QC Saúde
chá de camomila

Chá de camomila: É calmante? Ajuda a emagrecer? Saiba como usar e preparar o chá de camomila

A camomila é uma planta comumente utilizada nas casas brasileiras, já que conta com propriedades excelentes e benéficas à saúde, podendo ser encontradas por meio do chá que acalma e alivia a tensão. Entretanto, engana-se quem acredita que ela serve somente para este intuito.

Neste artigo, mostraremos todas as vantagens, propriedades nutricionais e benefícios do chá de camomila, bem como as contraindicações e outras informações pertinentes sobre a bebida.

Continue com a leitura logo abaixo.

O que é camomila?

A palavra camomila é comumente utilizada para se referir às duas espécies principais da categoria Asteraceae: camomila-romana e camomila-vulgar. Ambas são usadas há milhares de anos por conta de suas propriedades calmantes.

Para que serve?

A camomila conta com efeito calmante, mas ainda apresenta uma série de outras vantagens. Para ter ideia, ela age no auxílio da saúde da pele, no combate aos microrganismos prejudiciais e no combate às inflamações, bem como na prevenção de espasmos e redução dos distúrbios do sono, entre outros.

A camomila, ainda assim, pode servir para aliviar os sintomas de transtornos de ansiedade, bem como no tratamento de moléculas prejudicais ao organismo, pois apresenta uma série de antioxidantes.

Na maior parte dos casos, a camomila é ingerida por meio do chá, mas ela também pode ser utilizada em compressas e banhos.

chá de camomila

Propriedades da camomila

Muitas pessoas acreditam que a camomila atua como calmante porque possui propriedades sedativas. No entanto, isso acontece por conta de suas propriedades antiespasmódicas, que garantem o relaxamento muscular e uma sensação de tranquilidade.

Por sua vez, a camomila possui mucilagem, algo semelhante a uma secreção rica em polissacarídeos, a qual é responsável pelas ações anti-inflamatórias, que agem especialmente na saúde do sistema digestivo.

Fortalece o sistema imunológico

A camomila pode atuar no combate às bactérias perigosas e nocivas e, dessa maneira, reforça o funcionamento do sistema imunológico.

Reduz as cólicas menstruais

A maioria das mulheres sofre durante a menstruação. Dores, cólicas e sensações ruins regam esse momento tão ruim. Em contrapartida, o chá de camomila alivia as cólicas menstruais, pois conta com uma substância capaz de relaxar os músculos uterinos.

Evita o aparecimento da caspa

O chá à base de camomila pode atuar na prevenção da caspa, pois a planta é adstringente, sendo assim, é capaz de higienizar o couro cabeludo.

Previne o envelhecimento precoce

Graças à ação antioxidante, a camomila pode deter os radicais livres que implicam no envelhecimento precoce e prejudicam tanto em relação à qualidade como a saúde do cabelo e da nossa pele.

Melhora dores de cabeça

Para quem sofre com a famosa enxaqueca, a camomila é o remédio ideal. Isso porque o chá de camomila possui efeito terapêutico, podendo aliviar as dores de cabeça e s crises de enxaqueca.

Previne problemas no estômago

Ao tomar o chá por pelo menos duas vezes ao dia, ele pode contribuir para a saúde do estômago, prevenindo eventuais problemas digestivos e ajudando a reduzir os riscos de cólicas estomacais.

Diminui o risco de infecções

Graças aos antibacterianos do chá, a camomila pode evitar diversas infecções causadas por bactérias, bem como também evita que a pessoa pegue resfriados e gripes, pois atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico.

Regula a diabetes

A camomila pode manter os níveis de glicose na corrente sanguínea estáveis, já que colabora para o controle das diabetes tipo 2.

Colabora para o tratamento de hemorroidas

Por conta do efeito calmante, especialmente nos nervos do corpo, a camomila evita crises de hemorroida e ajuda no procedimento de alívio do desconforto causado pelo problema.

A camomila emagrece?

Alguns estudos mostram que a camomila influencia positivamente na perda de peso. O consumo do chá da erva pode inibir o apetite, já que causa uma ótima sensação de saciedade, evitando o consumo exagerado de alimentos industrializados.

Ainda assim, a camomila conta com propriedades catárticas, desse jeito, ela pode eliminar toxinas do organismo, o que estimula o melhor funcionamento digestivo.

Como preparar o chá de camomila?

O chá de camomila pode ser ingerido a qualquer hora do dia, porém o indicado é tomá-lo antes de dormir, pois auxilia para uma boa noite de sono, já que relaxa os músculos e a mente.

Deste modo, o ideal é prestar atenção na quantidade de camomila usada para preparar o chá, uma vez que uma concentração muito forte da bebida pode ocasionar efeitos colaterais. Recomenda-se, por sua vez, usar apenas uma colher de chá da erva seca.

O recomendado também é não adoçar o chá com açúcar, pois o ideal é acrescentar mel ou limão.

Para quem deseja perder peso, é imprescindível ingerir o chá de camomila antes das refeições principais, tais como almoço e jantar, para que a sensação de saciedade surta efeito, assim como a melhora da digestão.

Sendo assim, dê uma olhada em como fazer o chá de camomila:

  1. Adicione uma colher de chá de camomila seca dentro de um recipiente;
  2. Coloque ½ litro de água para ferver;
  3. Depois que a água ferver, jogue-a no recipiente com camomila;
  4. Cubra o recipiente e o deixe abafado por cerca de 10 minutos;
  5. Em seguida, coe o líquido para retirar as ervas;
  6. Sirva-se à vontade: puro, com mel ou limão.

Quais são os efeitos colaterais?

O consumo indiscriminado de chá de camomila pode resultar em alguns efeitos colaterais desagradáveis, como:

  • Dores no estômago;
  • Redução do apetite sexual;
  • Reações alérgicas;
  • Tontura;
  • Vômito e náuseas.

Cabe ressaltar que boa parte desses efeitos colaterais é causada por conta do consumo excessivo do chá de camomila. Dessa maneira, para quem deseja beber mais de uma vez ao dia, recomenda-se não exagerar nas doses.

Os efeitos relacionados às alergias condizem a quem tem alergia a qualquer planta da família das margaridas ou quem possui sensibilidade ao pólen, por exemplo.

Contraindicação chá de camomila

Portanto, se você pertence a alguma das categorias citadas acima, o recomendado é procurar um médico antes de começar a fazer uso do chá de camomila. De todo modo, vale lembrar que a bebida deve ser levada como um complemento do dia a dia alimentar, nunca como substituta de alguma refeição.

Sendo assim, o chá tende apenas a agregar benefícios a sua saúde. Você já experimentou o chá de camomila? Conte sua experiência para a gente!

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário