QC Saúde

Banana: conheça os benefícios da fruta mais consumida!

Famosa em muitas regiões, a banana é apontada como poderosa para o organismo. Embora o potássio seja o composto que recebe maior atenção, a fruta vai muito além dessa propriedade, possuindo também vitaminas A, C e algumas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, entre outras. No texto a seguir, será possível conferir os principais tipos e benefícios da banana, além de receitas para introduzir a fruta ao seu dia a dia de diversas maneiras!

Conheça as variedades da banana

A fruta pertence a família Musaceae e possui espécies espalhadas ao redor do mundo, sendo cultivada em muitos países, sendo a Índia, Equador e o Brasil, os principais produtores. Confira a seguir as variedades mais comuns entre os brasileiros:

Banana-prata: com polpa consistente e levemente adocicada, a banana-prata, é uma das mais duráveis. Além disso, apresenta 89 calorias a cada 100 gramas;

Banana-nanica: a mais popular entre os brasileiros, a banana-nanica também recebe o nome de banana-d’água. Entre as variedades presentes nesta lista, é a que possui um menor teor calórico, sendo 87 calorias a cada 100 gramas;

Banana-ouro: se por um lado a banana-ouro é considerada a menor entre as variedades nacionais, por outro, é a que apresenta um maior teor calórico, sendo 158 calorias em cada 100 gramas. Apresenta polpa aromática e adocicada;

Banana- maçã: seu aroma se assemelha ao da maçã. Além disso, possui uma polpa macia e branca, de fácil digestão. No entanto, pode causar intestino preso, por isso é importante aliar o consumo a uma boa ingestão de água. A cada 100 gramas, apresenta 100 calorias;

Banana-da-terra: aponta-se que essa seja a maior espécie no Brasil, chegando até a 26 centímetros, com 122 calorias a cada 100 gramas. Entre todas dessa lista, é a que mais apresenta vitaminas A e C.

Naturalmente, cada produtor e consumidor deve levar em consideração as principais características das bananas para o consumo ou cultivo. O produtor, antes de plantar, deve averiguar qual será a finalidade do produto, qual variedade é mais adequada para atendê-la e claro, as condições do local, como o solo e o clima.

Lembrando que, para um melhor desenvolvimento da bananeira, é indicado evitar geadas ou ventos fortes. Temperaturas entre 22 e 31 °C são mais favoráveis para a planta. Além disso, é muito produtiva e sua propagação é efetuada por meio de mudas limpas da parte escura do rizoma, que se refere ao caule subterrâneo da planta.

Benefícios da banana

Por causa de suas particularidades e custo, que geralmente é baixo quando comparado a outras frutas, a banana está entre uma das primeiras posições de frutas mais consumidas. Ela ainda é considerada um alimento funcional, ou seja, com compostos fitoquímicos capazes de contribuir de forma significativa para o organismo. Entre os compostos, estão o potássio, magnésio, zinco, vitamina A, C, B e albumina. Confira a seguir alguns dos benefícios que esse grupo de propriedades proporciona:

Poderosa para os atletas

Aponta-se que a banana, por ser rica em potássio, carboidratos, entre outras propriedades, ajude em uma melhor contração dos músculos, além de dar energia e contribuir com uma recuperação mais ágil dos músculos, devido à sua atividade anti-inflamatória. Ainda mais, os altos teores de potássio também auxiliam a se prevenir das cãibras.

Estimula a saciedade

Por mais que não ocupe uma das primeiras posições ao se tratar de frutas com teores calóricos menores, ainda assim a banana pode contribuir com quem deseja perder peso e manter a dieta saudável. Afinal, além do seu importante valor nutritivo, a fruta promove a sensação de saciedade.

Contribui com níveis mais baixos de pressão

Esse é outro benefício proporcionado pela riqueza em potássio presente na banana! Esse mineral estimula um maior relaxamento das artérias, por isso que promove uma pressão arterial mais baixa. As fibras solúveis também são responsáveis por essa vantagem. Nesse cenário, é interessante lembrar que disfunções, especialmente altos níveis da pressão arterial, são um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Receitas com banana

Já testou diferentes receitas com a banana? Saiba que a fruta pode ser incorporada em seu cardápio de diversas maneiras, seja em doces, vitaminas, entre outras receitas para inovar e testar! A seguir, confira algumas formas de consumir a fruta:

Bolo de banana

Ingredientes

Açúcar e canela para polvilhar
4 bananas cortadas em fatias
1 colher (sopa) de fermento em pó
8 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar

Como preparar?

Comece misturando bem a farinha, margarina, leite, fermento e o açúcar. Em uma forma untada e já polvilhada com a farinha de trigo, coloque a massa. Distribua as bananas cortadas na superfície. Para finalizar, deixe assar em forno médio. Não há um tipo específico de banana para essa receita, mas a nanica é uma boa opção.

Vitamina de banana

Ingredientes

1 banana em rodelas
100 ml de leite integral
2 colheres (sobremesa) de farinha láctea

Como preparar?

A maneira de preparo envolve apenas bater todos os ingredientes no liquidificador, por volta de 1 minuto e meio. Aguarde alguns minutos após bater e sirva.

Banana da terra caramelada

Ingredientes

2 cravos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de água
1 colher (sopa) de manteiga
3 bananas-da-terra maduras

Como preparar?

Comece misturando em uma frigideira a manteiga, água e o açúcar. Tire as cascas das três bananas e adicione-as na mistura. Deixe a panela tampada, cozinhando em fogo de médio a alto. Após o cozimento, tire a tampa e aumente o fogo. Deixe que elas fiquem sutilmente carameladas. Uma grande dica para evitar que as bananas grudem na frigideira, é agitá-la frequentemente nesses últimos passos.

Ao longo deste texto, foi possível conhecer as principais propriedades que fazem com que a banana seja tão vantajosa para o organismo. Cultivada em diversas regiões ao redor do mundo, pode ser introduzida de diversas maneiras em seu cardápio, seja com receitas mais saudáveis para usufruir de suas vantagens ou opções que permitem saboreá-la de maneiras diferentes. É importante considerar as principais particularidades de cada variedade, pois podem ser diferentes nas proporções de seus compostos, tamanho e calorias.

Deixe seu comentário