QC Saúde

Benefícios do Nabo

Integrante da família das brássicas, o nabo é um vegetal que não tem muita fama entre os brasileiros, mas que oferece diversos benefícios para o organismo. Os mais consumidos são o nabo comprido e o nabo francês, porém, em lojas de produtos orgânicos, a variedade é muito rica. Neste texto, você poderá conferir suas vantagens e principais formas de incluir em seu cardápio!

Benefícios do nabo

O nabo tem um baixo teor calórico, ao mesmo tempo em que reúne um número de propriedades benéficas para o organismo. Por exemplo, ele é rico em fibras, vitamina C e cálcio. Quer conferir mais propriedades e conhecer suas vantagens? Veja a seguir!

Nabo para o intestino

As fibras podem ser grandes aliadas do trânsito intestinal, amenizando principalmente a constipação. No entanto, é essencial citar que para que as fibras atuem de forma benéfica para o seu organismo, é indispensável manter a hidratação em dia. Ao deixar a água de lado, o efeito pode ser o contrário e causar grande desconforto.

Nabo para a pele e o cabelo

Por causa de suas propriedades, especialmente vitaminas como a C, o nabo se torna um poderoso antioxidante. Dessa maneira, ele contribui para retardar a função dos radicais livres, que atacam células saudáveis do organismo. Ainda mais, todo esse conjunto, ainda proporciona a prevenção de rugas e saúde dos fios!

Nabo para perda de peso

Comumente, quem busca reduzir o peso, busca pro opções mais saudáveis e que tenham um valor calórico vantajoso. Saiba que o nabo pode ser um excelente aliado para o seu cardápio, pois além de ser um vegetal versátil, ele é altamente nutritivo e possui um baixo valor calórico. A vantagem não para por aí, pois o nabo ainda contribui com a sensação de saciedade!

Nabo para glicose

Esse é outro benefício proporcionado pelas fibras, entre outras propriedades do nabo! É um alimento capaz de contribuir com que os níveis de glicose no sangue apresentem maior estabilidade.

Nabo regula a pressão?

O potássio presente no nabo ajuda a estabilizar os níveis da pressão arterial, principalmente quando estão altos. Muitas pessoas sofrem de hipertensão, lembrando que a pressão arterial alta é uma grande vilã ao se tratar de problemas cardiovasculares.

Como utilizar nabo no dia a dia?

Como dito anteriormente, o nabo é um alimento muito versátil, pode ser cozido, assado e até mesmo frito! Além disso, suas folhas também podem ser usadas. A seguir, confira algumas receitas e veja como é simples introduzi-lo em sua dieta:

Sopa de legumes com nabo

1 cebola
2 batatas grandes
2 cenouras médias
2 cravos da índia
8 vagens grandes
Sal a gosto
1 mandioquinha
1 nabo pequeno
1 colher (sopa) de parmesão ralado
1 tomate sem sementes e pele

Preparar sopa de legumes com nabo

Não se esqueça de cortar todos os legumes em pequenos pedaços. Adicione-os em uma panela funda e cubra com água. Acrescente a cebola, 2 cravos espetados e um pouco de sal. Deixe cozinhar em fogo baixo em torno de 3 horas para que os legumes apresentem maciez.

Em seguida, retire a cebola com os cravos espetados e sirva! Use o queijo ralado para polvilhar ou acrescente massa para sopa 20 minutos antes de tirar do fogo.

Omelete de folhas de nabo

Azeite de oliva
2 ovos
Sal a gosto
1 fatia de presunto picada
2 fatias de queijo mussarela picadas
2 dentes de alho
2 xícaras de folhas de nabo picadas

Omelete de folhas de nabo modo de preparo

Comece batendo os ovos, mas dê preferência às claras, tempere da maneira que preferir com sal. Posteriormente, acrescente o queijo e misture bem. Em seguida, refogue o presunto e o alho em fogo baixo, sem deixar que dourar.

Adicione as folhas de nabo e deixe refogar por em torno de 5 minutos. Após esses passos, tampe a panela e aguarde 3 minutos com o fogo desligado. Depois desses minutos, ligue-o novamente, acrescente o queijo com os ovos e misture pouco a pouco até que o fundo frite levemente. Mexa um pouco a frigideira para soltar, se preferir divida ao meio antes de servir.

KIMCHI com nabo

1 nabo branco grande
2 acelgas
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
Pimenta vermelha em pó a gosto
1 maço de cebolinha verde

Como preparar kimchi com nabo?

Pré-preparo: comece cortando as folhas de acelga no meio adicione sal de ambos os lados das folhas e organize-as em uma pilha, deixando dessa maneira em torno de quatro horas.

Para o preparo, após esse tempo, lave bem as folhas de acelga para retirar o sal em excesso. Em um recipiente, coloque as folhas de acelga, o nabo cortado em fatias, o gengibre ralado e a pimenta a gosto. Tampe o recipiente e deixe-o fora da geladeira de um dia para o outro, em seguida, sirva!

Esse é um prato típico coreano, para quem aprecia essa culinária ou deseja experimentar algo diferente. O indicado é que seja servido como entrada ou como acompanhamento de peixes. Deve ser conservado na geladeira.

Como cultivar nabo

O cultivo desse vegetal tem como uma das principais características a preferência por um clima mais ameno, mas acredita-se que possa ser plantado o ano todo. Um solo bem drenado, com baixa acidez e fertilidade média são indispensáveis para um bom desenvolvimento, assim como a necessidade variada de água em diversos períodos durante o crescimento.

Não se esqueça de se certificar da drenagem do solo e das irrigações frequentes, para impedir que ele apresente total escassez. Acompanhe o desenvolvimento e o estado do espaço, para que caso apareçam ervas daninhas, seja possível limpar sempre que possível.

Você conhecia todos esses benefícios e aspectos do nabo? Conforme foi visto nesse texto, seus benefícios são devido às diversas propriedades que apresenta, em especial, a vitamina C, as fibras e o potássio. Ainda mais, é um vegetal com um baixo teor calórico, o que e favorável para pessoas que desejam perder peso.

Ele pode ser consumido de diversas formas, incluindo suas folhas. Quando cru, por exemplo, em saladas, o sabor pode ser mais picante, porém, ao ser cozido, o sabor passa a ser mais leve. Aproveite para incluir esse alimento no seu cardápio e usufruir de seus benefícios.

Deixe seu comentário