QC Saúde
Bicarbonato no rosto

Bicarbonato no rosto: benefícios e usos

Seja na culinária ou na natureza, há elementos que são usados em diferentes ocasiões, até mesmo para tratar problemas de saúde. O pepino, por exemplo, é usado para acabar com as olheiras e promover uma pele mais saudável. Em contraponto, a maçã é utilizada para aliviar dores na garganta, assim como potencializar o poder vocal.

Neste sentido, o bicarbonato de sódio é muito famoso por suas utilidades domésticas, que vão desde a culinária até nos procedimentos de limpeza. Além de tudo isso, para se ter ideia, o bicarbonato pode ser usado com veemência no rosto humano.

Ele tem o poder de deixar a pele ainda mais bonita, de acordo com relatos de pessoas que fazem tratamento de pele com o produto. Sendo assim, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o bicarbonato no rosto, bem como suas vantagens.

Acompanhe o restante do conteúdo a partir dos demais tópicos do artigo.

Bicarbonato no rosto é recomendado?

De acordo com esteticistas, o item garante muitos benefícios à pele, especialmente quando aplicado no rosto. Assim como foi mencionado anteriormente, o bicarbonato de sódio entra como um dos itens que promovem versatilidade em diversas áreas, como a ciência, cozinha e limpeza.

Mas, no que diz respeito à qualidade da pele, podemos ressaltar que a substância promove as seguintes vantagens:

Ação esfoliante

Profissionais da área da estética ressaltam que, por apresentar uma estrutura composta de grânulos finos, o bicarbonato é tido como um esfoliante físico que retira as células mortas da pele, bem como outras impurezas do rosto, promovendo uma superfície mais lisa e limpa. Muito interessante, não é?

Clareia manchas

Ainda de acordo com os esteticistas, o uso de bicarbonato é capaz de remover as células mortas, garantindo uma pele mais luminosa e clara, o que garante a remoção de manchas intensas. Ou seja, ao fazer o tratamento com o bicarbonato, é possível apresentar claridade na pele, o que realmente faz toda a diferença.

Reduz oleosidade da pele

Por conta de sua natureza alcalina, o bicarbonato de sódio auxilia intensamente a diminuir o índice de oleosidade da pele, visto que muda o pH original, acabando com os poros dilatados. Esse feito pode combater a acne, aquela famosas espinhas que nós tanto odiamos.

Elimina bactérias

O bicarbonato é tão potente que ele é capaz de acabar com as impurezas da pele facilmente. Isso porque ele é um grande combatente de micróbios e bactérias que surgem na pele eventualmente. Deste modo, a partir do tratamento ideal, o bicarbonato pode destruir tudo o que estiver atrapalhando a saúde da sua pele.

Receitas caseiras com bicarbonato que melhoram a pele

Ah! Você chegou aonde queria! Isso mesmo, separamos algumas das principais receitas com bicarbonato de sódio para que você mantenha uma pele maravilhosa, sequinha, brilhante e completamente saudável.

Acompanhe logo abaixo.

Bicarbonato no rosto para acne

  • Junte uma colher de chá de mel com 1 colher de café de bicarbonato de sódio e mexa;
  • Realize a aplicação no rosto;
  • Deixe fazer efeito por 20 minutos;
  • Lave bem o rosto até remover toda a mistura;
  • Passe um hidratante que você deseja.

A receita conta com o mel que também possui poder esfoliante para a pele, e o bicarbonato que ajuda a manter o brilho da pele. Essa mistura também ajuda a secas as espinhas, visto que deixa o rosto ainda mais macio e hidratado. É uma ótima oportunidade para aplicá-la de duas a três vezes na semana.

Bicarbonato no rosto para clarear a pele

  • Lave completamente o rosto antes de aplicar;
  • Misture 3 colheres de chá de bicarbonato com 1 colher de chá de água;
  • Aplique a pasta no rosto;
  • Massageie bem e deixe agir suavemente por 5 minutos;
  • Lave e retire a máscara com água corrente;
  • Finalize com um hidratante e um tônico para a pele do rosto.

Essa receita é indicada para quem deseja apresentar uma pele mais durinha e elástica. Ela consiste basicamente no bicarbonato, tendo em vista que a água ajuda a espalhar a mistura com mais assertividade.

Além do mais, a máscara nutre, protege e age na pele como esfoliante. Uma ótima oportunidade para aplicar três vezes durante a semana.

Bicarbonato com leite de rosas

  • Misture 3 colheres de leite de rosas com 1 colher de bicarbonato de sódio e faça uma pasta;
  • Aplique no rosto e deixe agir por mais ou menos 5 minutos;
  • Lave bem o rosto e retire toda a máscara.

Essa receita com leite de rosas vai ajudar a diminuir as manchas da pele, pois quando atrelado ao bicarbonato, o leite de rosas atua diretamente nos poros da pele, esfoliando, removendo manchas e a deixando mais saudável.

Babosa e bicarbonato

  • Retire a polpa de meia folha de babosa;
  • Misture 1 colher de bicarbonato de sódio;
  • Espalhe a mistura em toda a pele do rosto;
  • Deixe agir por 15 minutos;
  • Lave bem o rosto;
  • Aplique um hidratante para o rosto para garantir mais proteção.

Essa máscara tem a eficácia de clarear a pele, removendo toda a oleosidade e garantindo ação rejuvenescedora.

Alertas e contraindicações

Antes de começar a usar o bicarbonato de sódio, é importante ficar de olho em alguns alertas e contraindicações, visto que o produto pode fazer mal a alguns grupos de pessoas. A primeira ressalva é ficar de olho ao estado da pele que será tratada.

A aplicação precisas ser muito delicada e com movimentos quase que leves e suaves, pois garantirão resultados satisfatórios em longo prazo. Movimentos intensos podem prejudicar ainda mais a pele, causando irritações e até mesmo processos inflamatórios.

Entre os alertas e contraindicações, é importante lembrar:

  • Em caso de irritações (ardência, queimação, coceira), lavar imediatamente a face e suspender o uso;
  • Não pode ser usado após o uso de lâmina ou cera de depilação, pois pode causar sensação de ardor ou queimação;
  • Pode mudar o pH da pele, prejudicando a barreira de proteção do rosto;
  • Não indicado para peles secas e sensíveis;
  • Não fazer uso sobre cicatrizes abertas, feridas, queimaduras e peles rachadas.

E aí, o que achou do bicarbonato para a pele? Já usou alguma vez? Comente com a gente.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário