QC Saúde
benefícios da agua

Importância e benefícios da água: Confira tudo e saiba como beber corretamente

A água é uma substância líquida e incolor que tem suas moléculas compostas por dois átomos: o hidrogênio e o oxigênio. Ela está presente em todo o universo e cobre cerca de 70% da superfície terrestre, sendo um recurso natural e fundamental para todo ser vivo. Ela faz parte de nosso cotidiano, pois além de compor grande parte das células no ser humano e tornar possível diversos processos no organismo, ela está na alimentação, na energia elétrica, transporte, higiene e em vários outros aspectos do mundo e da vida.

Com um recurso natural tão necessário, é preciso tomar cuidado com a forma de consumo, tornando-se consciente da necessidade de preservação, pois sua escassez pode indicar graves consequências para a vida em si em diversos setores. É de extrema importância saber usufruir de tal elemento que desempenha um forte papel no crescimento e saúde de cada ser vivo. No caso do ser humano, a água compõe praticamente todos os processos do corpo, desde o transporte de nutrientes e outras substâncias a até mesmo a proteção dos órgãos. A seguir conheça os principais benefícios da água:

Existem diversos benefícios que são obtidos por meio do consumo de água, afinal, não é a toa que esse recurso é tão fundamental para o organismo! Confira algumas das principais vantagens a seguir:

Benefícios da água

Listamos alguns dos principais benefícios que a água proporciona a saúde.

A hidratação ajuda a combater dores de cabeça

As dores de cabeça podem ser causadas por diversos motivos, porém, em alguns casos, há chances de elas estarem relacionadas com a falta de ingestão de água. É importante lembrar que a dor de cabeça é um dos principais sintomas da desidratação.

Ajuda na prevenção de problemas renais

Existem determinadas condições de saúde que estão diretamente relacionadas com a quantidade de água consumida, uma delas, diz respeito às pedras nos rins. Aponta-se que o risco seja maior quando existe a ingestão inferior do que o recomendado. Além disso, a quantidade ideal contribui com um bom funcionamento renal.

benefícios da agua

Contribui com a pele, cabelos e unhas

Cremes e géis podem ser opções viáveis quando se trata de estética, porém, é indispensável ter consciência de que tudo o que é consumido, até mesmo a água, tem um grande impacto no cabelo, unhas e na pele. É o caso do consumo adequado de água, que contribui com que a pele e o cabelo fiquem mais hidratados e as unhas mais fortes.

Potencial para contribuir com o intestino

O baixo consumo de água pode contribuir com a constipação, que consiste na desconfortável dificuldade para evacuar, ou seja, o intestino preso. É importante observar nesse contexto que as fibras alimentares, presentes principalmente em diversas frutas e vegetais, podem contribuir com o trânsito intestinal, porém, caso não exista consumo adequado de água, o problema da constipação também pode surgir ou piorar!

Principais indícios da desidratação

Há pessoas que não tomam a quantidade adequada de água por não possuírem o hábito, não gostar ou até mesmo por se esquecerem. Os motivos podem ser variados, mas é fato que a falta de água pode ser muito maléfica para o organismo, até o ponto em que se torna insuportável. Os principais sintomas da desidratação são:

  • Irritabilidade;
  • Tontura;
  • Prisão de ventre;
  • Pele, lábios e cabelos ressecados;
  • Sede constante;
  • Cansaço;
  • Falta de lágrimas;
  • Dores de cabeça;
  • Forte desejo por doces;
  • Urina de forte odor e coloração escura;
  • Queda de cabelo.

Apesar de ser fundamental, ela não deve ser consumida de forma exagerada, pois o excesso de água no organismo pode ocasionar a hiponatremia, a queda de quantidade de sódio no sangue, que entre seus sintomas inclui vômitos, dores de cabeça, fadiga e até problemas cardiovasculares. Mas estima-se ser muito difícil um indivíduo chegar a tais condições em que exceda a quantidade de água adequada.

Outro cuidado além da quantidade de água consumida é evitar o contato com a água contaminada, pois há várias doenças que são transmitidas através desse meio, como a leptospirose, a amebíase, a giardíase e a dengue. É necessário buscar sempre ter água apropriada para o consumo, que é a água potável, o que pode ser obtido por filtros de água.

Existem diferentes tipos de filtros de água, sendo os principais o de barro, o de torneira e o purificador, que possuem diferentes maneiras de barrar os resíduos presentes neste líquido.

Algumas curiosidades e mitos sobre a água

É comum encontrar ao longo dos anos histórias cômicas a respeito deste importante recurso, alguns fatos, apesar de soarem estranhos, se tornam curiosidades incríveis, outros, não passam de mitos. A seguir confira os principais mitos e curiosidades a respeito da água:

  • A água compõe cerca de 31% dos ossos humanos;
  • É a única substância natural que pode ser encontrada em três diferentes estados físicos: líquido, sólido e gasoso;
  • 22 de Março é o dia mundial da água;
  • 70% da água utilizada no mundo é para a agricultura;
  • O Brasil tem cerca de 12% de água doce do planeta;
  • O ser humano não conseguiria sobreviver por mais de uma semana sem consumir água.

Mito: beber água demais é uma boa maneira de desintoxicar o organismo.
Não é comprovado que o aumento do consumo de água deixa o corpo mais limpo, mas sim que isso pode prejudicar o funcionamento dos rins.

Mito: A transparência da urina é um ótimo sinal.
Na verdade a urina transparente é um indicador de que a bexiga estava cheia. O que realmente é um bom indicador de hidratação é a urina amarela de tom claro.

Mito: a quantidade ideal de água a ser consumida é 2 litros
Essa é a quantidade recomendada, podendo considerar-se como a quantidade mínima que deve necessariamente ser consumida todos os dias, mas a verdadeira quantidade ideal é algo que varia de acordo com cada organismo.

Conforme apresentado ao longo dos tópicos, a água é um recurso simplesmente indispensável e neste cenário, conhecer a sua importância é fundamental não apenas para tomar a quantidade adequada, como também para compreender a necessidade de preservação e do impacto que sua ausência pode ter, não apenas para os seres humanos, mas para todo o planeta.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário