QC Saúde
Remédio caseiro para indigestão

Remédio caseiro para indigestão: 8 boas opções

Infelizmente nem todas as pessoas conseguem digerir os alimentos corretamente, causando má digestão e diversos desconfortos. Existem remédios alopáticos vendidos em farmácias e também alguns naturais que são excelentes para o sistema digestório. Ingerir um remédio caseiro para indigestão vai te ajudar muito nesse processo. Conheça algumas opções.

Muitas pessoas não sabem, mas existem algumas opções de alimentos e chás que são ótimos para na etapa de digerir os alimentos.

Separamos as melhores opções para você conhecer e de repente experimentar.

Remédio caseiro para indigestão: conheça 8 opções

1 – O amargo Chá feito de boldo

Esse é um dos remédios caseiros naturais encontrado facilmente em diferentes quintais do Brasil.

Esse remédio caseiro para indigestão possui propriedades ótimas que estimulam todo o sistema digestório na produção de ácidos essenciais para digerir os alimentos. Esse chá desintoxica o organismo.

Ingredientes

  • 1 c. (sopa) folhas secas de Boldo;
  • 1 litro (água).

Modo de preparar esse chá

Coloque a água para ferver. Assim que ela levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas do boldo. Espere esfriar e coe esse chá, consuma em temperatura morna.

Médicos indicam que o ideal é consumir meia xícara de chá, antes de todas as refeições ou sempre que achar necessário. Mesmo que o sabor desse chá seja muito amargo, o ideal é não o adoçar de maneira nenhuma, o açúcar dificulta o processo de digestão e contribui para o aumento da fermentação dentro do estômago.

Remédio caseiro para indigestão

2 – Chá tradicional de hortelã

O chá com as folhas de hortelã é utilizado para melhorar a digestão há muito tempo. O ideal é toma-lo logo após as refeições.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) folhas de hortelã, as folhas podem ser frescas ou secas;
  • 1 xícara de chá água bem quente.

Modo de preparar esse chá

Coloque a água para ferver, desligue o fogo assim que ela levantar fervura. Acrescente essas folhas de hortelã e deixe em repouso por no mínimo 5 minutos. Espere ficar um pouco morno e beba.

3 – Chá de erva-doce

Esse remédio caseiro para indigestão pode ser tomado inclusive por mulheres grávidas, pois não é prejudicial para o bebê. As sementes frescas de erva doce são excelentes para melhorar a maneira como digerimos os alimentos, combatendo assim todos os incômodos da indigestão.

Ingredientes

  • 1 c. de chá das sementes presentes na erva doce;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo desse chá

Ferva a água e acrescente as sementes de erva doce. Desligue a água, coe e consuma em temperatura mais morna.

4 – Suco da fruta maçã

O suco da fruta maçã é excelente para essa indigestão, principalmente se esse suco for feito com água com gás. Esse suco te ajuda a eliminar os gases dentro do estômago e facilita a digestão.

Ingredientes

  • 2 maçãs;
  • 50 ml de água com gás.

Modo de preparo desse suco

Na centrífuga, triture as maçãs e depois misture esse suco nessa água com gás. Quem tem dificuldade de digerir alimentos muito gordurosos pode tomar esse suco sem nenhum problema.

É importante lembrar que esses remédios naturais não devem substituir uma consulta ao médico.

5 – Chá de verônica

Não muito popular, o chá de verônica é muito bom para a digestão. Esse remédio caseiro para indigestão possui propriedades excelentes e que eliminam todos os desconfortos causados no estômago.

Ingredientes

  • Meio litro de água;
  • 20 gramas de folhas de verônica.

Modo de preparo desse chá

Coloque a água para ferver, desligue o fogo e coloque a verônica. Deixe tampado por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar, coe e consuma ainda morno, de preferência de 3 a 4 xícaras por dia.

Remédio caseiro para indigestão

6 – Suco de mamão com abacaxi

Essas frutas são excelentes para a digestão, portanto esse remédio caseiro para indigestão pode ser tomado todos os dias. O mamão é excelente para a digestão, pois contém fibra e uma substância chamada papaína, que estimula todos os movimentos peristálticos do sistema digestório, facilitando assim a expulsão das fezes.

O abacaxi por sua vez possui uma substância excelente para a digestão chamada de bromelina, que é totalmente eficaz contra as inflamações presentes pela indigestão.

Ingredientes

  • 2 fatias de mamão o tipo você escolhe, de preferência sem sementes;
  • 3 fatias grossas de abacaxi;
  • 1 copo de 200 ml com água;
  • 1 c. de café de levedo de cerveja.

Modo de preparar esse suco

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Consuma 2 copos por dia e sinta os benefícios.

7 – Chá de capim limão

O capim limão é um verdadeiro remédio caseiro para indigestão. Fazer esse chá é muito fácil e em poucos minutos ele está pronto para ser ingerido.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas picadas de capim limão;
  • 1 xícara de água fervendo.

Modo de preparo

Este chá deve ser consumido antes das refeições, aproximadamente 15 a 20 minutos antes e não deve ser adoçado em hipótese alguma.

Para faze-lo é muito fácil. Ferva a água em uma panela e acrescente as folhas de capim limão. Filtre esse chá e beba logo em seguida ao seu preparo. Mulheres grávidas não devem tomar esse chá.

8 – Suco saboroso de limão

O limão é uma fruta considerada um verdadeiro bálsamo para a saúde. Com diversas propriedades excelentes para a digestão, o limão funciona como um verdadeiro depurador, diminuindo assim todos os incômodos que a indigestão causa no estômago e no intestino.

Além do sistema digestório, o limão também é um excelente remédio para as dores de garganta, resfriados e gripes que acometem o corpo.

Quer tomar um remédio que funcione como um fortalecedor da sua saúde? O limão é uma ótima escolha.

Ingredientes

  • Suco de meio limão, o tipo você escolhe;
  • 1 copo de 200 ml com água;
  • ½ colher de mel.

Modo de preparar o suco

Pegue todos esses ingredientes e bata no liquidificador, isso é basicamente o modo de preparar o seu suco. Após isso, se quiser, você pode coar esse suco para que não fique nenhum pedaço dos ingredientes.

Tome esse suco diariamente, algumas pessoas preferem consumir esse suco, logo que acordam, com o estômago ainda em jejum.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.