QC Saúde

Batata Baroa auxilia na recuperação dos músculos

Você sabia que existem diversos tipos de batata? Embora a inglesa seja uma das mais famosas, a batata-baroa, que também é chamada de mandioquinha, tem o seu lugar no cardápio de diversas pessoas. As regiões onde o cultivo e consumo são mais incidentes no Brasil, são a Sul e a Sudeste. Ao longo do texto, confira as principais características desse tipo de batata, seus benefícios e como incorporá-la em seu dia a dia.

O que é batata-baroa?

Em algumas regiões, esse tipo de batata é mais conhecido como mandioquinha salsa ou apenas mandioquinha. De qualquer maneira, esse tubérculo é nutritivo e pode estar presente em sua alimentação das mais variadas maneiras.

As principais diferenças em relação aos outros tipos de batata, além da coloração da massa mais amarelada, sabor mais forte levemente adocicado, o seu formato pode lembrar uma cenoura mais robusta.

Benefícios da batata-baroa

Ao consumir a batata-baroa, saiba que em sua refeição está um alimento nutritivo, que é capaz de levar mais diversidade para a sua alimentação. Afinal, além de ser uma ótima fonte de carboidratos, seu cozimento é prático e reúne componentes importantes, como vitaminas e sais minerais!

Reforça o sistema imunológico

Além da atividade oxidante que inibe a ação dos radicais livres e ajuda na prevenção de uma série de doenças, alguns dos componentes da batata baroa, especialmente as vitaminas, potencializam a ação do sistema imunológico, que responde ao ataque diário de agentes nocivos.

Contribui com o trânsito intestinal

Por ser uma fonte de fibras, esse tipo de batata, ao ser consumida juntamente com uma ingestão correta de líquidos, ajuda a regular o trânsito intestinal. Lembre-se sempre da importância da água no seu dia a dia, pois ao consumir determinadas fibras e esquecer-se de se hidratar, o efeito pode ser o contrário, surgindo, por exemplo, a desconfortável constipação intestinal.

Apresenta fácil digestão

A massa da batata baroa apresenta facilidade para a digestão, o que é benéfico não apenas para o trânsito intestinal, como também para quem busca uma alimentação mais leve ou está em processo de recuperação.

Benéfica para quem pratica exercícios físicos

Juntamente com as proteínas e outros componentes, que estão presentes não apenas na batata-baroa como também na batata-doce, os carboidratos contribuem com uma melhor recuperação dos músculos depois do treino, aprimorando assim, a manutenção e potencial da massa muscular.

Ajuda no controle dos níveis de açúcar

As fibras dietéticas presentes na batata baroa contribuem com um maior controle das taxas de açúcar no sangue, que podem ser perigosas quando estão em desequilíbrio, caracterizando problemas como diabetes.

Como consumir batata-baroa

A versatilidade desse tipo de batata, faz com que seja possível consumi-la assada, cozida ou grelhada. É possível prepará-la como acompanhamentos ou como um dos ingredientes do prato principal, por exemplo, em purês, sopas e cremes, tais como:

Caldo de batata baroa com calabresa

Ingredientes

1/2 caixa de creme de leite
1 kg de batata baroa
Em torno de 2 calabresas bem picadas
4 dentes de alho picado
1 cebola cortada
Queijo parmesão a gosto
2 caldos knorr de costela
Cheiro verde a gosto

Como preparar batata-baroa?

Comece cozinhando a batata baroa e cubra com em torno de dois dedos de água. Posteriormente, bata no liquidificador juntamente com a água e reserve. Use uma panela para fritar a calabresa, adicionando o alho, a cebola e o cheiro verde, refogue e em seguida acrescente o caldo knorr, o creme de leite e a mistura feita no liquidificador.

Caso sinta necessidade, acerte o sal. Mexa um pouco por aproximadamente 4 ou 5 minutos. Para dar um toque especial, é possível servir com torradas e/ou polvilhar com queijo parmesão!

Escondidinho de batata baroa

Ingredientes

Tomate
Salsinha
Cebola
Noz moscada
8 batatas baroa
300 g de carne seca

Como preparar?

Como tirando o sal da carne, posteriormente, desfie e use a cebola, salsinha e o tomate para refogar essa carne. Em seguida, cozinhe a batata e faça um purê utilizando a noz moscada, manteiga e bata bem, até que apresente uma consistência cremosa.

Finalmente, coloque em um recipiente a carne, por cima o purê e caso queira dar um toque especial, espalhe queijo ralado, basta colocar no forno para gratinar e servir!

Quais são os principais tipos de batata?

As batatas são tubérculos muito conhecidos, porém, as diferenças e benefícios de cada uma, podem são ser informações muito exploradas, até mesmo por quem consome regularmente. A seguir, confira os principais tipos de batata que podem fazer parte do seu cardápio além da baroa:

Batata inglesa: uma das grandes campeãs de consumo, a batata-inglesa é ingerida principalmente frita. Todavia, ao consumi-la dessa forma, seu valor calórico pode tornar-se muito alto. Ao introduzi-la em seu cardápio, lembre-se que excessos podem ser maléficos para o organismo e que também há possibilidade de prepará-la cozinha ou assada;

Batata Yacon: por mais que seja mais famosa em outros países, como no Japão, a yacon também tem adeptos aqui no Brasil, especialmente por seu baixo teor calórico e por contribuir com as dietas, já que promove a saciedade e assim ameniza a compulsão;

Batata-doce: muito consumida por pessoas que praticam atividade física, a batata-doce favorece a recuperação muscular e é uma ótima fonte de energia. Ainda mais, potencializa o sistema imunológico, ou seja, a proteção do organismo contra fatores nocivos tais como vírus e bactérias Por essa razão, é importante lembrar-se desse alimento e valorizá-lo no cardápio diário.

Conforme citado, a batata baroa, naturalmente apresenta algumas diferenças em relação às outras batatas, podendo ser utilizada principalmente assada e cozida, no preparo de caldos, sopas, pães, entre outras receitas. Os benefícios são relacionados especialmente com a presença de vitaminas, sais minerais, fibras alimentares entre outros componentes do alimento.

Dessa maneira, tem uma atuação positiva para o organismo como todo, até mesmo para a disposição. No entanto, assim como outros alimentos, é interessante citar da necessidade de consumir de forma consciente, pois a quantidade de carboidratos pode fazer com que os benefícios, se transformem em malefícios.

Deixe seu comentário