QC Saúde
babosa para queda de cabelo

Babosa para Queda de Cabelo: benefícios e como usar

Você já imaginou a possibilidade de reduzir a queda de cabelo com a babosa? Este é um problema que atinge diversas pessoas e apresenta uma lista extensa de causas. Neste contexto, opções mais naturais são constantemente buscadas, especialmente para complementar os tratamentos médicos prescritos. Ao longo desse texto, você conhecerá a relação da babosa para quem sofre com a queda capilar, além de outros aspectos em torno do tema.

Benefícios da babosa para queda de cabelo

Em sua composição, a babosa reúne diversas vitaminas, como A, C, E e algumas do complexo B, além de outros fatores como minerais e aminoácidos que juntos, contribuem com uma nutrição profunda dos fios. A hidratação realizada com a planta contribui para a definição de cabelos cacheados, evita a queda, promove o brilho e hidratado. Ainda mais, estimula um crescimento capilar saudável.

No entanto, um ponto importante a ser citado, é que, caso tenha cabelo loiro e opte por fazer uma hidratação caseira, a mistura pode esverdear os fios, ou seja, é válido fazer um teste de mecha ou buscar algum produto adequado para essa cor.

Por mais que seja possível obter folhas da planta e realizar a extração do seu gel, é interessante saber que diversas linhas de produtos capilares possuem opções com propriedades da babosa. Basta procurar a que mais se adequa às suas necessidades e investir nos cuidados dos seus fios!

Para quem deseja fazer todo o processo em casa, uma folha de babosa já o suficiente para fazer a hidratação, é possível usar seu gel e misturar com água ou deixar o tratamento mais potente, utilizando uma máscara concentrada. Para retirar o gel, é necessário lavar bem as mãos, retirar os espinhos e posteriormente, cortar ao meio, é possível fazer a mistura com água no liquidificador. Depois, com uma colher, realize a extração e coloque em um pote.  O recomendado é deixar agir 15 minutos, caso aplique posteriormente a máscara concentrada ao longo do comprimento e nas pontas, é válido deixar mais 15 minutos e realizar o enxágue com água.

Métodos diferentes podem ser encontrados para a aplicação da babosa nos fios, variando o tempo de ação e ingredientes.  Outra maneira é misturar a máscara de tratamento com o gel, aplicando mecha por mecha para os nutrientes penetrarem na fibra capilar de forma eficaz. Ao misturar com 2 colheres de chá de óleo vegetal de rícino o gel da babosa espremido ou até mesmo batido, além de ajudar na queda capilar, também atua contra a caspa e coceira.

babosa para queda de cabelo

Principais motivos de queda do cabelo

Em diversos casos, a queda capilar não caracteriza uma doença, tratando-se na maioria dos casos de sinais da idade, predisposição genética ou como um dos sintomas que surgem quando enfermidades acometem o couro cabeludo, entre outras partes do corpo. Como cada queda podem ter origens distintas, as formas de tratamento também podem variar. Veja abaixo alguns dos fatores que podem estar relacionados à queda do cabelo:

Tabagismo: a lista de malefícios para fumantes é extensa e nesse contexto, a queda de cabelo também está envolvida. Acredita-se que substâncias presentes no cigarro são responsáveis por enfraquecer os fios;

Doenças autoimunes: enfermidades como psoríase e lúpus eritematoso sistêmico, estão relacionadas com a perda de cabelo. Nesses casos, as células de defesa se voltam contra o próprio organismo e os processos inflamatórios possuem potencial de acometer o couro cabeludo;

Anemia: A anemia é um problema que pode ser muito severo, uma das complicações relacionadas à doença que envolve o déficit de oxigênio, é o comprometimento da força dos fios, afinal, nesse quadro o couro cabeludo também acaba sofrendo alterações.

Como citado anteriormente, a lista é extensa, outros diversos problemas além dos já apresentados acima podem resultar na perda capilar, como síndrome metabólica, doença renal crônica, estresse, entre diversos outros fatores. Não se esqueça de obter orientação médica para contar com o tratamento que melhor corresponde ao seu quadro.

Conheça as outras vantagens da babosa

Há muito tempo o interesse pelo uso medicinal das plantas vem sendo explorado, por exemplo, da babosa, boldo e camomila, especialmente na forma de chás, compressas e até mesmo banhos. A babosa reúne vantagens não apenas para o cabelo, mas para outros atributos estéticos e também na saúde, sendo utilizada para complementar o tratamento de diversas condições, como hemorroida e gastrite.

Entre seus benefícios, além da nutrição e prevenção de queda capilar, a babosa é um poderoso cicatrizante, anti-inflamatório e antioxidante. Ainda mais, quem almeja cuidar da pele, também é possível adquirir ou preparar misturas para cuidar da hidratação facial e evitar o envelhecimento precoce.

Saiba mais sobre o cultivo caseiro da babosa

Existem diversas espécies de babosa, a que apresenta maior valor para a estética e saúde, é a Aloe Vera. Saiba que é possível cultivar esse tipo babosa em casa, porém, a princípio pode não parecer uma tarefa fácil, principalmente no que diz respeito ao solo e temperaturas. É fundamental que o solo seja permeável, fofo e bem drenado, pode ser localizado em um vaso, de preferência amplo ou no quintal.

Já em relação à temperatura, por mais que a planta possa resistir a grandes variações de temperatura, em ambientes quentes, as chances de desenvolvimento são melhores. Por essa razão que uma das principais recomendações é proporcionar muito sol para manter a planta saudável. Lembrando que sua necessidade de água é baixa, ou seja, dispense regar constantemente.

O excesso de água pode levar ao apodrecimento da planta. Neste cenário, duas indicações são regar a cada 15 dias, sem encharcar o vaso e pulverizar água pura sobre a planta uma vez por semana. Não deixe a planta em contato direto com a chuva e não se esqueça da importância da luz natural para seu desenvolvimento saudável.

De acordo com o que foi visto neste texto, para quem sofre com a perda capilar, é possível usufruir dos benefícios que a babosa oferece. Suas principais ações neste contexto, ocorrem devido as propriedades nutritivas e hidrantes, que contribuem com um crescimento mais rápido, saudável e proporciona mais brilho aos fios.

Deixe seu comentário