QC Saúde

Chá de folha de goiabeira: benefícios e como fazer

A versatilidade da goiabeira não se limita apenas à fruta, pois as folhas da planta também podem ser utilizadas, por exemplo, no preparo de chás. Tanto a fruta, quanto as folhas, apresentam diversos benefícios para a saúde, sendo claramente distintos devido a cada composição. Enquanto a goiaba é rica em sais minerais, vitaminas, entre outros fatores, nas folhas é possível encontrar propriedades como taninos e flavonoides. Você já provou o chá de folha de goiabeira? A seguir, confira como prepará-lo, seus benefícios e mais aspectos sobre a goiaba.

Como preparar o chá de folha de goiabeira?

O chá preparado apenas com a folha de goiabeira, necessita de 5 folhas saudáveis da planta, sem manchas, para cada litro de água. Basta ferver a água e adicionar as folhas, deixando em infusão em torno de 15 a 20 minutos. Em seguida, basta consumir. Existe também a possibilidade de preparar o chá juntamente com folhas de pitanga, usando, neste caso, 10 folhas para cada litro de água.

Veja também – Como plantar e cultivar Goiaba?

Chá de folha de goiabeira benefícios

Conforme citado anteriormente, tanto o chá das folhas de goiabeira, quanto a própria fruta, quando consumidos adequadamente, oferece vantagens para o organismo. No caso do chá, ele apresenta benefícios poderosos, tais como:

Ação cicatrizante: os taninos, presentes nas folhas de goiabeira atuam como poderosos cicatrizantes. Só que os benefícios dessas propriedades vão além, pois desempenham também uma função microbiana de grande potencial;

Propriedades anti-inflamatórios: os flavonoides também fazem parte da composição das folhas de goiabeira, nesse caso, servem como anti-inflamatórios naturais. Dessa maneira, contribuem com a amenização de inflamações que podem acometer o organismo e causar sérias complicações;

Favorável para a pele: o chá de folha de goiabeira também é apontado como positivo para a pele, principalmente pela ação dos flavonoides, que ameniza os danos causados pela exposição ao sol, incluindo o aspecto avermelhado que é comum nestes casos. Além disso, essas propriedades melhoram o fluxo sanguíneo e facilita o processo de transporte de nutrientes, por isso, acabam amenizando também a rugosidade.

É interessante citar que as folhas de goiabeira, também possuem ação antifúngica e antimicrobiana, por essa razão, é apontada com potencial para amenizar processos infecciosos que acometem a boca da vagina, como a candidíase.

Além disso, para usufruir de seus efeitos cicatrizantes, é possível usar a bebida para realizar banhos, diretamente na área acometida ou com o uso de uma gaze. Não se esqueça que apesar de ter ações cicatrizantes e anti-inflamatórios, o chá não substitui tratamentos prescritos por médicos, serve apenas como um complemento.

Benefícios da folha de goiabeira

A goiaba é uma fruta que apresenta um valor nutricional muito positivo para a saúde, seja a de polpa branca ou vermelha. De maneira generalizada, são ricas em fibras, sais minerais e vitaminas, o que muda é justamente a proporção dessas propriedades em cada cultivar. Em seguida, confira os principais benefícios oferecidos:

Fortalecimento do sistema imune: com a riqueza em vitamina C, a goiaba contribui com o reforço do sistema imunológico, que é responsável por proteger o organismo de ataques diários de agentes nocivos, como bactérias e vírus;

Equilíbrio do colesterol e da glicose: presentes na polpa, as fibras solúveis ajudam a equilibrar o colesterol e impede que as taxas de glicose subam muito. Dessa maneira, juntamente com hábitos saudáveis, a fruta também contribui com a prevenção de problemas cardiovasculares e ameniza o risco de diabetes;

Reposição de micronutrientes: entre os sais minerais que fazem parte da composição da goiaba, está o potássio, que contribui com a reposição de micronutrientes que normalmente são perdidos na transpiração.

Com todos esses benefícios, incluir a goiaba em seu cardápio pode ser favorável. Claramente, o consumo in natura é a forma de usufruir de seus benefícios com um maior potencial. No entanto, para aproveitar seu sabor marcante, é possível consumi-la em doces, sucos, vitaminas, geleias, entre diversas alternativas.

Como cultivar goiaba

Existem diversos tipos de goiaba, que se diferem principalmente pela casca, poupa, proporções dos frutos, entre outros atributos. Naturalmente, os produtores levam em conta essas e ouras características, como a finalidade do cultivo, por exemplo, se será exportação, consumo in natura, distribuição para mercados próximos e outras opções.

No Brasil, por exemplo, na região nordeste a variedade preferida, é a Paluma, já na região sudoeste, o favoritismo é voltado para a Kumagai e Cortibel. Aponta-se a cultivar Kumagai como uma das únicas voltadas para a exportação, devido a coloração branca de sua polpa e resistência para o armazenamento e transporte. No entanto, depende muito das exigências e de cada segmento do mercado.

Já em relação ao seu cultivo, a goiabeira apresenta um melhor desenvolvimento em regiões quentes, com temperatura média em torno de 25 graus. É indispensável que seja uma área com boa luminosidade, que recebe sol por várias horas do dia. Lembre-se que geadas podem comprometer os ramos e as folhas, causando danos sérios.

O solo mais indicado, é plano ou levemente inclinado, com boa profundidade e drenado. Os procedimentos mais usados para a propagação da goiabeira, são a estaquia e a enxertia. Aponta-se que o plantio de sementes pode não apresentar tanta qualidade como mudas reproduzidas vegetativamente, além da produção ser melhor e mais rápida no caso das mudas. No que diz respeito às podas, é necessário que sejam realizadas para conduzir e limpar a goiabeira, sendo essa uma maneira de se prevenir contra pragas que podem trazer prejuízos para os produtores.

De acordo com o que foi apresentado, o chá preparado com as folhas da goiabeira, proporcionam benefícios para a saúde, principalmente para tornar a cicatrização de feridas mais rápida por causa da ação dos taninos. No entanto, é importante lembrar que seu uso não substitui tratamentos convencionais.

No que diz respeito à goiaba, essa fruta versátil também oferece vantagens para a saúde, principalmente por causa da riqueza em vitaminas e sais minerais. Apesar de qualquer vantagem proporcionada pela fruta ou por suas folhas, é indispensável consumir com cautela e sempre que possível contar com orientação médica.

Deixe seu comentário