QC Saúde
Remédio caseiro para vermes

5 opções de remédio caseiro para vermes

Existem algumas opções de remédio caseiro para vermes que são extremamente eficazes no combate a esses parasitas que atacam o intestino. O diagnóstico para se detectar a presença deles é feito através de exame de fezes. Confira a seguir 7 receitas fáceis de serem feitas e tenha a sua saúde em dia.

Geralmente, os sintomas que acometem as pessoas que possuem verminoses costumam ser bem característicos e são eles muitas vezes usados pelos médicos para fazerem o diagnóstico, pois o exame parasitológico de fezes muitas vezes não são precisos e demoram muito.

Infelizmente, muitas pessoas possuem vermes e nem sabem, pois os exames não são muito precisos. As situações podem se agravar e progredir, levando a pessoa a ter problemas sérios de saúde.

As diversas opções de remédio caseiro para vermes vão te ajudar de maneira natural a acabar com esses parasitas indesejados. Mas é muito importante saber que o tratamento deve ser de maneira continuada, fazendo uma alternância das diferentes ervas, sementes e frutas que existem por pelo menos um prazo de 30 a 45 dias.

É muito importante que você observe a sua saúde de uma maneira geral, como estão as suas fezes, se existem manchas na sua pele, qual a cor da sua língua, se possui muitos gases, dores e cólicas. Esses sinais podem parecer bobos, mas são fundamentais para se chegar a um diagnóstico.

Quais são os principais sintomas das verminoses?

Os vermes são totalmente nocivos a saúde do ser humano e causam doenças chamadas de verminoses. A maioria deles se hospedam nos intestinos, mas podem se alojar em diferentes órgãos como os pulmões, cérebro e fígado.

Existem dois grupos que dividem esses vermes de acordo com as suas características anatômicas. São eles:

Remédio caseiro para vermes

Nematelminto

Ascaris lumbricoides, as famosas lombrigas, o ancilostoma, aqueles que provocam o amarelão na pele, filárias e oxiúros fazem parte dos nematelmintos. Possuem estruturas bem completas, com sistema digestório, corpo liso e cilíndrico, sexos separados e extremidades mais afuniladas.

Platelmintos

Os esquistossomos e as tênias, famosas causadoras das solitárias e da cisticercose fazem parte dos platelmintos. Seu corpo é totalmente achatado e o sistema digestório incompleto. Seu sistema de reprodução na maioria das vezes é hermafrodita.

Tanto homens como mulheres, de qualquer idade, classe social podem ser acometidos pelas verminoses, pois essa doença são bem democráticas, tomar remédio caseiro para vermes vai ajudar bastante a eliminar esse tipo de inconveniente. A contaminação acontece de diferentes formas, como a ingestão de alimentos ou água contaminados por exemplo e até com um simples ferimento na pele.

Existem alguns sintomas bem característicos que podem identificar a presença de alguns vermes, confira:

  • Desconforto e dores abdominais;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia;
  • Anemia;
  • Emagrecimento excessivo;
  • Comprometimento de algumas áreas do cérebro;
  • Problemas no sistema respiratório;
  • Em casos de excesso de lombrigas, alguns novelos podem ser formados, impedindo a passagem de ar na garganta e de fezes pelo intestino.

Remédio caseiro para vermes: conheça 5 opções

Tomar um remédio caseiro para vermes pode ser o que você estava precisando para fazer o seu tratamento de maneira mais natural. Os remédios convencionais ainda possuem diferentes tipos de efeitos colaterais que muitas vezes pode ser muito prejudicial para a saúde.

Conheça essas 7 opções diferentes e como fazê-las. Acompanhe!

1 – Chá com arruda seca e sementes do mamão

Poderosíssima contra os vermes, consumir essa erva é excelente para a saúde. Associada as sementes do mamão, então, nem tem o que dizer.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa das sementes do mamão;
  • 1 colher de preferência de sopa com arruda seca;
  • 1 ½ xícara com água em temperatura ambiente.

Modo de fazer

Na panela, coloque todos os ingredientes, deixe ferver. Após levantar fervura, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes, coe e beba em uma temperatura morna ao longo do dia.

Remédio caseiro para vermes

2 – Leite aromatizado de hortelã

Essa bebida é um remédio caseiro para vermes que deve ser tomada logo pela manhã em jejum. A hortelã é uma erva medicinal que possui uma ação vermífuga que mata praticamente todos os vermes existentes no nosso organismo.

Ingredientes

  • 10 folhinhas de hortelã macerada, a hortelã-pimenta;
  • 1 copo de 200 ml com leite, pode ser desnatado ou integral, você escolhe o da sua preferência;
  • Mel ou açúcar para adoçar.

Modo de fazer

Na panela, coloque toda a quantidade de leite e as folhinhas de hortelã, para liberar mais o aroma, você poderá macerá-las. Deixe ferver. Espere esse líquido esfriar e acrescente  o mel aos poucos. Tome esse leite em jejum e de preferência morno antes do seu café da manhã. Pode ser até 1 hora antes. Esse procedimento pode ser feito por 7 dias, não mais que isso e ao todo apenas 2 doses diariamente.

3 – Chá de erva-doce

A erva-doce é muito utilizada para o sistema nervoso como um calmante natural, mas ela é um excelente remédio caseiro para vermes.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de erva doce, são as sementes que você encontra facilmente no mercado;
  • 1 xícara de chá de água fervente.

Modo de fazer

Jogue as sementes nessa água fervendo e deixe descansar por apenas 10 minutos aproximadamente. Coe esse líquido e beba de preferência depois das suas refeições.

4 – Chá de erva Rábano-Silvestre

Esse chá tem um poder muito grande e uma ação bem eficaz no combate aos vermes existentes no seu organismo.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá cheias de folhas da erva rábano-silvestre;
  • 1 litro de água.

Modo de fazer

Pegue essa água e ferva. Após levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as colheres de ervas. Deixe descansando por aproximadamente 5 minutinhos, coe e consuma em temperatura ambiente. O recomendado é tomar apenas de 2 a 3 xícaras por dia.

5 – Azeite caseiro de alho

Esse azeite pode ser utilizado no seu dia a dia e é excelente e totalmente funcional, pois o alho possui ação vermífuga, ou seja, elimina todos os vermes do intestino.

Ingredientes

  • 500 ml de azeite de sua preferência;
  • 1 ramo fresco ou seco de alecrim;
  • 3 cabeças de alho, descascados e separados.

Modo de fazer

Pegue uma garrafa de preferência de vidro, pode ser alguma do seu azeite que tenha acabado, coloque todos os dentes de alho, levemente amassados, o alecrim e por ultimo o seu azeite preferido.

Tampe essa garrafa e guarde em um local seco e livre de qualquer umidade, por no mínimo 10 dias. Você pode utilizar esse azeite em todas as suas preparações culinárias e inclusive para temperar saladas e sopas.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.