QC Saúde
Gravidez gemelar

Gravidez gemelar: conheça os tipos

Muita gente sonha em ter crianças gêmeas. A gravidez gemelar acontece quando mais de um feto se desenvolve ao mesmo tempo em uma barriga. Podem ser iguais ou não, até o sexo tem chances de ser diferente. O que gera a gravidez gemelar? Qual a chance de ter filhos gêmeos? Confira essas e outras respostas a seguir.

O que é gravidez gemelar?

A gestação gemelar nada mais é do que a gravidez com mais de um feto. Pode acontecer quando um embrião se parte, gerando gêmeos idênticos, os univitelinos. Existe a chance ainda de a mulher ovular mais de uma vez durante um mês, e dois ou mais óvulos serem fecundados por diferentes espermatozoides.

Tipos de gestação gemelar

Existem dois tipos de gêmeos, os monozigóticos ou univitelinos e dizigóticos ou bivitelino. O primeiro grupo são aqueles gêmeos que carregam as mesmas características físicas, com pequenas diferenças causadas por fatores externos ao seu desenvolvimento.

O segundo grupo de gêmeos é constituído por pessoas que nascem na mesma gestação, mas que não são geneticamente iguais e podem até ser de sexos distintos. Os bivitelinos são os mais comuns.

Gravidez gemelar monocoriônica e dicoriônicos

As gravidez de gêmeos monozigóticos são tipificadas de acordo com a quantidade de placentas. Cada um dos fetos pode habitar uma placenta distinta. Os gêmeos monocoriônicos ficam numa mesma placenta, enquanto os dicoriônicos ocupam placentas diferentes. Enquanto isso, os monomanióticos dividem a mesma bolsa amniótica e os diamnióticos não.

Qual possibilidade de engravidar de gêmeos?

A chance de ter uma gravidez gemelar é de 1 para 80. Questões hereditárias colaboram para essa possibilidade, aumentando caso existam outros gêmeos na família, porém, essa questão vale somente para os dizigóticos, aqueles que podem até ser de sexo diferente. Quando a gravidez é feita com a ajuda da ciência, a chance aumenta consideravelmente.

Gravidez gemelar apresenta mais sintomas?

Na maioria dos casos as mulheres que tem gestação de dois ou mais bebês sofrem com sintomas mais fortes. Entre eles estão náuseas extremamente fortes, dor nas costas, inchaço em diferentes partes do corpo, azia, elevação na pressão, afastamento de alguns músculos do abdômen e anemia. É fundamental manter o acompanhamento de um médico durante todo esse período.

Gêmeos sempre nascem prematuros?

Não. Especialistas indicam que nem sempre os gêmeos nascem antes da hora, mas esse risco aumenta cinco vezes. Se forem três bebês na barriga da mamãe, a possibilidade fica ainda maior. Crianças que nascem prematuras tem maiores riscos de problemas no momento do aprendizado, paralisia motora ou outras sequelas. A diabetes da gravida colabora para essa situação.

Cuidados durante a gravidez gemelar

Se fazer o pré-natal é importante para evitar problemas com o bebê, essa questão ganha ainda mais destaque durante a gravidez gemelar. O ideal é ter um nutricionista à disposição, ajudando a controlar a alimentação e o aumento de peso. Como são mais de um bebê, eles necessitam de mais alimentos. É fundamental ficar atento para problemas como trombose, dor nas cotas e pressão alta.

Reprodução assistida sempre resulta em gêmeos?

Não. A fertilização in vitro é a mais popular entre esse tipo de técnica. Essa questão depende do número de embriões que serão colocados no útero da mulher, se forem dois ou três a possibilidade é maior. Assim como nas gestações normais, existe a possibilidade de um deles se dividir e formar gêmeos univitelinos.

Como é o parto de gêmeos?

Se toda a gravidez de gêmeos exige mais cuidados, com o parto não é diferente. O obstetra deve ser experiente e retirar os bebês com agilidade. O útero da mulher na maioria das vezes sangra mais do que em partos que não envolvem gêmeos, além de demorar mais para contrair. É comum ainda casos de gêmeos nascendo alguns minutos depois do outro.

A idade influencia na chance de gravidez gemelar?

Sim. As mulheres mais velhas possuem chance de maior de terem filhos gêmeos. Isso acontece já que algumas delas acabam ovulando mais de uma vez no mês, num período próximo da menopausa, quando o organismo já não está bem regulado. Outras mulheres preferem utilizar as técnicas de reprodução assistida, onde podem ser colocados alguns embriões, elevando a chance de gravidez gemelar.

Gêmeos podem nascer de parto normal?

Sim. Caso a mulher não tenha nenhuma complicação e se as crianças estiverem viradas de cabeça para baixo, o parto normal pode acontecer. O parto normal não é recomendado para situações em que um dos bebês está sentado e outro não.

Gêmeos famosos

A modelo Gisele Bündchen tem uma irmã gêmea chamada Patrícia, as duas inclusive ficaram grávidas no mesmo período. A jornalista Renata Vasconcelos tem uma irmã idêntica chamada Lanza Mazza, que é estilista de destaque. A atriz Scarlett Johansson, a Viúva Negra de Os Vingadores, tem um irmão gêmeo chamado Hunter. Ashton Kutcher é irmão de Michael, que nasceu com paralisia cerebral.

O astro dos cinemas Vin Diesel é irmão de Paul Vicent, que fica nos bastidores. Gabriela Spanic interpretou gêmeas na novela “Usurpadora”, e na vida real é gêmea de Daniela Nahum. Os jogadores de futebol Fábio e Rafael são gêmeos, cada um joga numa das laterais, a dupla já defendeu o Manchester United. Elvis Presley nasceu de uma gravidez gemelar, mas o outro acabou vindo ao mundo natimorto.

Cidade com mais gêmeos no Brasil

O município de Cândido Godói, localizado no Rio Grande do Sul, tem menos de 10 mil habitantes, mas é conhecido por capital mundial dos gêmeos. Mais de 100 pares de univitelinos já foram registrados por lá. A porcentagem é muito maior do que em outros locais, onde é menos de 1%, em Cândido Godói são quase 10% dos nascimentos.

O historiador argentino Jorge Camarasa, no livro “Mengele, o Anjo da Morte na América do Sul” chegou a associar a quantidade de gêmeos a supostas experiencias realizadas pelo médico nazista Josef Mengele, que teria visitado a cidade em 1963. Isso aliado ao fato da colonização alemã, a pele e o cabelo claro dos moradores. Em 2011 uma pesquisa indicou que as mães gêmeas contam com um gene diferente das demais.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário