QC Saúde
Kefir de Água

Kefir de Água: entenda tudo sobre essa maravilha da natureza

Para os intolerantes à lactose ou que preferem evitar a parte gordurosa do leite, o Kefir de água é uma ótima alternativa. Apesar de ser pouco conhecido, este tipo de bebida mantém os mesmos benefícios da maneira tradicional, feita com o leite.

Para ter ideia, a palavra é de origem turca e significa “bem-estar”. O lactobacilo é de origem asiática, bem como a Europa Oriental. Antigamente, o Kefir era apelidado de grão da vida, especialmente por conta de suas vantagens.

Kefir de Água

Quer conhecer quais são? Continue com a leitura deste artigo e confira tudo sobre o Kefir.

O que é kefir de água?

O Kefir de água é um alimento conhecido como probiótico, produzido a partir de grãos bem transparentes, que são fermentados com açúcar mascavo, água ou leite. Ele pode ser usado com água de coco ou sumo também, mas os dois tipos anteriores são mais comuns.

Os grãos de Kefir são formados por leveduras e bactérias boas. Quando passam pela fermentação, essas bactérias se alimentam dos açúcares contidos na água e liberam uma ótima quantidade de vitaminas e nutrientes.

Propriedades nutricionais do Kefir

A bebida feita com água possui menos nutrientes do que a tradicional, feita com leite. Mas, ainda assim, o Kefir com água acaba por ser uma ótima opção. Abaixo, confira suas principais propriedades nutricionais:

  • Vitamina B1: aumenta a energia, combate o estresse e protege o fígado;
  • Vitamina B12:atua na saúde sanguínea e no sistema nervoso;
  • Vitamina K:fortifica os ossos, auxilia o bom funcionamento cerebral e ainda ajuda na prevenção do câncer;
  • Vitamina K12: ajuda a evitar osteoporose e doenças cardíacas;
  • Biotina: age na formação das unhas, do cabelo, da pele.

Ou seja, percebe-se que o Kefir de água conta com uma série de benefícios à saúde. Portanto, o ideal é tomá-lo diariamente. No fim do texto, você verá uma receita muito bacana sobre como tomar o Kefir com água. Continue com a leitura.

Quais são os benefícios do Kefir de água?

O Kefir possui lactobacilos e outras bactérias que têm a capacidade de potencializar a quebra de proteínas, que possivelmente causariam alergia ao sistema digestivo.

Dessa maneira, o grão milagroso diminui o índice alérgico dessas proteínas e, com isso, diminui as chances de uma alergia alimentar, por exemplo. Abaixo, confira outros benefícios que o Kefir proporciona à saúde humana.

Age como um antiviral

Uma vez que fortalece o sistema imunológico, o Kefir também impede gripes, resfriados e também alivia os sintomas de doenças infecciosas, especialmente em pacientes com dificuldade de fortalecer o sistema imune.

Atua como anti-inflamatório

Algumas pesquisas observaram o probiótico na prevenção contra doenças seriamente prejudiciais, como a artrite, cancro, e outras implicações cardíacas causadas por inflamação crônica do organismo.

Melhora a saúde do cabelo e da pele

O uso de Kefir pode ajudar na absorção de nutrientes importantes aos fios capilares, deixando as madeixas mais livres, leves e brilhosas. Ainda assim, o couro cabeludo fica bem nutrido, algo que pode ser visível com apenas duas semanas de uso do probiótico.

Por contar zinco e fósforo em sua composição, a bebida previne e alivia as ocasiões de queda de cabelo ou caspa, bem como outras dermatites.

Em relação à pele, o grão da vida atua diretamente contra o surgimento de fungos ou bactérias prejudiciais à saúde. Deste modo, o Kefir promove a elasticidade da pele, rejuvenesce e reduz as implicações causadas pelos raios solares, como manchas e rugosidade.

Ainda assim, quando utilizado corretamente, o grão da vida diminui as micoses, acnes e psoríase.

Previne transtornos mentais e nervosos

Algumas implicações atreladas ao sistema nervoso podem estar diretamente ligadas ao índice de inflamação no intestino, de acordo com estudos. Ou seja, manter a flora intestinal equilibrada e, ao mesmo tempo, saudável, pode auxiliar na produção de dopamina e serotonina.

Os dois citados acima são neurotransmissores que agem de forma direta contra os sintomas de depressão e ansiedade, bem como síndrome do pânico. Deste modo, esses neurotransmissores são formados, em boa parte, pelo intestino e posteriormente se comunicam com as células cerebrais, por meio do sistema nervoso central.

Esse tipo de processo acontece também com o Mal de Alzheimer, assim como o Mal de Parkinson, pois podem agravar a partir dos radicais livres. Sendo assim, alguns dos tipos de lactobacilos oriundos do Kefir agiram de maneira eficaz no combate a esses radicais.

Reduz o colesterol ruim

Alguns estudos recentes mostraram que as bactérias boas e os lactobacilos encontrados no Kefir atuam diretamente na redução de alguns níveis de colesterol ruim, conhecido cientificamente como LDL. Ainda desse jeito, a bebida não alterou em nada o nível do colesterol bom, HDL.

Nas pesquisas feitas, constatou-se que o colesterol total do fígado também diminuiu quando comparado com o período em que não era consumido o Kefir.

Ainda não existe uma explicação exata sobre a procedência desse fato, mas algumas hipóteses indicam que o colesterol também pode ter sido assimilado pelas bactérias, bem como o colesterol se incorpora à parede celular das células das bactérias.

Entretanto, o que deve ser analisado é que a bebida diminuiu consideravelmente as chances de d7oenças, como a famosa gordura no fígado.

Como preparar e armazenar o Kefir de água?

O Kefir pode ser preparado sem muitos segredos, uma vez que utiliza água, açúcar mascavo em sua composição. Deste modo, você vai precisar de alguns grãos de Kefir.

Veja o passo a passo do preparo:

Pegue um recipiente limpo (um pote com tampa), encha-o de água e coloque uma colher de grãos de Kefir. Posteriormente, adicione uma colher de sopa de açúcar mascave, tampe o pote e deixe fermentar por 24h.

Portanto, a maneira de armazenamento do Kefir também é simples, pois o mesmo deve ficar dentro da geladeira ou em algum local fresco, livre do contato com a luz solar.

O tempo de fermentação é de 12 a 36 horas, nunca ultrapassar este horário, para que os grãos não apodreçam.

Como consumir kefir de água

Para tomar o Kefir, basta coar a água fermentada e tomá-la durante todo o dia. Os benefícios começam a surgir logo depois da segunda semana de uso. Percebe-se que as pessoas começam a notar a melhora da sua expressão, brilho do cabelo, energia corporal, dentre outras características positivas.

 

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário