QC Saúde
babosa para gastrite

Babosa para Gastrite: confira como usar

Você já pensou em amenizar os sintomas da gastrite com uma opção natural? A babosa, chamada popularmente por Aloe Vera, é muito conhecida pelos diversos benefícios que oferece no que diz respeito à saúde e beleza.  É uma matéria prima muito utilizada especialmente em cosméticos. Uma das suas formas de uso visa contribuir com o tratamento da gastrite, uma condição muito comum, que apesar de não apresentar sintomas em alguns casos, em outros, gera um desconforto notório. Neste texto, você conhecerá mais acerca desta condição e descobrirá em quais aspectos a babosa pode contribuir com este problema!

O que é a gastrite?

A gastrite é um problema que atinge diversas pessoas, trata-se de basicamente de uma inflamação do revestimento do estômago, que pode ter origens variadas, por exemplo, lesões, infecções e uso de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides. Sendo assim, as formas de tratamento também podem variar.

É interessante observar que o tipo de gastrite depende da forma que o processo inflamatório se instala. Geralmente, o controle sob a inflamação, demora em ser estabelecido. É possível que uma inflamação se forme, acometendo a parede do estômago com lesões e levando à perda da mucosa estomacal. Por outro lado, a inflamação também pode ser menos severa, sem comprometer o revestimento do estômago.

Como dito anteriormente, em algumas situações, não surgem indícios, porém, em outros casos, incluem, náuseas, vômitos, dor, sensação de queimação, entre outros. É uma condição capaz de atingir todas as faixas etárias, com maior incidência a partir dos 19 anos.

O que é gastrite

Como aproveitar a babosa para gastrite?

A babosa é uma planta que possibilita ser usada de várias formas, no que diz respeito à gastrite, a mais recomendada é a preparação do suco ou de chás. Para preparar o suco, é indicado bater no liquidificador o gel da babosa com maçã, cenoura ou até mesmo suco verde. Essa bebida contribuirá principalmente com a queimação e processos inflamatórios, muito presente em diversos casos de gastrite.

Para a preparação do suco, é recomendada a quantidade de 2 colheres de sopa (30 ml) do gel batidas no liquidificador. Posteriormente, adicione algum suco, como o de maçã ou cenoura. Não se esqueça de que caso opte por extrair o gel ao invés de comprar, retire a camada amarela da folha, pois pode causar desconfortos como diarreia.

Outra alternativa é o chá de babosa com limão. Para o preparo, basta misturar o gel de 1 folha de babosa com 250 ml de água e deixar ferver. Acrescente 1/2 de limão (suco) e adoce como preferir. Caso não queira usar limão e preparar um tipo diferente de bebida, basta misturar com água morna apenas. O gengibre também é comumente utilizado para a preparação de chás que tenham babosa.

O desconforto, queimação, perda de apetite, entre outros sintomas são característicos dos casos da gastrite que apresentam sinais. As principais vantagens da babosa contribuem para amenizar a queimação, perda de apetite, inibir inflamações e as dores, que são realmente desconfortáveis no dia a dia de quem sofre deste problema.

babosa para gastrite
Babosa é rica em propriedades que auxiliam no tratamento de diversos problemas

Quais são as principais vantagens da babosa?

Sabe-se que o uso de plantas para chegar a cura se dá desde as civilizações antigas, como os astecas e os egípcios. É interessante notar que até hoje em dia, tradições que utilizam plantas para a preparação de compressas, chás e sucos, são passadas de uma geração para a outra. Apesar disso, avanços científicos também têm apresentado os benefícios das plantas consideradas medicinais, que podem atuar de forma complementar em tratamentos variados.

Existem diversos tipos de espécies de babosa, porém, por mais que sejam chamadas pelo mesmo nome, cada uma dessas espécies contam com propriedades distintas. De qualquer forma, no que diz respeito à Aloe Vera, seu gel conta com Vitaminas variadas, como A, E, C e algumas do complexo B, entre tantos outros componentes, como lignina, saponina, enzimas e aminoácidos.

O gel da babosa, localizado no interior das folhas da planta, reúne diversas propriedades que podem ser muito positivas para a beleza e saúde. Usualmente, é utilizada em cremes para tratamentos voltados para a hidratação da pele e do cabelo. No entanto, os benefícios vão além desses e do que foi apresentado anteriormente neste texto com a gastrite, tais como:

Imunidade: as propriedades da babosa contribuem para fortalecer o sistema imunológico, o que é indispensável para evitar gripes, resfriados, entre outras condições;

Dores e inflamações: chás, compressas e sucos preparados com o gel da babosa contribuem para o alívio de enxaquecas, febres e dores musculares. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias;

Desintoxicação: levando em conta que as propriedades da babosa contribuem com o estímulo do funcionamento dos rins e do fígado, consequentemente reforça a desintoxicação, já que esses são os principais órgãos que desempenham esta função.

Os benefícios da babosa não param nestes pontos, acredita-se que a planta também seja vantajosa como biofertilizante, ajudando na nutrição da lavoura e aumentando a proteção para as plantas. Ainda mais, tê-la em casa pode contribuir com a purificação do ar, pois auxilia na eliminação do formaldeído e benzeno.

Principais indicações da babosa

Naturalmente, dependendo do fato desencadeador do seu tipo de gastrite, você receberá um tratamento mais específico e é de extrema importância que siga as orientações médicas para alcançar eficácia com o tratamento, evitando assim, maiores complicações.

De forma geral, as principais recomendações que envolvem os quadros de gastrite, é adotar hábitos alimentares saudáveis e regulares, evitando também frutas ácidas. Além disso, evite o cigarro, principalmente pelo seu potencial em acarretar malefícios para a saúde como um todo. Outro fator interessante, é que caso perceba a piora dos sintomas mesmo realizando o tratamento prescrito, não hesite em procurar auxílio médico.

De acordo com o que foi apresentado neste texto, é possível notar que as propriedades benéficas da babosa são capazes de serem aplicadas nas mais variadas situações no que diz respeito à saúde e beleza. Seu gel é muito utilizado para a produção de cremes, além de ser incorporado em tratamentos alternativos, por exemplo, para o cabelo, gastrite e hemorroidas.

As opções naturais são cada vez mais exploradas para tratamentos complementares ou alternativos. No entanto, não deixe de lado as recomendações médicas para encontrar o tratamento mais adequado para o seu quadro, uma vez que as substâncias ou doses erradas podem comprometer a sua saúde seriamente.

Deixe seu comentário