QC Saúde

Maçã: suas variedades e benefícios

Sem dúvidas, a maçã é uma das principais frutas consumidas pelos brasileiros. A fruta não apresenta apenas uma aparência avermelhada marcante, como também o sabor levemente adocicado e benefícios diversos para o organismo. Nos tópicos ao longo deste texto, será possível obter informações em torno do cultivo da maçã, principais variedades e suas vantagens para a saúde!

Variedades de maçã

Provavelmente você já provou ou ouviu falar sobre as variedades de maçã. Por mais que a de aspecto avermelhado seja alvo de grande escolha em muitas regiões brasileiras, é interessante ter conhecimento de outros tipos, tais como:

Maçã verde: apresenta um sabor mais azedo, porém, é apontada como a variedade que apresenta o melhor teor de fibras. Ainda mais, aponta-se que seja a que menos tenha carboidratos;

Maçã Fuji: se por um lado tem uma quantidade menor de fibras e suculência, por outro, a maçã de coloração esverdeada, a Fuji, apresenta um teor notável de vitamina C;

Maçã gala: é uma das variedades mais adocicadas, com um grande teor de açúcares. Apresenta uma rica proporção de quercetina, um composto presente nas maçãs, que contribuem com a prevenção de enfermidades cardiovasculares;

Maçã red: também conhecida como maçã argentina, sua coloração é avermelhada e seu gosto é adocicado. Apesar desses fatores e da fácil digestão que esse tipo de maçã proporciona, não apresenta quantidades de benefícios que a distinguem de forma notável dos outros tipos.

Benefícios da maçã

As variedades da maçã também dizem respeito aos seus benefícios. Naturalmente, há diferenças nas proporções de certas propriedades e dessa forma, podem se diferenciar em relação às suas vantagens. Confira a seguir as principais:

Níveis altos de fibra

A maçã verde, conforme citado anteriormente, é a mais azeda, porém, é a mais rica em fibras. O seu alto teor de fibras favorece a sensação de saciedade e o funcionamento do intestino. Lembrando que, para evitar que a fruta prenda o intestino, é indicado consumi-la com casca.

Riqueza em vitamina C

O fato de que a vitamina C é famosa por suas vantagens, é conhecido por muitas pessoas. Entre as maçãs, a Fuji, é uma das que mais apresentam essa propriedade, contribuindo assim com o fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças. Por conta do seu alto teor de açúcar, é recomendado combiná-la em diferentes receitas.

Ajuda a prevenir doenças cardíacas

A quercetina presente nas maçãs, principalmente na gala, é um ajudante potente na prevenção de doenças que podem acometer o coração. Apesar desse fator, é preciso moderar no consumo ou combinar com outros ingredientes saudáveis, pois apresenta uma alta taxa de açúcar.

Possui ação antioxidante

A ação antioxidante da maçã contribui com o retardamento da ação dos radicais livres. É importante citar que quando os radicais livres estão em níveis normais, eles não são nocivos para o organismo. No entanto, a grande incidência acomete as células sadias do corpo e favorece o envelhecimento precoce dos tecidos.

Ameniza os níveis de colesterol

A pectina é um tipo de fibra solúvel que está presente na maçã. Algumas pesquisas demonstram que essa fibra seja capaz de amenizar os níveis do colesterol classificado como ruim. Vale lembrar, que o colesterol alto é um dos principais fatores que aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

Como consumir maçã

É muito fácil adicionar a maçã ao seu cardápio. É uma fruta versátil e que pode ser facilmente encontrada em muitas feiras e mercados, normalmente, com preços acessíveis.

A maçã pode ser consumida não apenas in natura, como também em vitaminas, sucos, geleias, no famoso crumble de maçã, tortas, bolos, entre os mais diversos pratos. No caso da maçã gala, por exemplo, ela pode ser usada em saladas e molhos por ter um sabor com um leve aspecto de baunilha.

É importante lembrar: para usufruir dos benefícios das maçãs, é indispensável estar atento às condições da casca e consumir das maneiras mais saudáveis possíveis!

Como cultivar maçã

Estima-se que mais de 70% da maçã produzida no Brasil tem como finalidade o consumo in natura. As principais variedades consumidas e produzidas são a gala e a Fuji, entre seus clones de outras colorações. Em relação ao clima, aponta-se que seja uma fruta típica de clima temperado, ou seja, com temperaturas moderadas.

A exigência da planta ao frio é pequena, de qualquer forma, informações indicam que apresenta boa tolerância em condições de inverno mais severas. No entanto, naturalmente, nem todas as cultivares apresentam a mesma tolerância.

No que diz respeito a resistência de armazenamento, a Fuji é superior nesse quesito. Frutos clones dessa cultivar, como a Kiku e Fuji suprema, apresentam coloração mais avermelhada e podem facilmente ser reconhecidos.

É o que vem ocorrendo também de forma gradativa com a variedade Gala, com os clones Galaxy, Royal Gala e Imperial Gala, que também são mais avermelhados. Já no que diz respeito a colheita, enquanto no caso da gala os frutos apresentam colheita entre os meses de janeiro e fevereiro, os frutos da Fuji possuem produção entre os meses de abril e maio.

É indispensável que ao pensar no pomar, a princípio, o plantio de mudas exertadas e saudáveis seja realizado, em sementes da macieira ou em porta-enxertos clonais. A variação também acomete a produtividade, depende muito das condições do pomar no que diz respeito ao manejo, tipos de cultivares e espaçamento.

Você conhecia essas principais variedades e os benefícios da maçã? Levando em conta a frequente presença dessa fruta no cardápio diário de muitas pessoas, até mesmo de crianças, é importante conhecer não apenas as variedades e distinções, como também os principais benefícios proporcionados pela fruta.

As vantagens de maior destaque ao falar da maçã, sem dúvidas, são as fibras e vitaminas, capazes de desempenharem um importante papel para a prevenção de diversas doenças. Lembre-se que antes de comprar a maçã, é imprescindível avaliar as condições da casca. Afinal, a casca também é uma boa fonte de fibras e devem ser bem lavada para o consumo.

Se tiver dúvidas sobre o cultivo, consumo e benefícios da maça, deixe nos comentários!

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário