QC Saúde
Benefícios do Ovo

Benefícios do Ovo: conheças os principais

Presente no dia a dia de diversas pessoas, o ovo pode ser um grande aliado para a saúde. Trata-se de um alimento muito versátil e que dessa maneira, abrange diversos gostos, podendo de esta forma estar em refeições distintas ao longo do dia, conforme preferência de cada um. Você já conhece as vantagens desse alimento? Ao longo desse texto serão apresentados os principais benefícios, modos de preparo e muito mais!

Benefícios do ovo

Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais completos ao falar de nutrição? Só para compreender melhor os tamanhos de suas vantagens, em questão de propriedades nutritivas, o alimento fica atrás apenas do leite materno! Ainda mais, é um alimento acessível, tanto em preço, como para encontrar em mercados, que proporciona benefícios muitas vezes desconhecidos para as pessoas, tais como:

A clara é uma ótima fonte de proteína

Sabe-se que algumas pessoas consomem apenas uma parte do ovo ou usam para preparar pratos de forma separada. No caso da clara, trata-se de uma fonte de proteína pura, com poucas calorias e rica em vitamina B.

Contribui com a disposição

Sentir-se desanimado é algo normal, mas certas vezes, a disposição pode ser promovida por meio de um alimento como o ovo e é bem-vinda! A colina presente neste alimento é a grande responsável por esse benefício, afinal, é uma vitamina que estimula a animação e o foco.

Tem ação antioxidante

A ação antioxidante desempenhada pelas propriedades do ovo, como ácido fólico, vitamina E, carotenoides, entre outros, contribuem com uma maior proteção das células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres. É um fator que também favorece a pele, já que ao citar os radicais livres, estão relacionados ao envelhecimento cutâneo precoce.

Promove a saciedade

A saciedade é um fator importante principalmente para quem busca a perda de peso ou reeducação alimentar, pois contribui consequentemente, com um maior controle do consumo excessivo de alimentos, já que o apetite é reduzido por essa sensação.

Benéfico para as unhas, cabelo e pele

As proteínas presentes nos ovos são altamente benéficas para o fortalecimento do cabelo, unhas e produção de colágeno. Dessa forma, ajuda a combater a flacidez, deixando também as unhas quebradiças de lado e o cabelo mais saudável.

Sua gema é altamente nutritiva

Vitaminas, minerais, ômega 3 e muito mais? É o que você encontra na gema do ovo! Acredita-se que uma gema proporciona em torno de 25% da dose diária indicada de vitaminas A, D, E e K.

Ajuda a saúde muscular

A leucina, presente na clara do ovo, contribui com a manutenção e crescimento dos músculos. Por isso que diversos suplementos nutricionais, contém esse tipo de aminoácido. No entanto, não deixe a clara de fora, afinal, ela também é muito nutritiva e benéfica para a saúde!

Benefícios do Ovo

Formas de consumo de ovo

A utilização do ovo é muito forte no dia a dia das pessoas, afinal, como dito anteriormente, trata-se de um alimento prático, que pode ser preparado de formas variadas e fazer parte de muitas refeições. As formas principais são a de ovo frito, cozido e mexido.

No entanto, existem diversas outras formas, afinal os ovos são utilizados no preparo de bolos, doces, salgados, omeletes, massas, entre outros pratos variados. Ainda mais, você sabia que também existem receitas caseiras de máscaras de hidratação capilar com ovo? Esse fator só reforça o quão versátil esse alimento é!

Existem malefícios?

Um dos grandes malefícios relacionados ao ovo, tem ligação com o colesterol. No entanto, hoje em dia isso já foi desmitificado, uma vez que estudos já apontaram que o organismo absorver apenas 1/3 do colesterol do ovo. É importante observar ainda que, 80% do colesterol do alimento é considerado o “colesterol bom”. Hoje se sabe que o que influencia de fato as taxas de colesterol ruim no sangue, são as gorduras saturadas, presentes em diversos tipos de alimentos, como em carnes.

A forma de preparo do ovo também tem impacto em seus benefícios e malefícios. Quando preparado com o uso do óleo, o teor de gordura pode aumentar, além de ocorrer à oxidação das gorduras naturais, em longo prazo, esse pode ser um problema. Por essa razão, é importante variar nas formas de consumo. Outro fator importante, é prepará-lo adequadamente, afinal, os ovos crus aumentam o risco de contaminação de bactérias.

Dicas para consumir ovo

Adquirir os ovos no mercado e armazenar, pode soar simples, realmente é, porém, existem alguns fatores aos quais você precisa ficar atento para evitar ter surpresas ao chegar em casa ou dias depois por passar mal pela ingestão. Confira a seguir as principais dicas:

Evite comprar ovos que estejam com a casca comprometida, por exemplo, suja ou quebrada, pois podem levar malefícios para a saúde;

Confira sempre a data de validade. Por mais que essa seja uma ação muitas vezes negligenciada, pode ser decisiva para se prevenir de complicações;

Armazene sempre em um local limpo, fresco e arejado. O mais recomendado é na geladeira, com cuidado para não quebrar ao guardar;

Enquanto um ovo cozinha, pode ocorrer da casca quebrar. Para evitar isso, é possível colocar uma colher de sopa de vinagre na água;

Não lave os ovos antes de guardá-los na geladeira, afinal, a umidade da casca favorece a presença de micro-organismos;

Como citado no texto, evite consumir cru, pois ao ingerir dessa maneira, o risco de contaminação de bactérias é maior.

De acordo com o que foi citado no texto, os ovos estão fortemente presentes na rotina das pessoas. Nem sempre de formas visíveis, já que também são utilizados para a elaboração dos mais diversos tipos de pratos, por ser um alimento extremamente versátil. Você já conhecia todas essas vantagens?

Certas vezes, os benefícios de alimentos tão acessíveis e presentes, são esquecidos ou desconhecidos. É importante estar atento aos hábitos alimentares, buscando cuidar da sua saúde. Para a compra, armazenamento e preparo do ovo, é preciso ter cautela, isso evita que você passe mal ou tenha alguma complicação por um alimento que está em más condições.

Deixe seu comentário