QC Saúde
Remédio natural para fortalecer os ossos

Remédio natural para fortalecer os ossos

Para ter um esqueleto forte e capaz de sustentar o corpo é necessário consumir a quantidade recomendada de vitaminas e minerais. Existem opções de alimentos naturais totalmente acessíveis a qualquer pessoa, assim como hábitos que só trazem benefícios.

Adote o hábito de tomar um remédio natural para fortalecer os ossos e tenha um corpo completamente saudável e longe de doenças.

O que são os ossos?

Esse tecido vivo, altamente complexo e com uma estrutura muito dura, de cor esbranquiçada é chamado de osso. Esses ossos quando se juntam através das articulações são chamados de esqueleto. Esse tecido conjuntivo possui uma estrutura bem sólida e sua principal função e fazer com que ocorra a mineralização da sua própria matriz.

O corpo se apoia nesse tecido conjuntivo, aliás ele é o principal tecido que forma esse esqueleto.

Esse tecido ósseo possui um processo de produção e remodelagem bem dinâmicos, destruindo os ossos mais velhos e produzindo outros mais novos.

Utilizar algum remédio natural para fortalecer os ossos é ótimo para mantê-lo funcionando e protegido das possíveis doenças que mais acometem as pessoas ultimamente.

Os ossos são formados por diferentes tipos de tecidos como o cartilaginoso, ósseo, nervoso, conjuntivo denso, adiposo e epitelial, além dos tecidos que possuem a função de formar sangue.

Os vasos linfáticos não estão presentes dentro do osso e sim apenas no tecido periósteo. Os canais de Havers e Volkman que irrigam os ossos.

Principais doenças que atingem os ossos

Cálcio, proteoglicanas e fibras de colágeno encontram-se dentro do tecido ósseo. Quando os ossos se unem através das articulações, forma-se o esqueleto. A função principal do esqueleto é sustentar os tecidos mais moles do corpo humano, dar mobilidade, proteger os órgãos internos, reservar energia e produzir sangue.

Ao todo existem 206 ossos no corpo e quando eles não estão com as taxas de cálcio, vitaminas, fibras, nutrientes e outros elementos necessários em níveis normais, doenças aparecem. Essas doenças prejudicam as articulações e o movimento.

Remédio natural para fortalecer os ossos

Consumir um remédio natural para fortalecer os ossos pode manter seus ossos distantes dessas doenças.

A seguir listamos algumas das principais doenças que atingem os ossos, veja:

  • Doença da osteopenia;
  • Osteoporose;
  • Reumatismo;
  • Tumor Ósseo.

O médico é o único profissional que pode te indicar os melhores tratamentos para o seu caso. Em todas as doenças manter o peso, tomar banhos de sol, fazer exercícios físicos e evitar alguns hábitos ruins como beber álcool em excesso e fumar são essenciais para o tratamento dessas doenças dos ossos.

Se auto medicar é muito prejudicial para saúde, ao invés de ajudar, pode piorar o quadro e todos os sintomas.

Remédio natural para fortalecer os ossos: conheça 6 dicas fundamentais

A maioria dos remédios naturais que ajudam no fortalecimento dos ossos são provenientes dos alimentos. A seguir você confere algumas dicas que vão te ajudar a fortalecer seus ossos.

1 – Coma bastante vegetais

Todos os vegetais em geral são ótimos aliados para o processo de fortalecimento dos ossos, ajudando a manter uma boa saúde.

A vitamina C presente na maioria dos vegetais promove uma ação antioxidante, isso significa que ocorre um aumento na produção das células que formam os ossos e também as que reparam os danos existentes no sistema ósseo.

Então, uma das dicas de remédio natural para fortalecer os ossos é incluir os vegetais na sua alimentação diária. Lembre-se, por ser um alimento que aumenta a densidade óssea, quanto mais você o consumir melhor será para o seu corpo.

2 – Vitamina D, a vitamina do sol

A vitamina D é uma das mais importantes para aumentar a densidade dos ossos e deixa-los longe das doenças que existem.

Este tipo de vitamina ajuda o corpo a absorver o cálcio e fixa-lo nos ossos. Consumir carnes, peixes, queijos e se expor a luz solar são formas de consumir vitamina D.

Não é tão fácil assim de manter os níveis de vitamina D nos níveis adequados, então, fazer a sua suplementação é completamente normal.

É importante ressaltar que mesmo que a luz solar seja ótima para termos a vitamina D no organismo, é preciso tomar cuidado com a exposição aos raios solares e o uso de filtro solar é essencial para se evitar possíveis queimaduras.

3 – Não esqueça das proteínas

As proteínas são essenciais para as mulheres, principalmente no período da menopausa, que é onde ocorre a diminuição de diferentes hormônios.

Manter o consumo de pelo menos 100 gramas de proteína por dia ajuda a conservar toda a massa óssea no corpo depois que ele entra na menopausa.

Mas mesmo sendo benéfico para o corpo, o consumo excessivo de proteína também pode ser prejudicial. Então, seja consciente e consuma apenas o necessário e recomendado.

Remédio natural para fortalecer os ossos

4 – Escolha alimentos ricos em cálcio

O cálcio é um mineral que tem a função de deixa-lo mais denso, ele é muito importante igual a vitamina D para o corpo.

A maneira mais efetiva de mantê-lo presente é consumi-lo em diferentes refeições ao longo do dia.

Antes de consumir o suplemento de cálcio, consulte um médico, pois ele pode não ser absorvido de maneira correta no corpo, causando cálculos renais totalmente indesejados.

5 – Consuma zinco e magnésio

O zinco é importantíssimo para a perfeita saúde dos ossos, pois ele tem a função de formar as células que compõem a medula óssea, prevenindo assim a decomposição dos ossos.

O zinco e o magnésio são tão importantes para os ossos, como o cálcio. Se juntarmos esses três minerais com a vitamina D então, nem se fala.

É possível consumir zinco e magnésio através dos seguintes alimentos:

  • Sementes de linhaça e de abóbora;
  • Camarão;
  • Espinafre;
  • Carne de boi.

6 – Fuja das dietas com baixas calorias

Você que tem interesse em consumir um remédio natural para fortalecer os ossos deve saber que as dietas com baixas calorias são péssimas para os ossos.

Isso acontece porque a maioria dessas dietas fazem com que o metabolismo se torne mais lento, além de aumentar a ansiedade e prejudicar a produção da massa muscular.

A dica é que você tenha uma alimentação mais equilibrada e cheia de vitaminas e minerais, não esquecendo das gorduras saudáveis.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.