QC Saúde
Gravidez sem sintomas

Gravidez sem sintomas: entenda as causas

Algumas mulheres nem se dão conta de que estão gravidas, já que apenas a menstruação atrasa e não apresentam sintomas clássicos. Isso acontece e é mais comum do que você imagina. Mas por que uma mulher não apresenta sintomas? Isso pode ser perigoso para a gravidez? É normal não ter enjoo? Confira essas e outras questões a seguir.

Existe gravidez sem sintomas?

Sim. Essa pergunta costuma gerar muitas dúvidas nas mulheres, já que apenas acontece o atraso na menstruação, mas aqueles sintomas clássicos não. Algumas apresentam sintomas já nos primeiros dias após a fecundação, outras não sentem nada disso. Acontece que cada organismo é diferente do outro, possibilitando a incidência dessa questão.

Como surgem os sintomas da gravidez?

Na maioria das vezes as mulheres contam com sintomas da gravidez devido ao aumento na produção de hormônios, como progesterona e estrogênio. Acontece que algumas delas possuem maior tolerância a estes hormônios e dessa forma não sentem os efeitos causados por eles no corpo. Na maioria das vezes os sintomas começam a aparecer após a 12ª semana de gravidez.

Quais os principais sintomas da gravidez?

Em uma gravidez normal, os principais sintomas que uma mulher apresenta são as dores nos seios, náuseas matinais, enjoos durante diferentes períodos dos dia e dores nas costas. Acontece que nas gestações de risco estes problemas ficam mais constantes. Mulheres em gestações gemelar sentem mais, já que carregam no ventre mais de um bebê.

O que é amenorreia?

Amenorreia é a ausência do ciclo menstrual, seja por um período temporário ou permanente. Pode acontecer de maneira natural ou motivado por alguma doença. Mulheres grávidas normalmente não apresentam menstruação, mas nem sempre é assim. Mesmo grávida, é possível apresentar alguns sangramentos, por isso é importante ficar atenta para o surgimento de outros sintomas de gestação.

Qual o período da gravidez com mais sintomas?

Assim que a menstruação atrasou, passados entre sete dias e 14 dias, os primeiros sintomas começam a aparecer. Esse período corresponde entre a 5ª e a 6ª semana desde o início da gestação. Lembrando sempre que algumas delas podem não apresentar nenhum sintoma neste período. Eles seguem fortes geralmente ao longo dos primeiros três meses de gravidez.

Fator psicológico evita sintomas na gravidez

Uma mulher tranquila com a sua gestação, que deseja ter o bebê, apresenta menos sintomas do que aquelas que levam os nove meses sendo pressionadas por suas famílias e por si mesmas. O psicológico influencia principalmente nos três primeiros meses da gravidez, momento em que os sintomas são mais agudos. Porém, é indicado fazer exames para verificar as condições hormonais.

É perigoso não apresentar sintomas na gravidez?

Não ter sintomas durante a gestação pode não representar muita coisa, mesmo assim a condição deve ser investigada pelo médico. Os sangramentos podem servir como alerta para as mulheres sem sintomas, já que em alguns casos significam baixa produção hormonal. É normal não apresentar sintomas agudos, embora seja mais comum sofrer com eles.

Como saber da gravidez sem ter sintomas?

Embora não apareçam sintomas, a mulher deve estar atenta para as dicas que o seu corpo passa. É possível identificar a gravidez devido ao atraso menstrual. Se tiver dúvida, basta comprar aqueles testes de gravidez vendidos na farmácia, ou procurar um médico para a realização de exame de sangue. Hoje em dia alguns testes conseguem prever a gravidez antes mesmo do atraso menstrual.

Manutenção dos hábitos é um problema

Especialistas indicam que as mulheres que mantém os seus hábitos durante uma gravidez podem apresentar menos sintomas e prejudicar o bebê. Isso acontece principalmente com as gestantes que continuam fumando e ingerindo bebidas alcoólicas, por exemplo. É recomendado que assim que a gravidez for descoberta passem a ter uma alimentação mais saudável.

É normal não ter enjoo?

Sim. Os enjoos são sintomas clássicos de uma gravidez, mas nem todas as mulheres sofrem com estes problemas nos primeiros meses da gestação. Isso acontece pelo mesmo motivo que nem todas elas passam pelos mesmos sintomas, embora sejam os mais comuns. O corpo reage diferente de uma mulher para outra e isso é perfeitamente normal.

Sintomas aparecem, mas não são percebidos

Existem casos de mulheres grávidas que apresentam sintomas sim, mas acabam não percebendo. Outras associam estes acontecimentos com situações distintas que não a gravidez. Acontece que algumas mulheres têm estes sintomas quase que diariamente, então acabam nem ligando. Essa situação é comum para as mulheres que tomam anticoncepcional e não esperam um bebê, logo não se importam com a presença deste tipo de incomodo.

Gases podem significar gravidez?

Algumas mulheres contam que sofrem com gases em excesso. Eles não são indicativos de uma gestação. Por outro lado, é comum que a quantidade de gases aumente durante este período da vida. Nessa questão vale aquela máxima, se você tiver dúvida, faça o teste de gravidez e solucione essa questão, quanto mais rápido descobrir, melhor será para a mãe e para o bebê.

Seios doendo com a mensuração normal, pode ser gravidez?

A sensibilidade nos seios é um dos principais sintomas da gravidez. Se a dor nos peitos acontecer junto com o atraso na menstruação e o surgimento de enjoos ou tonturas, pode sim significar gravidez. Porém, apenas a sensibilidade nos seios, sem a presença de outros sintomas pode não passar de desregulação hormonal.

É possível engravidar após a laqueadura?

Sim. As chances são mínimas, já que este tipo de procedimento é feito para que as mulheres não possam mais ter filhos. Mas, como nem tudo neste mundo é perfeito, pode acontecer um caso a cada 2 mil mulheres. Então se você fez laqueadura e está apresentando sintomas que combinam com gravidez, o mais indicado a fazer é procurar um teste ou comparecer a um consultório médico.

Manutenção dos exames é importante

Fazer o pré-natal é importante para acompanhar o desenvolvimento da gravidez e o crescimento do feto. Essa questão ganha importância para as mulheres que não apresentam sintomas. É indicada a realização constante de exames para verificar os níveis hormonais e outras questões importantes no corpo de uma gestante.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário