QC Saúde

Babosa: conheça suas vantagens para a pele

A babosa é uma planta com origem no norte da África que foi espalhada pelo mundo a partir do século XVII. A planta possui diversas variações, sendo a aloe vera a mais famosa. Sua composição é ideal para tratar queimadura e para melhorar a qualidade do cabelo, além disso é indicada para a pele.

Ela possui a característica antioxidante, que ajuda a melhorar a qualidade da pele. Quem faz a utilização da maneira correta, seja comprando um produto a base de babosa ou então pegando o gel diretamente das folhas, irá rapidamente sentir os benefícios. Aqui falaremos mais sobre o assunto.

Vantagens da babosa para pele

Uma das principais utilizações da babosa é para o tratamento de pele. Inclusive existem relatos de que o segredo para a beleza de Cleópatra, no antigo Egito, era passar babosa no corpo, produto que era transportado por seu irmão, o também famoso Alexandre, o Grande.

A babosa age como um esfoliante para a pele, hidratando e fornecendo oxigênio, o que ajuda a manter as camadas profundas mais fortes. Como é uma planta natural, também é recomendada para a retirada de maquiagem, diminuindo a irritação causada pelos produtos industrializados ao rosto.

babosa para pele

Babosa para o rosto

Os especialistas indicam que a babosa possui diversas substâncias que entre outras características estimulam a formação de colágeno. O colágeno é uma propriedade que gera a elasticidade da pele e que começa a diminuir sua atuação conforme a idade vai avançando, inclusive existem diversos produtos industrializados com essa característica.

As substâncias presentes na planta já testadas e comprovadas que combatem a radiação ultravioleta (UV), o que auxilia no tratamento de danos já existentes na pele. Outros benefícios indicam que suas folhas ajudam a reduzir a incidência de rugas e os efeitos das linhas de expressão.

Gel de babosa para pele

Antes de falarmos sobre as receitas com babosa para a pele, é preciso falar sobre o seu gel. Ele é encontrado nas folhas da planta e facilmente retirado. O primeiro passo é cortar as folhas que irá utilizar, de preferência com uma faca bem afiada ou com uma tesoura de jardinagem. É bom lembrar que os tratamentos com gel devem ser feitos de maneira continua.

Na sequência deve retirar os espinhos e depois fazer cortes na parte interior da folha. Assim o gel irá sair com facilidade, também pode ser espremido. Coloque em um recipiente e procure utilizar rapidamente. As folhas de babosa que sobrarem podem ser enroladas com papel alumínio e colocadas no congelador.

Elasticidade da pele com babosa

A babosa ajuda a cuidar da elasticidade da pele. Para isso, pegue um pouco de gel com um dos dedos e coloque nas regiões que deseja cuidar, como ao redor dos lábios, nos cantos dos olhos, na testa e nos locais com marcas de expressão.

Após a aplicação, os especialistas indicam que é bom fazer massagem nesses locais, aumentando os seus benefícios. A babosa deve ser mantida no rosto por ao menos dez minutos, agindo em sua capacidade máxima. Para finalizar, retire o gel do rosto com água fria e também utilizando um sabão neutro.

Babosa como esfoliante

Para isso é preciso fazer uma mistura, mas é simples. Pegue duas colheres de sopa de gel mais uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou açúcar e mexa até ficar homogênea. O produto vai estar pronto para utilizar nas regiões que achar necessário, como rosto ou mesmo nos joelhos.

Dez minutos após a colocação da mistura, será o momento de fazer a retirada da pele. Para isso deve ser utilizada água com sabão neutro. Os resultados vão aparecer apenas caso o procedimento seja feito duas ou três vezes por semana. A aplicação é fácil e traz ótimos resultados.

Remoção da maquiagem com babosa

O gel da babosa também é útil para ajudar na remoção da maquiagem. Primeiro pegue um pedaço de algodão e passe diretamente na folha de babosa. Depois esfregue levemente nos locais do rosto que deseja remover. Para finalizar o procedimento, utilize um sabão neutro e água morna, deixando a pele completamente limpa.

Babosa hidratante corporal

Com alguns ingredientes é possível aproveitar os poderes da babosa em todo o corpo. Pegue 20 g do seu creme corporal favorito, uma colher de sopa de gel, uma colher de mel e uma colher de sopa de óleo vegetal. Coloque tudo em um pote e bata tudo até ficar com uma única coloração. Depois basta passar nas partes ressecadas do corpo, e por fim enxaguar com água morna ou fria e sabonete.

Máscara contra acne de babosa

O gel da babosa também pode ser utilizado contra as espinhas e os cravos. Para isso pegue uma colher de sopa de argila, uma colher de sopa de gel, e três gotas de óleo essencial de tea tree. Mistures os produtos e passe na pele limpa, depois remova com água fria. Em poucos dias os primeiros resultados poderão ser percebidos.

Quem pode utilizar babosa?

A utilização de babosa não é recomendada para mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação. Pessoas que tenham inflamação no útero e no ovário também não devem fazer o consumo. Quem tem hemorroidas, pedras nos rins, varizes, apendicite ou nefrite também deve ficar longe do produto.

Mesmo que a babosa seja natural e claro, sem sustâncias químicas, é indicado consultar um médico antes de iniciar sua utilização, sabendo assim se a planta realmente irá ajudar. Essa recomendação vale principalmente para adolescentes, idosos, ou pessoas que possuem doenças especificas. Quem utiliza medicamentos também deve ficar atento.

Babosa purificada

Embora os problemas sejam encontrados principalmente ao consumir o chá de babosa, aplicar o gel também pode gerar algumas complicações para a saúde. A babosa purificada conta com pouca antraquinona, enquanto a normal tem um teor mais alto e pode causar efeitos colaterais que incluem diarreia, cólica ou até mesmo câncer de cólon.

Quando for comprar babosa, seja apenas as folhas ou então para plantar, se informe sobre as suas substâncias. A espécie Barbadensis Miller é a mais indicada para o tratamento com humanos, sendo considerada uma das menos tóxicas.

Deixe seu comentário