QC Saúde
Matcha

Matcha: conheça benefícios e vantagens do consumo

No mercado, há inúmeros tipos de chá, e boa parte deles estão relacionados ao emagrecimento. Entre os principais, destaca-se o matcha, um chá verde e de origem japonesa, que é encontrado na forma de um pó.

Além do fator emagrecedor, o matcha tem propriedades relacionadas a outros efeitos benéficos para o organismo, tais como a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), e atua na prevenção contra o câncer e no aumento da energia corporal.

Por esse motivo, preparamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o matcha. Portanto, continue com a leitura e não perca mais nenhum detalhe. É só passar para a próxima etapa.

Matcha emagrecedor

Boa parte das pessoas deseja perder alguns quilinhos, sejam eles adquiridos no churrasco de fim de semana ou durante a vida. Por se tratar de um chá verde, o matcha possui catequinas em sua composição, elemento chave na hora de emagrecer, fato comprovado pela ciência.

De acordo com um estudo divulgado em 2005 no American Journal of Clinical Nutrition, as catequinas realmente proporcionam a queima de gordura. Neste caso, o efeito do chá foi avaliado durante o estudo. Além disso, chás que possuíam cafeína também foram analisados.

O resultado foi que os indivíduos que tomaram o chá verde com altas doses de catequina atingiram a eliminação de peso mais rápida do que os que tomaram uma bebida com baixas quantidades da substância.

Os primeiros analisados perderam aproximadamente 2,5 kg, enquando os outros eliminaram apenas 1,3 kg.

Matcha

Potencializa a queima de gordura

Ainda analisando o fator emagrecedor do matcha, cabe ressaltar outro estudo divulgado há pouco tempo, no mesmo jornal da pesquisa anterior. Neste caso, revelou-se que tomar chás verdes pode sim potencializar a queima de gordura.

Entretanto, o fato acontece a partir de uma rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Os estudiosos constataram que pessoas saudáveis que tomavam a bebida durante treinamentos de intensidade moderada apresentaram um aumento de 18% na taxa de emagrecimento.

Poucas calorias em uma boa bebida

Ingerir  o matcha no lugar de outras bebidas como o café com leite, por exemplo, ou até mesmo o chocolate,  pode ajudar bastante na redução da quantidade de calorias ingeridas durante o dia. Para quem vive em dietas restritas, a bebida verde acaba sendo uma mão na roda, já que possui sabor acentuado e agradável.

Enquanto uma porção do matcha tem apenas 3 calorias, uma xícara de capuccino multiplica as calorias para 74, uma vez que uma xícara de leite desnatado com chocolate possui 140. E olha que estamos falando do leite desnatado, com zero gordura.

Diminuição da retenção hídrica

Retenção de líquido é quando você está com aparência inchada, com pouca motivação e sobrepeso. Neste sentido, o matcha possui efeito diurético, capaz de eliminar litros de água desnecessários no organismo.

Sendo assim, o mesmo ajuda a perder o excesso de peso, elimina o inchaço e, sobretudo, emagrece!

Estimula o metabolismo

A partir de um estudo publicado em 1999, constatou-se que o consumo do chá verde contribui para que o metabolismo seja altamente estimulado e, por decorrência disso, para que o procedimento de queima de gordura no corpo possa acontecer de forma rápida e saudável.

Aumenta a sensação de saciedade

Quando comemos bem e nos sentimos satisfeitos, a chance de engordar diminui drasticamente. Entretanto, isso só se torna possível quando comemos os alimentos ideais, saudáveis e ricos em fibras.

Tomar o chá matcha pode contribuir nesse ponto tão importante. Isso acontece porque há um antioxidante chamado de EGCG (epigalocatequina) que estimula a liberação de outro hormônio chamado de CCK (colecistocinina), que, por sua vez, é incumbido por encaminhar ao cérebro a informação de que o estômago está cheio.

Assim sendo, o fator também auxilia para a regularização das taxas de açúcar na corrente sanguínea no nosso organismo.

Vantagens Matcha

Até então vemos o quanto o matcha é benéfico à saúde humana, já que possui excelente efeito emagrecedor. No mais, ele também estende suas vantagens para outros setores da saúde, como o combate ao câncer, por exemplo.

A razão para isso é que a bebida contém diversos antioxidantes, como o EGCG já mencionado. A questão é que a substância faz parte do grupo das catequinas, que age como um anticancerígeno.

O fato foi comprovado em uma pesquisa realizada no ano de 2003, na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos. O estudo constatou que uma xícara do chá matcha possui 137 vezes mais ECGC do que outros tipos de chá da mesma categoria.

Pessoas acometidas de implicações relacionadas ao colesterol também pode se beneficiar a partir da ingestão do chá matcha. É que, segundo uma pesquisa publicada em 2011 no American Journal of Clinical Nutrition, os chás verdes ajudam de forma significativa a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no organismo.

A bebida quente ainda possui números cinco vezes maiores que outros tipos de chá verde de L-teanina, um aminoácido que potencializa a atividade das ondas alfa no cérebro, ligadas ao relaxamento, bem como a concentração, ao alívio de estresse e à diminuição da pressão arterial.

Além do mais, a usabilidade do chá matcha também está ligada a outros benefícios, tais como o antienvelhecimento, combate a inflamação e oxidação do organismo.

Efeitos Colaterais matcha

Assim como todo produto encontrado no mercado, o matcha também possui efeitos colaterais. Embora a bebida seja considerada segura, é necessário tomar alguns cuidados durante o consumo.

Isso porque o máximo de xícaras recomendadas do chá é de 5 por dia. Sendo assim, o uso indiscriminado do produto pode causar náuseas, dores no estômago, insônia, dores de cabeça, diarreia, azia e irritabilidade.

Como tomar matcha

Uma das formas mais saudáveis de tomar o chá matcha é ingerr a sua versão orgânica, que não passar por processos artificiais ou adição química, como fertilizantes, herbicidas, dentre outros compostos químicos.

Como o chá é comercializado na forma de pó, para prepará-lo é melhor ferver um pouco de água potável, aguardar aproximadamente cinco minutos para que ela esfrie e então misturar com o matcha devidamente separado.

Caso você opte por adicionar o chá na água enquanto ela ainda estiver fervendo, o sabor da bebida pode não ser muito agradável ao paladar. Ainda assim, também é possível acrescentar o Matcha em pó em receitas preparadas à base de chá verde como sorvetes, biscoitos, bolos e iogurtes.

E aí, você já experimentou o matcha? Conte para a gente a sua experiência.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário