QC Saúde
Chá de Hibisco

Chá de Hibisco: Funciona como emagrecedor? Melhor a digestão? Conheça os benefícios!

O chá de hibisco é oriundo de uma planta chamada Hibiscus Sabdariffa, e é feito a partir da infusão feita com a parte do cálice botão da flor de hibisco.

A bebida se tornou a mais nova aliada de quem anseia por emagrecimento, pois conta com propriedades nutricionais capazes de aumentar os resultados de um bom plano alimentar atrelado a uma rotina de exercícios físicos, além de diminuir o acúmulo de gordura abdominal, já que possui ação diurética.

Ainda por cima, o chá de hibisco também apresenta um sabor mais agradável que os demais chás, tais como chá verde e chá preto. Isso porque o hibisco tem um toque de framboesa, muito saboroso.

Partindo deste ponto de vista, a flor de hibisco não é comumente vista em vasos de jardins. Isso deve ser verificado na hora da compra do chá, por meio do nome científico da mesma.

Sendo assim, preparamos este conteúdo completamente exclusivo com tudo o que você não sabia sobre o chá de hibisco. Continue acompanhando a leitura e não perca nenhum detalhe do nosso texto.

Benefícios do chá de Hibisco

A flor do hibisco possui inúmeros benefícios acerca dos aspectos da saúde, bem como:

  • Controle de níveis do colesterol;
  • Regulagem de pressão arterial;
  • Facilita a digestão;
  • Impede a absorção de gordura e colesterol;
  • Anula a ação do hormônio antidiurético nos rins.

Chá de hibisco emagrecedor

A maioria das pessoas que buscam pelo hibisco é porque já ouviram falar sobre o poder emagrecedor que a flor promove. Ele ajuda a acelerar o metabolismo e, dessa maneira, diminui o acúmulo de gordura localizada.

A flor possui grande quantia de flavonoides e ácidos altamente orgânicos, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. Deste modo, o chá de hibisco atua estimulando a queima de células gordurosas, prevenindo, assim, a retenção hídrica.

Chá de Hibisco

Essas tais substâncias auxiliam o corpo a se desfazer dos componentes tóxicos, vilãs do emagrecimento saudável.

A flor possui dois flavonoides  importantes para quem busca emagrecer: a quercetina, que assegura o poder diurético, e a antocianina, responsável pela queima do estoque gorduroso.

As duas substâncias também atuam a fim de aumentar o HDL, conhecido como colesterol do bom, assim como diminui o colesterol do mal, o LDL.

Redução de colesterol

Assim como foi dito acima, o hibisco possui quantidades relevantes de antioxidantes que ajudam a diminuir o colesterol. Ou seja, eles auxiliam e protegem a saúde de doenças relacionadas ao coração, assim como também mantém os vasos sanguíneos limpos e ótimos para fluir.

Chá de hibisco X doenças do fígado

Por conta da quantidade de antioxidantes, o chá da flor de hibisco pode ser usado para proporcionar efeito protetor ao fígado. Isso porque a substância ajuda a neutralizar os famigerados radicais livres, que estão presentes nas células e tecidos do organismo humano.

Assim sendo, além de proteger o fígado, o chá de hibisco torna-se um ótimo aliado no tratamento de doenças acometidas ao fígado.

Antibacteriano e anti-inflamatório

O chá é rico em ácido ascórbico, componente popularmente conhecido como Vitamina C. Ou seja, o hibisco é um estimulante muito forte para o sistema imunológico.

Neste sentido, a ingestão regular de chá de hibisco proporciona um grande fortalecimento da saúde, impedindo que o indivíduo contraia gripes e resfriados.

Equilíbrio hormonal

O chá de hibisco também pode ser usado para aliviar sintomas e dores menstruais. Deste modo, por ajudar na restauração do equilíbrio hormonal, o chá de hibisco promove inúmeros benefícios na redução dos sintomas da menstruação. Fazendo com que a mulher fique mais tranquila e menos irritada durante este período tão delicado.

Chá de hibisco é antidepressivo

O hibisco possui diversos minerais e vitaminas, assim como foi falado sobre os flavonoides. Dessa maneira, o chá oriundo da planta é conhecido como um ótimo antidepressivo natural.

Partindo desse ponto de vista, o consumo regular vai ajudar na redução dos sintomas depressivos, assim como ansiedade, auxiliando no relaxamento da mente e corpo.

Controle da pressão arterial

De acordo com um estudo divulgado pela American Heart Association, o chá é um poderoso percussor para a diminuição da pressão arterial em adultos hipertensos.

Ou seja, o consumo regular do chá de hibisco é capaz de ajudar aqueles que sofrem com o mal da pressão alta, caracterizados pelo quadro de hipertensão.

Chá de hibisco é bom para a digestão

Por atuar no funcionamento do intestino, o chá de hibisco também é ótimo no auxílio da melhor digestão, simplificando os processos digestivos, o que inviabiliza o sobrecarregamento do estômago.

Sendo assim, o hibisco é visto como um excelente chá para ser tomado depois das refeições, além de ajudar na perda de peso.

Como fazer chá de hibisco

Agora que você conhece boa parte dos benefícios do chá de hibisco – comprovados por meio de estudos. Que tal aprender como preparar esta deliciosa bebida benéfica à saúde? Confira logo abaixo.

Chá de hibisco com canela e gengibre

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de hibisco
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 colher (chá) de lascas de gengibre

Modo de preparo:

  1. Ferver a água e, em uma xícara, colocar o hibisco, a canela e o gengibre ralado;
  2. Deixar reservado por 5 minutos e coar;
  3. Servir da maneira que preferir.

Chá de hibisco com gengibre e limão-siciliano

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de chá mate
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 colher (sopa) de hibisco
  • 1/2 limão siciliano

Modo de preparo:

  1. Ferva o gengibre ralado por no máximo 8 minutos em 250ml de água;
  2. Depois disso, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá matte;
  3. Deixe reservado durante 5 minutos;
  4. No momento de consumir, esprema meio limão no chá;
  5. Se necessário, adoce com mel ou adoçante de sua preferência.

Estas duas receitas vão alegrar os seus dias, os tornando muito mais deliciosos e saudáveis.

Contraindicação chá de hibisco

Recomenda-se não exagerar no consumo do chá, pois o mesmo pode implicar em intoxicação alimentar. Assim, o ideal é consultar o médico de referência ou nutricionista antes de começar a beber o chá de hibisco.

O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que querem engravidar, já que a substância pode afetar a fertilidade, bem como os hormônios, principalmente o estrogênio, hormônio exclusivamente feminino.

Neste artigo, você acompanhou tudo sobre o chá de hibisco. Você já experimentou alguma vez? Comente a sua experiência conosco.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário