QC Saúde

Chá de moringa: conheça os seus benefícios para a saúde e como tomar

A moringa é uma planta com flor que possui gênero único dividido em 13 espécies. É comum ser encontrada em regiões de clima tropical ou subtropical, principalmente na África e na Ásia. Suas folhas são bastante cultivadas e podem produzir um poderoso chá.

Entre os principais benefícios estão a melhora no desempenho sexual, redução de problemas cardíacos e capacidade antioxidante, ajudando nos tratos com a pele e o aparecimento de rugas.

Pode ser utilizada como um suplemento dietético, sendo atualmente estudada por diversos pesquisadores. A planta pode medir entre 7 e 12 metros de altura. Além de ser útil para a vida humana, a moringa tem a capacidade de purificar a água dos locais secos.

Como consumir moringa?

A melhor forma de consumir a planta e aproveitar os seus benefícios é por meio da produção de chá. Ele é feito com as folhas da moringa e proporciona vantagens para a saúde, podendo ser bebido todos os dias por pessoas de idades variadas.

Não é só através de chá que a moringa pode ser consumida. As folhas da planta podem acompanhar saladas ou pratos quentes. Seu gosto é picante, semelhante ao agrião. Se optar por essa opção, as vagens devem ser removidas após o cozimento.

As partes mais nutritivas da planta são a raiz e a casca, que podem ser usadas de várias maneiras. Na Índia, a casca é triturada e serve para curar dores nas articulações. Já as flores também podem ser consumidas da mesma forma do que as folhas, em saladas.

Propriedades do chá de moringa

O chá de moringa é rico em vitaminas dos complexos A, B e C, e também minerais, incluindo ferro, cálcio, sódio, fósforo, magnésio potássio. Essa planta é capaz de oferecer sete vezes mais cálcio do que o leite, também vencendo a banana e a cenoura em vitaminas que são famosas.

São tantos benefícios que é difícil elencar todos eles. São mais de 90 nutrientes já conhecidos pela ciência. Com o chá de moringa, a alimentação ficará equilibrada e a saúde ganhará em diversos aspectos. Tem ainda capacidade anti-inflamatória e auxilia na digestão.

Benefícios da moringa para a saúde

 

De acordo com estudos, o chá de moringa ajuda a melhorar a pressão arterial e reduz a glicose no sangue. Diminui o colesterol, melhora as dores nas articulações, reduz a asma, além de fortalecer o sistema imunológico, os músculos e os ossos. Também é capaz de estimular o crescimento de cabelo.

São diversos benefícios, que incluem também mais energia, evolução na memória e também na aprendizagem. Para a pele, ajuda ficar mais homogênea e bonita. É um bom auxiliar no combate à úlceras e contra o aparecimento de tumores. As noites de sono ficarão mais tranquilas e o organismo limpo. Tudo isso proporcionado pelo chá de moringa.

Rica em antioxidantes

A moringa possui ação antioxidante, o que auxilia no combate aos radicais livres que podem levar ao surgimento de doenças. Isso também evita o precoce envelhecimento da pele, problemas no coração e diabetes do tipo 2. Uma de suas substâncias também é capaz de diminuir a pressão arterial.

Reduz o colesterol

O chá de moringa tem a capacidade reduzir os níveis de colesterol, o que já foi comprovado através de alguns estudos. Com o colesterol controlado, a chance de surgir algum outro problema no coração é menor, o que possibilita controlar melhor toda a saúde.

Melhora o desempenho sexual

As substâncias que compõem o chá de moringa podem aumentar o desempenho sexual de homens e mulheres. A moringa ajuda na produção de testosterona, um hormônio encontrado nos testículos, contribuindo mais para os homens. É recomendado um consumo diário, incluindo de quatro à seis doses com 200 ml cada, por dia, com intervalo entre as principais refeições.

Como fazer chá de moringa gelado?

Para produzir essa receita, tenha em mãos uma colher e meia com chá das folhas secas de moringa, mel a gosto, 500 ml de água fervente, gengibre fresco e suco de laranja a gosto. Com tudo disponível, é o momento de começar a produzir a receita que poderá ser consumida após quatro horas.

Coloque as folhas de moringa no recipiente com água fervente. Depois, adicione mel, gengibre fresco e suco de laranja. Agite durante dois minutos e, na sequência, ponha gelo e deixe por ao menos quatro horas na geladeira. O chá de moringa pode receber o complemento de água de coco ou caldo de cana em vez de laranja.

Chá de moringa emagrece?

As folhas utilizadas para a preparação do chá contam com um poderoso antioxidante chamado ácido clorogênico. Essa substância atua diminuindo os níveis de açúcar no sangue, fundamental para auxiliar na queima de gordura. Algumas pesquisas com ratos já comprovaram que este ácido leva à perda de peso.

Além disso, a moringa é uma planta com pouquíssima caloria. Para se ter ideia, uma xícara de folhas frescas possui somente 13 calorias. Mesmo adicionando mel, o chá de moringa continua leve para o organismo. Alimentos ricos em nutrientes auxiliam em dietas para perder peso, porque não geram acumulo excessivo de calorias no corpo.

Quem pode consumir?

Como a moringa é uma planta e não possui fórmula química, a chance de acontecer um efeito colateral devido a sua utilização será pequena. A planta pode ocasionar em aborto. Então, não é indicada para mulheres grávidas, assim como deve ser deixada de lado no período da amamentação.

Pessoas que sofrem com problemas relacionados à pressão arterial, coração, fígado ou rins deve procurar um médico antes de iniciar a utilização da moringa. A planta pode interferir na utilização de alguns medicamentos, então também é importante ficar atento. Em alguns casos o chá poderá complementar um tratamento com remédios.

Onde comprar?

Mudas de moringa podem ser encontradas em lojas de produtos de jardinagem ou em floriculturas. Outra opção é buscar a compra da planta na internet, ou então produtos feitos com suas folhas, incluindo o chá.

Agora que você já sabe tudo sobre moringa, compartilhe os benefícios com os seus amigos. Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Deixe seu comentário