QC Saúde

Damasco beneficia os olhos e o intestino

Apesar de apresentar um consumo baixo de sua forma fraca, o damasco é capaz de reunir diversos benefícios para o organismo. Ainda mais, pode ser usado de maneiras variadas na cozinha! Aproveite para conhecer neste texto as principais características da fruta e analisar a possibilidade de incorpora-la em seu dia a dia!

São muitos benefícios do damasco, que facilmente pode ser incorporado no dia a dia e com certeza fará uma grande diferença para sua saúde!

Tudo sobre damasco

O damasqueiro, pertence à família das Rosáceas e é cultivado em diversos locais ao redor do mundo. Na culinária, é utilizado em receitas diversas, sendo um uso muito famoso, a geleia de damasco. Por mais que não seja uma das frutas mais comuns, apresenta um grande potencial para a saúde e culinária. Ainda mais, é uma fruta que pode ser encontrada ao longo de todo o ano, principalmente no verão!

Há quem confunda o damasco com o pêssego, porém, é interessante esclarecer que são apenas parentes próximos, não a mesma fruta. O damasco tem um sabor levemente mais ácido, não se deixe levar apenas pela aparência, pois também divergem em seus componentes.

Benefícios do damasco

Fonte de fibras e vitaminas, o damasco é consumido tanto fresco, quanto na versão seca. No entanto, essa segunda opção requer ainda mais moderação no consumo, pois depois que ocorre a desidratação, aponta-se os nutrientes ficam mais concentrados isso inclui os açúcares presentes.

Favorável para os olhos

A vitamina A é uma das principais propriedades do damasco responsáveis por esse benefício. Além disso, também desempenha um papel importante na prevenção de problemas que possam afetar a visão, como a catarata, uma doença progressiva e muito comum.

Atividade antioxidante

Os antioxidantes presentes no damasco desempenham a importante função de proteger as células dos danos originados dos radicais livres. Em níveis categorizados como normais, essas moléculas não são nocivas ao organismo, mas quando estão em excesso podem ser tóxicas. Um dos danos causados pela ação dos radicais livres, é o envelhecimento precoce dos tecidos.

Ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares

O conjunto de propriedades do damasco ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, um fator importante para proteger o sistema cardiovascular.Esse benefício, entre outras características, também tem ligação com a atividade antioxidante, pois é importante para a prevenção de diversas doenças. Todavia, outros fatores, como a presença de licopeno, também são essenciais nesse cenário.

Aliado de quem pratica exercícios regulares

Por causa do alto teor de vitaminas e minerais que são encontrados no damasco, pessoas que praticam atividades físicas regularmente, podem ter a reposição de energia mais ágil. Vale lembrar que esse efeito pode atingir um maior potencial ao aliar o consumo da fruta com uma alimentação saudável.

Favorável para o cabelo e a pele

A vitamina E presente na fruta é a responsável por promover uma maior hidratação do cabelo e da pele. É interessa citar que a carência de vitaminas e minerais pode ter como resultado a ausência do aspecto saudável da pele. Esse fator também acomete o cabelo, porém, lembre-se que apenas a alimentação saudável, não é o suficiente para reverter danos causados por química ou hábitos que danificam os fios.

Fonte de fibras

A fruta também é uma boa fonte de fibras, que são apontadas como benéficas para o trânsito intestinal. Alguns profissionais apontam que a versão seca, apesar de ser mais calórica, tem um teor maior das fibras, por isso, contribui também com a saciedade, o que pode ser imprescindível em alguns tipos de dietas.

Como consumir damasco

A versão seca sai ganhando no que diz respeito ao consumo. No entanto, em algumas regiões a fruta in natura pode ser a preferência, em especial ao levar em consideração que o damasco é cultivado em diversas regiões ao redor do mundo. Ainda mais, na culinária, além da versão fresca ou seca, também é utilizado para o preparo de doces, bebidas, bolos, entre diversas receitas, tais como:

Geleia de damasco

Ingredientes

10 damascos secos
Cerca de 2 xícaras de água
1 xícara de açúcar cristal

Modo de preparo

Comece batendo a água e o damasco no liquidificador até formar uma mistura pastosa. Em seguida, coloque em uma panela e acrescente todo o açúcar. Deixe ferver durante alguns minutos. Caso note necessidade, é possível adicionar mais água ou açúcar, depende de como prefere o sabor da geleia.

Risoto de damasco com amêndoas

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de amêndoas torradas e picadas
1/2 xícara (chá) de queijo cottage
6 damascos grandes cortados
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (chá) de sal
1 xícara (chá) de arroz
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena
5 colheres (sopa) de creme vegetal (margarina)
5 xícaras e meia (chá) de água fervente

Modo de preparo

Ferva a água em uma panela e deixe-a em fogo baixo, para que se mantenha aquecida, porém, sem ferver. Em seguida, adicione 2 colheres do creme vegetal BECEL em uma panela média, com fogo médio e coloque a cebola e o alho para refogar.

Em seguida, acrescente o arroz e deixe refogar por cerca de 3 minutos. Acrescente o vinho e refogue até o líquido esteja seco. Adicione os damascos, 1 concha da água quente, o sal e cozinhe não se esquecendo de mexer sempre até que líquido comece a secar, nos momentos em que isso ocorrer, adicione mais água aos poucos, até que o arroz apresente maciez.

Por fim, adicione o queijo e o restante do creme vegetal, misturando sutilmente. Distribua o risoto em um recipiente e use as amêndoas para cobrir.

Conforme citado ao longo dos tópicos do texto, o damasco, apesar de não ser uma das frutas mais consumidas em diversas regiões, ainda assim, carrega um grande potencial para a saúde e até mesmo na culinária, para o preparo de diferentes pratos.

Entre seus benefícios, é possível notar que favorece diversos aspectos da saúde, desde a visão, até a prevenção de doenças cardiovasculares. No entanto, assim como com outros alimentos, é importante escolher com cautela, consumir com moderação e aliar a uma dieta variada e saudável.

Deixe seu comentário