QC Saúde

Ameixa: suas variedades e benefícios

Embora a ameixa seja mais conhecida por seu sabor adocicado com fundo sutilmente azedo, essa pequena fruta também carrega propriedades significativas para a saúde. É possível encontrá-la nas versões seca e fresca, sendo essa primeira alternativa, muito usada nos mais diversos pratos. No texto adiante, será possível conhecer as principais variedades da fruta, suas vantagens para a saúde, entre outras informações!

Tudo sobre ameixa

Assim como o pêssego, maçã, framboesa e outras frutas famosas, a ameixeira é integrante da família Rosaceae. Apresentando diversas variedades ao redor do mundo, sendo as duas principais a ameixeira japonesa e a ameixeira europeia. No entanto, no Brasil, grande parte das cultivares é de ameixeira japonesa, já que poucas cultivares de ameixeira europeia foram adaptadas em alguns locais brasileiros.

Tipos de ameixa

Harry Pickstone: muito produtiva, apresenta frutos de tamanho médio, já casca é avermelhada, enquanto a polpa é agridoce, de coloração amarelo-esverdeada;

Santa Rita: assim como as outras cultivares citadas, essa é altamente produtiva. O porte é pequeno, já a polpa, é avermelhada e firme. Em relação a casca, também é avermelhada;

Pluma 7: Também chamada de carmesim, as frutas são grandes e bem avermelhadas. Já a polpa, é firme e de coloração escura vermelha, apresentando sabor adocicado principalmente quando está madura;

Gema-de-ouro: conforme o nome indica, essa variedade apresenta coloração amarela, tanto na casca, quanto da polpa. Já o seu sabor, é bem adocicado. Diferente dos outros tipos que normalmente são ovais e redondos, essa variedade tem forma achatada;

Fortuna: também conhecida como ameixa italiana, essa variedade apresenta casca roxa, já a polpa, é amarelada. Seu sabor, assim como grande parte das variedades dessa lista, é adocicado;

Reubennel: trata-se de uma variedade com boa produtividade. As frutas podem variar de tamanho, indo de médio a grande. A polpa tem coloração amarelada, doce e com uma acidez sutil. No que diz respeito a casca, é amarelo-esverdeada, com em torno de 15% de vermelho.

Benefícios da ameixa

Por ter em sua composição nutrientes importantes como vitaminas, sais minerais, entre outros, a ameixa pode ser muito vantajosa para a saúde. Para potencializar seus benefícios, é indispensável aliá-la com hábitos saudáveis e uma dieta balanceada. A seguir, confira suas principais vantagens:

Aliada nas dietas

A ameixa pode se tornar uma grande aliada das pessoas que fazem dieta visando a perda de peso, pois além de promover a saciedade, também apresenta um baixo teor calórico. Vale lembrar que a versão seca, apresenta mais calorias e açúcares do que a fresca.

Aponta-se que para amenizar a vontade de comer doces, a banana assada com canela e posteriormente misturada com a ameixa, pode ser uma alternativa vantajosa.

Fortalece o sistema imunológico

O conjunto de componentes da ameixa, contribuem com um melhor estímulo do sistema imune, deixando assim o organismo menos vulnerável a ação de agentes nocivos, como vírus e bactérias que podem desencadear complicações de saúde.

Ajuda a regular o intestino

As fibras solúveis presentes na ameixa, contribuem com um melhor trânsito intestinal, o que também auxilia na prevenção de problemas desconfortáveis, como a prisão de vente. Ainda mais, o sorbitol na fruta, tem atividade laxante.

Ao consumir alimentos com fibras, é importante também ter uma boa hidratação. Uma para ajudar no intestino, é ingerir um chá com erva doce e ameixa.

Benefícios da ameixa seca

As versões secas das frutas, normalmente contam com suas propriedades concentradas. Entre elas, estão as calorias e os açúcares. Por mais que a ameixa seca, possa parecer para algumas pessoas mais saborosas, é importante dosar bem a quantidade, para que seus benefícios não sejam dominados pelos malefícios.

É recomendado não ultrapassar de quatro a cinco unidades diárias. Além disso, não se esqueça de manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada. Aponta-se que a combinação da ameixa seca com derivados de leite, contribui com um maior controle da taxa de glicemia.

Outro positivo da fruta seca, é que pode ser encontrada ao longo de todo o ano. No entanto, lembre-se de que as versões desidratadas não substituem o consumo in natura.

Como comprar ameixa?

É indispensável procurar por frutos que apresentem uma casca em boas condições, lustrosos e bem cheios. Já para identificar o estado da polpa, pressione sutilmente com os dedos, caso ceda levemente, está em ótimas condições para comprar. Lembrando que, ao consumir uma fruta com a casca, é sempre importante lavá-la antes.

Como cultivar ameixa

Embora grande parte do cultivo da ameixa seja para o consumo nacional in natura, algumas cultivares apresentam potencial para a exportação. No Brasil, as regiões com maio incidência de cultivo, são a Sul e Sudeste, porém, é possível que alguns cultivares apresentem boa adaptação em outras áreas.

Em relação ao solo, é indicado que tenha uma boa drenagem, pois permitem o desenvolvimento adequado das raízes e consequentemente da formação das árvores. Em relação as mudas enxertadas, é indispensável adquirir em locais de confiança. É válido citar que, ainda no contexto do plantio, os porta-enxertos mais usados normalmente são de pessegueiros, mais precisamente, da cultivar okinawa, que ajudam em uma produção precoce.

Chuvas longas e intensas podem prejudicar a produção, tanto por serem favoráveis para o estabelecimento de doenças, quanto por inibir a atividade dos insetos polinizadores. Dessa maneira, a produção como um todo é acometida e grandes prejuízos podem surgir.

É indispensável que o local escolhido para o cultivo tenha uma ótima disponibilidade de água. De forma geral, regiões mais frias são mais favoráveis para as cultivares europeias, tais como Stanley e D’Agen e algumas japonesas. Já em regiões mais quentes, cultivares japonesas apresentam mais chances de adaptação, como a Carmesim, Rosa de Ouro e Gema de Ouro.

Conforme apresentado no decorrer desse texto, a ameixa pode ser encontrada tanto em forma fresca, quanto na seca. Seu sabor adocicado com um fundo levemente azedo é marcante, porém, os benefícios da ameixa não envolvem apenas seu sabor, afinal, suas propriedades proporcionam diversas vantagens para a saúde, em especial, para o sistema imunológico. Para saboreá-la sem preocupações, é essencial ter cautela ao comprar, o mesmo serve para outras frutas normalmente consumidas com a casca.

Deixe seu comentário