QC Saúde
Remédio caseiro para desinchar

Melhor remédio caseiro para desinchar: dicas e receitas

Diversos problemas de saúde estão relacionados com o surgimento de inchaço no corpo. No calor, esse excesso de retenção de líquidos acumulados entre as células piora. Existem diferentes remédios no mercado que agem diretamente nesse acúmulo de líquido, mas também existem opções mais naturais. Hoje você vai aprender mais sobre remédio caseiro para desinchar e como fazer alguns. Fique ligado!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, sentir-se inchado é muito comum. O relato de pessoas que apresentaram inchaços nas pernas e no corpo todo aumenta a cada dia nos consultórios de Endocrinologia.

Os casos de aumento de inchaço são relatados com maior frequência no verão, pois é quando ocorre a vasodilatação. São muitas causas que fazem com que o nosso corpo retenha esses líquidos em excesso e tenha principalmente dificuldades em descartá-los.

Além do tratamento médico, existem remédios feitos de maneira natural que possuem um efeito extremamente benéfico. O remédio caseiro para desinchar pode ser feito facilmente com ingredientes totalmente acessíveis. Listamos alguns dos mais importantes deles. Prepare-se!

Quais são os fatores que causam o inchaço?

O acúmulo de líquidos no corpo provoca edemas que podem ser sentidos em diferentes regiões. As mais comuns e que inclusive são as mais relatadas nos consultórios são as regiões das pernas e dos pés.

Existem fatores importantes responsáveis por essa retenção de líquidos, os principais são:

  • Alta ingestão de sódio nas refeições;
  • Insuficiência do sistema circulatório;
  • Distúrbios da menstruação;
  • Deficiência de vitaminas e minerais;
  • Má circulação;
  • Falta de atividades físicas;
  • Problemas renais;
  • Problemas cardíacos;
  • Pressão alta;
  • Estresse;
  • Doenças no fígado;
  • Problemas pulmonares;
  • Distúrbios da glândula tireoide;
  • Ingestão de alguns medicamentos que provocam a retenção de líquidos como anticoncepcionais.

Se você prefere tomar remédio caseiro para desinchar, então fique de olho nas nossas dicas a seguir e prepare a sua farmácia natural.

Remédio caseiro para desinchar

Remédio caseiro para desinchar: conheça 6 opções

Tomar um remédio caseiro para desinchar ainda é a opção de muitas pessoas que não querem em hipótese alguma ingerir substâncias químicas.

Dentre as diversas opções de remédios mais naturais, os chás ganham disparadamente, por isso, vamos citar também alguns deles para você experimentar.

Veja a seguir, algumas opções.

1 – Chá de dente de leão

Esse chá é riquíssimo em potássio e altamente diurético, especialistas recomendam a ingestão de pelo menos 1 xícara por dia. Além do potássio, o magnésio também está presente, isso faz com que aquele inchaço que aparece na menstruação fique cada vez menor.

Ingredientes

  • 1 colher de dente de leão;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de fazer esse chá

Ferva a água, desligue o fogo e coloque as ervas dentro, deixe descansar por uns 10 minutos. Consuma esse chá em temperatura morna e coado. O ideal é que você beba esse chá apenas uma vez por dia.

2 – Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é excelente para o corpo, principalmente quando falamos em retenção de líquidos. Ele ajuda literalmente no processo de inchaço excessivo do corpo. Isso acontece porque ele age diretamente nos níveis de sódio.

Você pode tomar esse remédio caseiro para desinchar até 2 vezes por dia. Se não quiser beber, não tem problema, você pode mergulhar os seus pés e pernas em uma bacia com água morna e vinagre em partes iguais por aproximadamente 10 minutos.

3 – Chá de erva doce

O chá de erva doce é um excelente remédio caseiro para desinchar, pois ele acaba de maneira eficaz com qualquer retenção de líquido que esteja ocorrendo no corpo. A erva doce tem propriedades que fazem com que as células eliminem esse líquido acumulado através da urina.

Preparar esse chá é muito fácil. Veja!

Ingredientes

  • 1 c. de sopa de erva doce;
  • 200 ml de água.

Modo de fazer esse chá

Fazer esse chá não é nada difícil, você vai precisar apenas ferver esses ingredientes por apenas 5 minutinhos. Tampe a panela em seguida e beba ele morno e coado. Você pode adoçar com açúcar ou mel. Caso seja diabético, utilize os adoçantes recomendados.

4 – Chá de salsa

O chá de salsa é ótimo, pois também possui propriedades diuréticas de grande importância para o corpo. As pessoas sentem que desincham de verdade assim que começam a tomar o chá de salsa. Fazer esse chá é fácil demais, acompanhe a receita a seguir e faça-o!

Ingredientes

  • 2 c. de sopa de erva;
  • 200 ml de água.

Modo de fazer esse chá

Coloque a água no fogo, assim que ela começar a ferver desligue o fogo e acrescente as duas colheres de erva. Deixe de molho por pelo menos 10 minutos.

Coe esse líquido e beba pelo menos umas 3 vezes por dia.

5 – Chá de cavalinha

A cavalinha é um excelente remédio, principalmente para quem está se sentindo um pouco inchado. Essa planta medicinal possui propriedades totalmente diuréticas e que favorecem a produção de urina pelo organismo.

Ingredientes

  • 1 c. de sopa de cavalinha;
  • 1 xícara de água.

Modo de fazer esse chá

A maneira de fazer esse chá é praticamente igual a qualquer outro chá. Você deve ferver essa água, desligar e colocar essa erva. Deixe descansar por 10 minutos, coe e consuma até 3 xícaras por dia.

É importantíssimo que você não consuma a cavalinha por mais de 7 dias.

Mulheres grávidas e pessoas com algum tipo de insuficiência renal ou cardíaca devem procurar um médico.

6 – Chá de alecrim

O chá de alecrim é um remédio caseiro para desinchar muito bom, você pode até achar estranho consumir o alecrim como chá, mas acredite ele é excelente para que o seu corpo elimine os líquidos indesejados.

Existem algumas situações que é fundamental consultar um Médico ou Nutricionista antes de ingeri-lo. Grávidas, crianças e homens com problemas na próstata devem se consultar antes.

Ingredientes

  • 3 c. de sopa de folhas secas de alecrim;
  • 1 x. de água, aproximadamente 200 ml.

Modo de fazer esse chá

Ferva a água, em seguida despeje na xícara e coloque as ervas, espere uns 8 minutos. Filtre esse líquido e beba de 2 a 3 vezes ao longo do dia. Esse chá pode irritar o estômago de algumas pessoas, por isso, é fundamental consultar um médico antes.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário