QC Saúde

Dieta do Pepino: cardápio e como fazer

Todos os dias, muitas pessoas lutam para emagrecer. Seja fazendo exercícios físicos ou cuidando da alimentação. Mas, para atingir o objetivo, é preciso unir uma reeducação alimentar e hábitos saudáveis. Em meio a tantos métodos de emagrecimento, a dieta do pepino costuma ser eficaz para perder peso rápido e sem perder nutrientes. Acompanhe com a gente para saber mais.

De onde surgiu o pepino?

Fruto do pepineiro, o pepino tem sua primeira identificação nas regiões montanhosas da Índia. Porém, desde os primórdios é cultivado em lugares como Ásia, Europa e África. Para ser cultivado, o ideal são regiões temperadas e tropicais. Sua aparência pode variar bastante dependendo da região, mudando cor, sabor e até características vegetativas.

Como consumir pepino?

O pepino é um alimento que pode ser usado tanto na culinário, quanto para fins medicinais. Na cozinha, é comum ser preparado cru, mas algumas pessoas também podem acrescentar o vegetal em sopas quentes ou frias ou fazê-lo ensopado. Na versão crua, costuma ser complemento das refeições, preparado como picles ou na própria salada.

Veja também – Dieta do Ovo emagrece? Confira o cardápio e como fazer!

Já para fins medicinais, o pepino é um grande aliado nos cuidados da pele. Ele é indicado para melhorar a saúde dos cabelos, olhos, pele e pode ser criada uma pomada a partir do alimento que deixa a pele mais macia. É possível também bater o pepino no liquidificador junto com mel para tratar mãos ressecadas devido ao detergente.

Como manter o pepino em boas condições?

Assim como a maioria dos vegetais, o pepino não possui uma validade muito grande. Ele precisa ser conservado sempre na geladeira, de preferência dentro de sacos de plástico com pequenos furos. Dessa maneira, o alimento pode ser consumido m até uma semana sem que ocorram grandes mudanças na cor, sabor e aparência.

Benefícios do pepino

Além de agradar o paladar de muitas pessoas, o pepino também traz grandes benefícios para a saúde. Ele possui poucas calorias e causa sensação de saciedade, ajudando a diminuir a fome. Por isso é indicado para compor a dieta de quem procura perder peso. A seguir vamos falar mais sobre a dieta do pepino. Mas, além disso, ele é rico em água, minerais e antioxidantes que auxiliam na hidratação do corpo e mantém o intestino funcionando perfeitamente.

Lembre-se que as diferentes partes do pepino podem ser aproveitadas, não somente a polpa. As cascas e sementes do alimento podem ser consumidas sem problemas, já que são ricas em fibras e em betacaroteno, melhorando a pele, cabelo e olhos.

A presença de potássio e magnésio em seus componentes auxiliam na tonificação dos músculos, melhorando sua contração. O fato de possuir pouca gordura auxilia a manter a circulação sanguínea saudável.

Dieta do pepino

Como falamos anteriormente, o pepino é ideal para ser acrescentado nas receitas de quem procura perder peso. Isso porque ele possui poucas calorias, poucas gorduras e causa a sensação de saciedade. Mas além disso, ele também é um diurético natural muito poderoso, ajudando assim a eliminar o excesso de água do corpo e a desinchar aquelas pessoas que sofrem com retenção de líquido.

Além de ser adicionado a dietas, você pode seguir uma dieta especial do alimento. Existem pessoas que relatam que perderam até sete quilos em uma semana. Mas tome cuidado, viu? Faça sempre com orientação do seu nutricionista e com moderação.

Cardápio da dieta do pepino

Existem algumas formas de seguir a dieta do pepino, vamos mostrar abaixo uma delas pra você. O correto será fazer cinco refeições por dia, assim, você não irá ficar com fome.

  • Café da manhã: No café da manhã, você irá ingerir 2 ovos cozidos e uma tigela de salada de pepino. Isso será em torno das 8 horas da manhã.
  • Lanche da manhã: Para o lanche da manhã você terá a opção de escolher entre 5 ameixas, uma maçã ou um pêssego. Em torno das 10h da manhã.
  • Almoço: No almoço você comerá uma fatia de batata doce e mais uma tigela de salada de pepino, como de manhã.
  • Lanche da tarde: O lanche da tarde será um shake de pepino que você poderá acompanhar a receita abaixo. Beba às 15 horas.
  • Jantar: Por fim, no jantar, você irá comer 300 gramas de uma fruta a sua escolha.

Receita de salada de pepino

Para acrescentar a salada de pepino na sua dieta, aprenda a fazer uma bem gostosa abaixo.

Você vai precisar de 400 gramas de pepino, 200ml de iogurte ou kefir, 1 pitada de sal e uma cebola. Para preparar é só descascar e cortar o pepino em rodelas. Depois, coloque sal e misture bem até que o sal dissolva. Em seguida adicione o iogurte ou kefir e a cebola.

Por fim é só misturar tudo com cuidado e servir.

Receita de shake de pepino

O shake de pepino é ainda mais fácil de preparar do que a salada e ajuda muito a perder peso. Você vai precisar de um pepino, uma maçã, um punhado de hortelã e 200ml de água. Depois de ter todos os ingredientes, coloque eles em um liquidificador e bata até que a misture se torne homogênea.

Despeje o líquido em um copo e lembre-se que é preciso beber ela na hora, ainda fresca, pois assim mantém as propriedades benéficas do alimento.

Por quanto tempo pode ser feita a dieta do pepino?

Apesar de ser uma dieta saudável, você não pode exagerar. A dieta do pepino pode ser realizada apenas durante uma semana, não ultrapasse esse tempo. Lembre-se que gestantes ou pessoas que possuem doenças crônicas não devem segui-la.

Você deve sempre procurar o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou dieta para que ele aconselhe o melhor ao seu organismo.

O pepino realmente é um alimento muito benéfico a saúde. Se você não era acostumado a ingerir o alimento, essa pode ser a hora de começar a inserir ele nas suas refeições. Lembre-se que existem várias formas de consumir: saladas, picles, em conserva, pomadas, shakes, entre outros. Comece logo a aproveitar todas as vantagens desse vegetal.

Deixe seu comentário