QC Saúde
babosa cabelo

Hidratação de cabelo com babosa: saiba como fazer

A babosa é uma planta que possui mais de 300 variações, sendo encontrada em diversas regiões do planeta. Ela possui diversas funções de utilização, incluindo para o tratamento capilar. Também existem centenas de produtos que prometem resultados milagrosos, ou então você pode utilizar receitas caseiras.

As propriedades da babosa são poderosas, com o seu gel que é recomendado para fazer uma hidratação profunda em seus fios. Essa prática é milenar, cultivada desde povos indígenas que viviam nas Américas até asiáticos. Fato é que a aloe vera deixa os fios fortes e brilhantes.

Conheça a babosa

A babosa é uma planta selvagem que cresce em climas tropicais ao redor do planeta Terra. Ela é utilizada para fins agrícolas e medicinais, além de em alguns casos servir para decoração. É costumeiramente encontrada em produtos, sejam eles bebidas, pomadas para queimaduras solares ou loções para pele e cabelo.

A planta foi levada para a China e o sul da Europa ainda no século XVII, sendo que sua origem remete ao norte da África. Inclusive uma história conta que a babosa era um dos segredos para a beleza de Cleópatra, no antigo Egito, onde seu irmão Alexandre, o Grande, transportava o produto.

Hidratação capilar com babosa

As diversas propriedades ativas da babosa permitem que ela faça o cabelo crescer e deixe os fios mais fortes. Isso é facilmente comprovado, já que ela é encontrada na fórmula de diversos produtos aprovados pela ANVISA. Várias pesquisas já comprovaram seus benefícios para a saúde, embora alguns deles possam ser questionáveis.

A babosa auxilia contra a queda de cabelo, tanto para homens como para mulheres. Não importa se o problema é ocasionado por questões hormonais, alterações de tireoide, ou pela química utilizada no cabelo. Em pouco tempo os primeiros resultados vão aparecer e beneficiar a sua autoestima.babosa cabelo

Benefícios da babosa para cabelo

A hidratação capilar com babosa conta com sete benefícios principais: ela limpa o cabelo, fortalece os fios evitando a queda, hidrata o cabelo, trata a caspa, auxilia no crescimento, evita que o cabelo fique quebradiço e protege dos raios solares. Esses resultados serão possíveis por meio da aplicação correta e de maneira continua.

A babosa possui em sua fórmula água, 20 minerais, 12 vitaminas de diferentes complexos, 18 aminoácidos e mais de 200 componentes ativos. Com todas essas propriedades fica mais fácil de compreender porque esta planta é tão recomendada para tratamentos estéticos, incluindo a hidratação capilar.

Quem pode utilizar babosa no cabelo?

Não importa se é um produto natural ou industrializado, sempre haverá um grupo de risco. É recomendado para pessoas que tenham cabelos secos, oleosos, crespos ou lisos. Lembrando que as receitas envolvem uma folha de babosa e 100 ml de água. Também é necessário ter um liquidificador e uma touca plástica, além de pincel.

Como preparar a babosa para o cabelo?

Primeiro uma recomendação: se você possui alguma irritação no couro cabeludo, não lave os cabelos antes da aplicação da babosa ou os resultados não serão completos. Agora vamos aos procedimentos de preparação.

-Comece cortando as folhas da babosa ao meio e retirando o gel;

-Coloque no liquidificador com água;

-Separe o cabelo em mechas;

-Coloque a mistura no cabelo com o auxílio do pincel e massageie;

-Coloque uma touca plástica e aguarde meia hora;

-Enxague o cabelo retirando toda a babosa dos fios.

Hidratação capilar com mel

Quem pensa em hidratar o cabelo de modo profundo tem dois ingredientes perfeitos para isso, a babosa e o mel. O melhor de tudo é que estes itens podem ser encontrados com facilidade em feiras, supermercados ou lojas de produtos naturais. Os passos a serem seguidos também são simples.

O mel é rico em hidrato de carbono, conhecidos também como açúcares simples ou glicose e frutose. O produto também tem em sua formação água, minerais, aminoácidos, vitaminas do complexo B, C, D e E. Também é considerado um antioxidante poderoso, com a capacidade de rejuvenescer áreas onde é aplicado.

No momento da aplicação os cabelos devem estar secos e sujos, não prejudicando o couro cabeludo. Após retirar o gel da planta, coloque em um pote e misture com mel, a quantidade vai depender do comprimento de seus fios. Não coloque na raiz, deixe por 30 minutos no cabelo, depois lave com shampoo e para finalizar utilize o condicionador.

Hidratação capilar com babosa e ovo

Esse procedimento é recomendado para pessoas que possuem fios ressecados e quebradiços. Você terá dois aliados poderosos para vencer essas dificuldades, a babosa e o ovo. Seus fios serão recuperados, voltando a serem fortes e macios. A receita é simples e a aplicação é fácil.

A quantidade de gel de babosa e de gema de ovo utilizada para a mistura terá relação com o comprimento de seus fios, portanto não é possível informar com precisão. Em cabelos curtos deve utilizar meia folha de babosa, 50 ml de água e uma gema de ovo, caso o cabelo seja comprido, dobre a receita.

Primeiro coloque gel da babosa e água no liquidificador, batendo. Coe a mistura e coloque uma gema de ovo. Depois mexa até que o produto tenha uma consistência homogênea. Antes da aplicação os cabelos devem ser lavados e secos, já a colocação da babosa com ovo deve ser feita em mechas.

Babosa com óleo de argan

O óleo de argan tem sua origem na África, especificamente no Marrocos, retirado de uma planta chamada argania. Como é um produto importado e só existe neste país, seu valor para compra é mais elevado, mas os resultados costumam ser satisfatórios.

Primeiro pegue uma folha grande de babosa, duas colheres de sopa de máscara de hidratação e uma colher de sobremesa de óleo de argan. Misture os três ingredientes e bata no liquidificador até virar uma mistura homogênea. Depois será o momento de aplicar no cabelo.

Os fios devem estar limpos, lavados e secos. A aplicação do óleo de argan deve ser feita de mecha por mecha, com uma massagem cuidadosa. Depois coloque uma touca térmica e aguarde por 20 minutos, para finalizar o procedimento, lave novamente com shampoo e passe condicionador.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário