QC Saúde
Sal Kosher

Sal Kosher: Para que serve? Tem benefícios? Como utilizar? Saiba já!

O sal kosher apresenta como uma de suas principais características os grãos mais grossos, por esse motivo, também é chamado de sal de floco e sal grosso. Há quem se refira a essa alternativa, como sal de cozinha, porém, é preciso ter consciência de que existem diferentes tipos de sal usados na culinária e chamados dessa forma. Conhecer as distinções e nomenclaturas corretas, é indispensável para o uso.

Ainda mais, é interessante citar que o sal kosher ganha esse nome, que é de origem hebraica e significa “próprio” ou “bom”, justamente por ser o condimento utilizado para temperar a carne kosher, que é um alimento preparado de acordo com Kashrut, que são leis judaicas a respeito da alimentação, que designa desde o tipo de animal a ser consumido e como ele deve ser abatido.

Este tipo de sal é muito utilizado na culinária norte-americana por ser muito agradável para o uso, pois é muito palpável, sendo mais denso e de textura grossa, proporcionando que o cozinheiro consiga sentir a quantidade precisa de cristais ao salpicá-lo.

Benefícios do sal kosher

Ao falar dos benefícios do sal kosher, é interessante iniciar recorrendo ao fato de que como é menos processado, é considerado mais puro e rico em minerais essenciais. Ainda mais, aponta-se que tenha um nível inferior de sódio, o que pode ser considerado benéfico ao avaliar o quanto o consumo excessivo de sódio é comum e maléfico para o organismo.

Além disso, é interessante apontar que o sal kosher apresenta um benefício voltado para a culinária, uma vez que seu tamanho permite um manuseio mais prático em diferentes tipos de prato, fazendo com que seja uma preferência.

Sal Kosher

Como usar o sal kosher?

O uso do sal kosher é voltado principalmente para o preparo de carnes kosher pela facilidade e agilidade na remoção do sangue. Diversos chefes de cozinha apontam a preferência por esse tipo de sal devido a facilidade que sua textura grossa apresenta para o manuseio, podendo ser salpicado na comida depois ou no decorrer do preparo.

No entanto, não se dissolve tão rápido, por esse motivo, opções mais finas são mais indicadas para pratos assados. A seguir, confira uma opção de receita que apresenta o sal kosher como um dos ingredientes:

Couscous com salmão da nigella

Ingredientes

  • 1 xícara de água recém-fervida
  • 1 colher de sopa gengibre fresco ralado
  • 1/2 colher (sobremesa) de páprica doce
  • 1/2 limão
  • 3 colheres (chá) de sal kosher
  • 1/2 cebola roxa pequena e picada
  • 1 colher (sopa) de azeite Tomates cereja a gosto
  • 1 xícara de cuscuz
  • 4 filés de salmão
  • 1 xícara de folhas frescas de coentro

Como preparar?

Disponha o cuscuz em um refratário,  com 2 colheres de sal kosher, a páprica, gengibre ralado e adicione a água. Cubra a tigela ou coloque filme plástico. Em outro recipiente, adicione a cebola já picada e em um prato raso e largo, coloque os filés de salmão.

Esprema o suco do limão no recipiente com as cebolas, acrescente o sal restante e o pimentão e misture em 1 colher de óleo de alho. Coloque uma frigideira para aquecer e enquanto isso, acrescente os filés de salmão ao prato com o limão e passe a mistura dos dois lados.

Coloque o salmão na panela quente e deixe que cozinhe por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado, o tempo irá variar de acordo com a espessura. É preciso estar atento a coloração e suculência para chegar ao ponto correto.

O cuscuz deverá ter absorvido toda a água, acrescente os tomates com a mistura de limão e cebola e use um garfo para a mexer. Coloque quase todo o coentro no cuscuz e mexa, em seguida, adicione mais sal caso seja necessário. Basta serví-los!

Qual a diferença entre o sal de cozinha e o sal kosher?

Além do tamanho dos cristais, a principal diferença entre o sal kosher e o sal de mesa ou cozinha é a iodação, processo pelo qual apenas o sal de mesa passa, assim como alguns outros tipos de sal, o que inclusive exige que a quantidade utilizada de sal kosher seja a metade do que seria no caso do uso do sal de cozinha.

A respeito da adição de iodo, é interessante citar que foi estabelecida uma lei que, desde a década de 50, tornou obrigatório adicionar iodetos de potássio e de sódio no sal de cozinha. A razão por trás disso é o efeito da deficiência de iodo no organismo, que vai desde o bócio a outras doenças. O iodo é um mineral essencial no organismo, que é responsável pela síntese dos hormônios tireoidianos, que são muito importantes para um bom funcionamento dos organismos.

As diferenças entre o sal iodado e o sal kosher vão além desses fatores, pois as aplicações também são distintas, uma vez que o chamado sal de mesa é amplamente utilizado para o tempero de diversos tipos de alimentos, o sal kosher apresenta o uso mais restrito, especialmente na culinária brasileira.

É ideal para o preparo de peixes e carnes ou  até mesmo para compor a decoração de diferentes itens, como pães, biscoitos, bolos e doces ou preparos que exijam um tipo de sal diferenciado, que se dissolva de uma forma mais lenta.

O sal kosher apresenta um formato de cristal mais agradável para cozinheiros, favorecendo sua aplicação de maneira precisa, mas apesar de tamanhos diferentes, o sal kosher não difere muito do sal comum em relação a valores nutritivos, a não ser pela grande diferença entre as quantidades de iodo presentes. O sal kosher é o condimento utilizado na preparação da carne kosher, o  que lhe confere tal nome. Essa carne refere-se ao alimento cuja preparação segue leis judaicas, normas que devem ser precisamente exercidas antes do consumo.

Por mais que não seja um tipo de sal amplamente aplicado na culinária diária, em especial, em território brasileiro, esse é considerado um tipo de sal sofisticado e que pode ser implementado no cardápio de diferentes maneiras, especialmente para carnes e peixes. Basta usar a criatividade e buscar as receitas certas!

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário