QC Saúde
Chá mate

Chá mate: Tem poder emagrecedor? É bom para saúde? Aprenda a fazer e consumir!

O chá mate é uma bebida muito comum e está presente nas mesas de boa parte dos brasileiros. Geralmente, o mate é vendido em sachês, folhas ou pó, comumente dissolvidos em água fervente. Entretanto, muitas pessoas ainda não conhecem os verdadeiros benefícios dessa bebida.

Ingerido em quase todo o Brasil e com nomes para lá de peculiares, o chá mate promove os seus benefícios no chimarrão e até mesmo no tererê.

Nos dias atuais, ele tem sido objeto de diferentes estudos destinados às suas substâncias bioativas, bem como ácidos fenólicos, flavonoides e cafeína.

Por este motivo, desenvolvemos este conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre a erva mate. Portanto, continue com a leitura e não perca nenhum detalhe. É só passar para as próximas etapas.

Chá mate Emagrecedor

Sim! O chá mate tem poder emagrecedor quando aliado a uma dieta balanceada e rotina de exercícios físicos regulares. Ele é conhecido por ser uma bebida altamente termogênica, ou seja, queima as células gordurosas do corpo.

Para que o emagrecimento surta efeito, recomenda-se beber cerca de 1 litro de chá durante todo o dia, em horários intercalados, porém fora das principais refeições, como almoço e jantar.

O bacana é que o chá não engorda, pois uma xícara de mate possui apenas 2 calorias, quando, é claro, consumido sem açúcar ou mel.

Chá mate

Diminuição do colesterol

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, aqui mesmo no Brasil, o chá mate está ligado diretamente à diminuição do colesterol ruim (LDL). Em contraponto, a bebida é responsável por elevar o colesterol bom, conhecido como HDL.

Combate à gordura no fígado

Ainda não se sabe 100% ao certo, mas o chá mate combate os sintomas de gordura no fígado. Isso porque o mate ajuda na oxidação do acúmulo de gordura que é destinada ao órgão, promovendo mais saúde e qualidade de vida.

Ação diurética

Boa parcela dos chás encontrados no mercado promete ação diurética. Entretanto, o chá mate realmente ajuda a eliminar toxinas por conta do fator diurese, permitindo que o inchaço diminua rapidamente.

Fator estimulante

Para quem prática atividades físicas, o chá mate, quando consumido 1h antes da prática esportiva, estimula os músculos e nervos, além de proporcionar hidratação. Com isso, o chá mate é atuante no combate da fadiga muscular, promovendo exercícios mais intensos e seguros.

Auxilia no Antienvelhecimento

Os polifenóis encontrados no chá mate, bem como os antioxidantes, ajudam no combate aos radicais livres, incumbidos por envelhecer as células da pele. Ou seja, o chá mate rejuvenesce!

Chá mate e saúde do coração

De acordo com um estudo divulgado pela Universidade de São Paulo, a USP, os polifenóis encontrados no mate ajudam a prevenir implicações como a aterosclerose, doença conhecido como o acúmulo de gordura nas artérias.

Inibe o apetite excessivo

Muitas pessoas sentem dificuldade em emagrecer por conta do alto apetite. Mas, com o chá mate isso pode acabar, pois segundo uma pesquisa feia na University Of Surrey, na Inglaterra, constatou que a bebida atua como um inibidor de apetite, porém de forma natural.

Isso acontece porque o chá promove a lentidão do esvaziamento gástrico no organismo.

Potencializa a queima calórica

De acordo com o American Journal ou Clinical Nutrition, o gasto energético potencializado acontece por meio da oxidação de gorduras os humanos. Este é mais um dos benefícios do chá mate, quando consumido de maneira correta e regular.

Ajuda a controlar a diabetes

O chá mate pode atuar diminuindo o nível de glicose no sangue quando consumido regularmente.

Ainda assim, cabe destacar que todos os benefícios só poderão ser notados a partir do momento em que o indivíduo o acrescenta de forma constante em sua rotina.

Chá Mate e Mal de Parkinson

A Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina tem feito alguns estudos acerca da erva mate contra sintomas do Mal de Parkinson. Apesar de ainda serem prévias, as pesquisas estão bastante otimistas.

Camundongos de laboratórios receberam o vírus da doença e conseguiram apresentar melhoras significativas, pois boa parte dos roedores testados mostrou boa recuperação dos movimentos corpóreos.

Valores Nutricionais do Chá Mate

Em apenas 100 gramas, o chá mate conta com sais minerais, vitaminas A, C B2 e E. Ainda assim, o chá apresenta:

  • Cafeína;
  • Teofilina
  • Teobromina;
  • Ácido fólico;
  • Ácido pantotênico;
  • Frutose e óleos essenciais.

Como Preparar Chá Mate

Separe um litro de água filtrada e leve ao fogo até que comece as primeiras bolhas de fervura. É importante não deixar ferver por completo, para que o oxigênio não seja completamente perdido.

Agora, basta colocar as folhas ou sachê do chá e deixar tampado por durante 5 minutos. Depois de infuso, é só adoçar e aproveitar essa deliciosa bebida.

Chá mate com mais sabor

Há outras formas de preparar o chá mate, acentuando o sabor característico da erva. A dica é acrescentar alguns pedaços de frutas na mistura, como maçã ou abacaxi. Laranja também cai muito bem, pois possui efeito cítrico.

As frutas fazem com que grandes variações, incluindo no verão, quando favorecem a ingestão do chá mate gelado. Neste caso, as cascas das frutas também funcionam, assim como mencionamos a maçã.

Ainda assim, é possível adicionar especiarias no processo de fervura do chá, como um pedaço de canela, que ajuda no aumento do metabolismo, bem como cravo, gengibre, dentre outros itens saborosos.

Deste modo, o chá deve ser consumido assim que estiver pronto, pois, dessa forma, todas as propriedades não serão evaporadas, o sabor fica ainda mais acentuado e você ainda vai curtir todas as vantagens do chá mais saboroso.

Contraindicações chá mate

O chá mate é contraindicado para indivíduos que apresentam problemas gástricos, podendo causar irritabilidade e, ainda mais, na mucosa do estômago, complicando os sintomas de úlceras, esofagites, bem como gastrites;

A bebida é altamente estimulante, por isso, para pessoas que sofrem com insônia, recomenda-se evitar a bebida antes de dormir. Caso queira consumir, procure um médico ou nutricionista especializado.

Para pessoas hipertensas, o recomendado é passar com um médico, principalmente se a doença não estiver controlada. Sendo assim, facilita o controle e consumo da bebida.

E aí, o que você achou sobre o chá mate? Já experimentou alguma vez? Comente com a gente!

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário