QC Saúde

Conheça os inúmeros benefícios do espinafre!

Nativo do sul da Ásia, o espinafre é rico em propriedades poderosas para a saúde, como o cálcio e ferro. Ao abordar as principais vantagens do consumo dessa erva, o que comumente ganha destaque, é a capacidade de contribuir com o fortalecimento dos músculos. No engano, seus benefícios podem ir além deste ponto. No texto a seguir, será possível conhecer não apenas as vantagens do consumo, como também características sobre o cultivo e consumo.

Benefícios do espinafre

As vitaminas, minerais, entre outros componentes do espinafre, fazem com que ele seja realmente benéfico para a saúde. No entanto, assim como outros alimentos, é importante consumir sem excessos e ter uma dieta saudável como aliada. A seguir, confira as principais vantagens proporcionadas pelo consumo de espinafre:

Estimula um melhor funcionamento dos músculos

Essa vantagem é atribuída principalmente ao nitrato presente no espinafre, pois se acredita que seja capaz de estimular um trabalho mais eficiente das mitocôndrias, que basicamente, estão envolvidas na produção de energia das células.

Neste contexto, pesquisas indicam o potencial desse componente para as células musculares, que passam a necessitar de menos oxigênio para um bom funcionamento.

Promove o relaxamento

Aponta-se que esse benefício do espinafre seja promovido por componentes como o magnésio e zinco, que contribuem com uma melhor noite de sono e consequentemente, com mais disposição para enfrentar o dia a dia.

Auxilia a saúde óssea

Entre as vitaminas presentes no espinafre, é possível encontrar a vitamina K, que ajuda na manutenção e proteção da saúde óssea. Lembrando que, o acometimento da estrutura óssea por enfermidades, como osteoporose e raquitismo, pode levar a serias complicações.

Contribui com a perda de peso

Por ter um baixo teor calórico, ser nutritivo e versátil, o espinafre pode se tornar um grande aliado das dietas que visam a perda de peso. Lembrando que, o mais recomendado para zelar por sua saúde, é consultar um nutricionista para que um cardápio que atenda suas necessidades seja elaborado.

Como consumir espinafre

Primeiramente, é importante saber que ao adquirir o espinafre, seja na feira ou algum supermercado, é indispensável que escolha os mais frescos. Analise bem a aparência, opte por aqueles que apresentam folhas lisas e bem verdes. Dessa maneira, será possível usa-lo com tranquilidade em qualquer que seja a receita.

No entanto, há outros fatores a serem levados em consideração. A conserva, deve ser de preferência na geladeira, já que apresenta uma durabilidade baixa, sendo possível mantê-lo no máximo 5 dias.

Antes de cozinhar, é indicado lavar adequadamente as filhas com água corrente e deixar escorrer a água em excesso. Embora a água das folhas normalmente seja o bastante para o cozimento, pode ser necessário adicionar uma quantidade pequena. Visando assegurar suas vitaminas e outros componentes importantes, é recomendado cozinhar apenas no tempo que as folhas precisam para murchar e apresentar maciez ou no vapor.

Conforme será visto a seguir, o espinafre pode ser introduzido no cardápio de diversas maneiras, tais como:

Creme de espinafre

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga
1 maço de espinafre
2 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta do reino
1 colher (sopa) de parmesão ralado
2 colheres (sopa) de cebola picada

Como preparar?

Para iniciar a receita, retire as folhas do espinafre e descarte os talos. Não se esqueça de lavar bem e realizar o procedimento de cozinhar o suficiente até que as folhas murchem. Em seguida, basta retirar do fogo e permitir que esfrie. Corte e reserve em um recipiente.

Em outra panela, adicione a manteiga, a cebola cortada e refogue bem até que a cebola apresente maciez. Posteriormente, adicione a farinha de trigo e mexa bem, acrescente pouco a pouco o leite e misture. Depois, coloque o queijo ralado e o espinafre, deixando cozinhar até o ponto que almeja. Use a pimenta-do-reino e o sal para temperar. Essa é uma receita que pode ser servida de diversas formas, por exemplo, com aves e carnes!

Bolinho de espinafre

Ingredientes

Alho a gosto
Cebola a gosto
1 maço de espinafre
Cheiro verde a gosto
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
1 colher (café) de maisena

Como preparar?

Inicialmente, deixe o espinafre efervescer em uma panela com água. Em um recipiente, corte o tomate em cubos e remova as sementes, corte também a cebola, alho e o cheiro verde. Acrescente o sal. Em seguida, coloque todos os outros ingredientes em uma panela e refogue. Em seguida, acrescente a maisena e o trigo, misturando até formar uma massa com consistência.

Para finalizar, basta dar forma para os bolinhos, enquanto isso, deixe o óleo aquecer, o suficiente para cobrir os bolinhos. Ao notar que está aquecido, é só fritar!

Como cultivar espinafre

Por mais que tenha resistência ao calor, o espinafre apresenta um melhor desenvolvimento em climas amenos. Ainda mais, no que diz respeito a luminosidade, a exposição solar é bem recebida pela planta, com variação entre meia sombra e total exposição.

O espinafre é propagado através de sementes. Em relação ao tipo de solo, aponta-se que tenha tolerância em diversas condições, mas é importante dar atenção à rega, que geralmente deve ocorrer a cada dois dias no canteiro e de forma diária na sementeira.

Não esqueça que, apesar de ser um cultivo simples, é indispensável atender corretamente as necessidades da planta. Escolhendo um bom local e deixando a horta sempre higienizada para evitar invasores nocivos para as plantas.

O espinafre é muito conhecido na culinária, porém, uma questão a seu respeito que não pode ser esquecida, é a capacidade de promover benefícios para a saúde, ajudando mais do que no fortalecimento dos músculos, como muitos apontam como a principal característica do alimento.

Esse fato tem forte ligação com o desenho Popeye, onde o personagem principal ficava mais forte após comer espinafre. No entanto, conforme foi possível notar no texto, as vantagens também estão relacionadas com a saúde óssea, relaxamento e perda de peso! Basta consumir de forma consciente e em uma dieta balanceada.

Deixe seu comentário