geladeira que os resultados serão ainda melhores. É recomendado ainda consultar um especialista no assunto, para ver qual o momento certo de utilizar a Água Termal.

Água Termal para cabelos

Como a Água Termal conta com diversas propriedades, ela pode ser utilizada em outras regiões e não apenas na pele. Quem gosta de aproveitar os dias de calor indo para piscinas ou para a praia deixa o cabelo exposto, então com a Água Termal encontra um novo aliado. É um ótimo item para ser colocado na bolsa em dias quentes.

Contra insetos

Como a Água Termal possui propriedades que aliviam a sensação de ardência na pele, também é recomendada para passar em regiões do corpo que foram atacadas por insetos. Ela ajuda a aliviar a coceira e reduz a dor. Se o inseto for venenoso outros cuidados devem ser tomados, mas a aplicação da Água Termal pode ser tida como atendimento inicial.

Ajuda no tratamento de acnes

Quem sofre com acnes ou espinhas na pele pode encontrar na Água Termal mais um aliado nesta luta. Como é rica em minerais antioxidantes, ajudará a purificar a pele. Outra característica interessante do produto é proporcionar redução na vermelhidão, então poderá ser aplicado sem medo. Se você utiliza outros produtos para isso, pergunte para o seu médico se a Água Termal é indicada.

Poder de cicatrização

Outra vantagem de utilizar a Água Termal é auxiliar a pele no procedimento de cicatrização, caso tenha enfrentado algum problema. Nessa questão também entram as espinhas e manchas causadas por ações do sol. Pode auxiliar em várias doenças de pele e não tem restrições quanto ao número de aplicações diárias do produto.

Contraindicações água termal

Assim como qualquer produto, seja ele natural ou não, além dos benefícios existem algumas contraindicações. É importante ficar atento a idade e a pressão arterial, que podem causar problemas na aplicação. Quem tem doenças graves também deve tomar cuidados, devido a concentração de minerais no produto. Pode ser utilizada por homens e mulheres.

Cuidados ao utilizar Água Termal

Não importa qual produto seja, sempre haverá dicas de cuidados a serem tomados antes de sua utilização, e com a Água Termal não é diferente. Segundo especialistas, o frasco nunca deve ser agitado, sempre deve ser mantido na vertical no momento de sua utilização e não aplique direto na pele ou no cabelo, e sim a uma distância de 20 centímetros.

Onde comprar Água Termal?

A Água Termal é vendida em diversas farmácias do Brasil, também em lojas de cosméticos ou pela internet. É produzida e embalada por algumas marcas, como Avène, Vichy, Lindoya ou La Roche Posay. Geralmente pode ser encontrada por preços que variam entre R$ 20 e R$ 60.

Deixe seu comentário