QC Saúde

Koubo: conheça o poderoso extrato da Pitaya!

Você já ouviu falar do Koubo? Embora existam divergências e escassez em torno de seus aspectos, é categorizado como o extrato da pitaya. Sabe-se que há vários anos plantas são testadas e usadas por seus potenciais benéficos para a saúde. No caso do koubo, é muito usado especialmente para atender necessidades de perda de peso. Ao longo desse texto, confira mais informações sobre o Koubo.

Características do Koubo

O Koubo (Cereus sp.), faz parte da família Cactaceae e tem maior cultivo no nordeste brasileiro, já que tem origem em locais de climas mais quentes. Conforme será visto adianta, é apontado em alguns locais como a “fruta que emagrece”, sendo um forte aliado para quem deseja perder peso.

Trata-se de um extrato da Cactácea Cereus sp, a conhecida Pitaya, que por mais que não seja uma fruta frequentemente consumida em diversos locais, tem a capacidade de levar não apenas mais sabor e cor para o cardápio das pessoas, como também inúmeros benefícios.

Sendo assim, não se assuste ao pesquisar por koubo e encontrar fotos da pitaya. É um fator capaz de gerar dúvida nas pessoas, pois ambos são usados para fins fitoterápicos. No entanto, são diferentes, uma vez que o koubo, por ser um extrato, apresenta algumas características distintas.

A relação do Koubo com o emagrecimento

Há muitos anos as plantas são utilizadas para tratamentos fitoterápicos. No entanto, as vantagens notadas não estão ligadas apenas no tratamento e prevenção complementares de enfermidades, pois podem ser utilizadas com outros objetivos, por exemplo, para alcançar a perda de peso.

O emagrecimento com auxílio das plantas, normalmente conta com dois caminhos, com o uso de plantas que estimulam o metabolismo ou as que promovem a saciedade, atuando principalmente na moderação do apetite, o que tem como consequência, uma ingestão menor de calorias.

Neste cenário, o koubo apresenta uma propriedade que recebe o nome de tiramina, que contribui com a amenização dos picos de fome, ou seja, promove a saciedade. Ainda mais, apresenta efeito termogênico, que auxilia no estímulo do metabolismo. Dessa maneira, seu conjunto de propriedades é um grande aliado para eliminar as gorduras.

Raramente os produtos que levam o extrato de koubo em sua composição estão disponíveis nos balcões das farmácias. Normalmente, são prescritos opções manipuladas. Por esse motivo, a orientação médica é indispensável.

Inúmeras farmácias comercializam as plantas de diversas formas, por exemplo, em gotas ou cápsulas. Apesar dessa alta comercialização, é indispensável ficar atento aos selos de regularização e ter orientação médica, para que o uso não seja estabelecido de forma incorreta e nociva para a saúde. Afinal, alguns locais podem vender produtos com a matéria prima adulterada para atingir a demanda.

Benefícios do koubo

Além da sua notória contribuição para a perda de peso, o koubo contém ácidos graxos, como ômega 9 e 6, que ajudam a aumentar a concentração do que é considerado o bom colesterol. É preciso lembrar que o excesso de colesterol ruim, é um dos principais fatores que abrem portas para as doenças que acometem o sistema cardiovascular e causam complicações graves, especialmente por comprometer as artérias.

Já a presença de vitamina C, tem ação antioxidante, que retarda a ação dos radicais livres. Quando presentes de forma desequilibrada, apresentando excesso, os radicais livres podem ser nocivos para a saúde, pois acometem células sadias do organismo e tem como um dos resultados o envelhecimento precoce dos tecidos. Por essa razão, consumir alimentos que contem com ação antioxidante pode ser muito benéfico.

Conheça os benefícios da pitaya

De acordo com o que foi apresentado anteriormente, aponta-se que o koubo seja um extrato da pitaya, que também é conhecida como fruta do dragão por seu aspecto escamoso. A fruta pode ser encontrada em mais de uma tonalidade, sendo a de polpa branca com casca rosada a mais consumida. A seguir, confira algumas vantagens que o consumo pode proporcionar:

Auxilia no controle de diabetes

As fibras que fazem parte da composição da pitaya, contribuem com que os níveis de açúcar no sangue não fiquem muito altos. É uma vantagem para pessoas que são acometidas pelo desequilíbrio glicêmico, que pode apresentar diversos sintomas desagradáveis.

Fortalece o sistema imunológico

Entre as propriedades da pitaya, é possível encontrar a vitamina C, que contribui com o reforço do sistema imune. Lembrando que esse sistema tem a grande responsabilidade de proteger o organismo, contra a atividade de agentes nocivos, tais como vírus e bactérias.

Aliada para as dietas

Não é apenas o koubo, extrato da pitaya, que é vantajoso para quem está realizando dietas. A fruta também apresenta suas vantagens, uma vez que tem baixo teor calórico e também apresenta atividade termogênica, que estimula o metabolismo e consequentemente, uma queima de gordura mais rápida.

Favorável para o sistema digestivo

A fruta do dragão estimula um melhor funcionamento do sistema digestivo, amenizando sintomas de condições desconfortáveis, tais como a constipação e dores abdominais.

A contribuição das frutas para as dietas, naturalmente, não é igual em todos os casos. Dependendo de suas metas, alguns tipos podem ser mais indicados do que outros. Para ter um cardápio adequado para atender suas necessidades e objetivos, não se esqueça de buscar um nutricionista.

Conforme visto ao longo deste texto sobre o koubo, aponta-se que o extrato da pitaya apresente grandes vantagens para as pessoas que desejam perder peso, especialmente por sua ação termogênica e por promover a sensação de saciedade, o conjunto de propriedades desse extrato, ajuda na queima de gordura. A pesar desses fatores vantajosos, não é indicado para portadores de diabetes. Lembre-se que é importante aliar o seu consumo com uma dieta saudável e equilibrada, pois é uma ótima maneira de garantir resultados mais eficazes e seguros para a sua saúde.

No entanto, é preciso estar atento ao selo de autenticidade ao buscar produtos farmacêuticos. Na grande maioria das vezes, ao ser prescrito, requer manipulação sob a orientação profissional. Por essa razão, é preciso ter cautela e sempre buscar suporte médico, adquirindo em farmácias de manipulação de confiança, que provavelmente podem ser indicadas pelo médico.

Deixe seu comentário