QC Saúde
babosa para hemorroidas

Babosa para hemorroida: saiba como usar

A hemorroida é um problema muito comum, provavelmente você já ouviu falar ou até mesmo sofre com esta condição. No entanto, você sabia que existem tratamentos alternativos, com opções naturais para ajudar a lidar com as hemorroidas? Uma das alternativas consiste no uso da babosa, uma planta que serve como matéria prima para a produção de diversos itens relacionados à beleza e saúde. Ao longo deste texto, você conhecerá as vantagens da babosa, sua ação para quem tem e mais aspectos acerca das hemorroidas.

O que são hemorroidas?

Como dito anteriormente, as hemorroidas são um problema muito comum. Elas consistem em veias inflamadas no reto ou no ânus. Normalmente, são causadas por diversos fatores, entre eles obesidade, esforço para evacuar, falta de fibras na alimentação, surgindo até mesmo na gravidez.

Um dos principais sintomas ao abordar as hemorroidas, sem dúvidas, é o desconforto, seja ao sentar ou evacuar. Em alguns casos, podem ocorrer sangramentos, dor e coceira. Nem sempre um procedimento médico para retirar é necessário, pois é possível amenizar os sintomas por meio de mudanças na dieta e uso de medicamentos.

Babosa para hemorroida – Funciona?

Já pensou em aproveitar as vantagens da babosa para amenizar os sintomas que acompanham as hemorroidas? Acredita-se que a planta contribua para complementar o tratamento prescrito pelo médico, sendo uma grande aliada contra esta condição desconfortável.

A relação da planta com o quadro de hemorroidas é constituída por algumas de suas propriedades, que entre tantas vantagens, promovem uma maior hidratação da pele, combate infecções, cicatrização e auxilia a amenizar a prisão de ventre.

Como tratar hemorroida com babosa?

Agora que você já conhece as razões para a babosa ser categorizada como benéfica no tratamento das hemorroidas, está na hora de conhecer como utilizar a planta nesses casos. Primeiramente, é importante saber que é possível comprar folhas da planta para extrair o seu gel ou uma loção composta do gel puro da planta.

Caso opte por usar as folhas de babosa, é importante lavá-las bem antes de abrir, retirar os espinhos, depois basta cortar ao meio e retirar o gel. Não se esqueça de que durante todo o processo suas mãos devem estar bem higienizadas, tanto antes da abertura, como depois para aplicar o gel. Para realizar a aplicação direta do gel de babosa nas hemorroidas, conte com o auxílio de um algodão ou gaze.

Já quem preferir o uso do gel já pronto, é indispensável adquirir um produto que seja o mais puro possível. Com essas opções, sintomas como a coceira e desconforto podem ser amenizados. Fique atento às possíveis reações alérgicas e não se esqueça de sempre contar com orientações médicas. Acredita-se que as principais vantagens do uso da babosa para hemorroidas, estão ligadas ao uso externo de seu gel. No entanto, em alguns casos, como para as hemorroidas internadas, podem ser recomendadas formas de uso diferentes, mas neste caso, é importante estar atento para não exagerar na quantidade da babosa, pois podem causar reações diversas.

babosa para hemorroidas
Propriedades da babosa auxiliam no tratamento de diversos problemas

Quais os principais benefícios da babosa?

Gregos, astecas, entre diversas outras civilizações antigas comumente utilizavam plantas visando a cura. Até hoje tradições que usam plantas para chás, sucos e compressas são passadas de geração em geração. No entanto, cada vez mais, estudos científicos também apontam os benefícios de plantas medicinais como coadjuvantes de alguns tipos de tratamento.

Ao abordar a babosa, é importante observar que existem espécies variadas da planta, porém, comumente são chamadas por um único nome. Naturalmente, cada uma dessas espécies reúne propriedades divergentes. De qualquer maneira, ao tratar-se da Aloe Vera, o gel da folha possui componentes distintos, como vitaminas C, E, A e algumas do complexo b, enzimas como amilase e oxidase, aminoácidos, lignina e saponina, entre tantos outros.

Ainda mais, é muito conhecida por suas vantagens para a pele e o cabelo. A planta, assim como citado anteriormente, é repleta de propriedades nutritivas e curativas, por isso não é difícil encontrar produtos para a beleza e/ou saúde que tenham seu gel na composição.

Além dos benefícios para amenizar os sintomas das hemorroidas, também possui outras propriedades, tais como:

Antitérmica: ao usar o gel da babosa para fazer compressas, ela contribui com a redução da febre;

Desintoxicante: acredita-se que o suco da babosa auxilie na desintoxicação do organismo;

Digestivo: o gel da planta, ao ser usado também na forma de suco, auxilia na digestão, amenizando assim, gases e a prisão de ventre;

Anestésica: no uso de compressas, o gel da babosa ajuda a aliviar dores musculares e até mesmo a enxaqueca.

É válido citar que as vantagens da babosa vão além, aponta-se que a planta também carrega o benefício de ser um potente biofertilizante, contribuindo na proteção das plantas e nutrição da lavoura. Além disso, cultivá-la em casa pode auxiliar com a purificação do ar, já que age eliminando principalmente benzeno e formaldeído.

Recomendações

Primeiramente, busque sempre a orientação médica de forma regular, não apenas se suspeitar de um dos sintomas da gastrite ou de algum outro tipo de condição. Ainda mais, para quem sofre com o quadro, é fundamental ter hábitos saudáveis de alimentação, não se esquecendo das fibras e de tomar bastante água. Banhos de assento mornos com kits ou ervas e compressas de gelo, ajudam a aliviar o desconforto e o inchaço.

Normalmente, quadros de hemorroidas não resultam em problemas severos, sendo usualmente tratáveis com pomadas e mudanças de hábitos diários, porém, em algumas situações, podem se agravar e ocorrer um tipo de endurecimento da saliência formada no ânus ou sangramento persistente, seja ele em conjunto ou não das fezes. Nesses casos, é indispensável ficar atento e recorrer a um profissional capacitado para um tratamento mais diferente para a sua situação.

Como pôde ser visto neste texto, se por um lado as hemorroidas podem ser realmente desconfortáveis, influenciando em ações cotidianas como sentar e evacuar, além de causar coceira e dores, por outro lado, existem formas eficientes de lidar com esta condição e amenizar seus sintomas.

Uma dessas opções, além da prescrição médica, é a babosa, uma planta muito conhecida por suas propriedades, que comumente são aplicadas em produtos para saúde e beleza. Não se esqueça de obter orientações médicas e realizar a forma de tratamento mais adequada para o seu caso, principalmente se for gestante.

Deixe seu comentário