QC Saúde
Salsaparrilha

Salsaparrilha: Tem efeito diurético? Funciona bem? Confira cuidados!

Você já ouviu falar em salsaparrilha? Há muito tempo opções naturais são exploradas para fins medicinais, seja nos tratamentos fitoterápicos ou uso popular. Neste contexto, a salsaparrilha também está presente, sendo muito conhecida principalmente para terapias alternativas e como foco de pesquisas que buscam comprovar tais propriedades. Conheça mais informações sobre a salsaparrilha ao longo deste texto.

O que é salsaparrilha?

Salsaparrilha é a nomenclatura popular atribuída às espécies que pertencem ao gênero Smilax L., como a Smilax campestris, S. brasiliensis, S. rufescens e S. oblongifolia. São centenas de espécies, sendo que no Brasil, é possível encontrar em torno de trinta, em especial, na região sudeste, onde a diversidade é mais evidente.

São trepadeiras perenes, com um porte subarbustivo, ou seja, não se aponta em grande parte das espécies a incidência de porte arbóreo, pois normalmente os caules são trepadores ou rastejantes. Algumas espécies apresentam estruturas que se assemelham a espinhos, chamadas de acúleos. Ainda mais, o direcionamento depende muito do suporte e do crescimento da planta.

Alguns estudos apontam que menos da metade de tais espécies brasileiras são chamadas popularmente salsaparrilha, mais precisamente, onze, enquanto oito dessas espécies são consideradas para fins medicinais.

Os frutos podem apresentar distinções dependendo da espécie, por exemplo, em algumas espécies brasileiras, é possível notar frutos arroxeados, já em casos de espécies norte-americanas e chinas, o aspecto avermelhado é o mais incidente nos frutos.

Normalmente, a salsaparrilha é propagada através de estaquias ou sementes, sendo necessário que exista um suporte para o seu desenvolvimento. Acredita-se que em alguns locais, devido ao seu sabor picante, seja utilizada na culinária, porém, não é uma prática comum brasileira. As suas raízes também são usadas em algumas regiões ao redor do mundo como aromante natural para alguns tipos de bebidas.

Salsaparrilha

A relação da salsaparrilha com a saúde

Aponta-se que há muito tempo essas espécies são empregadas na medicina popular, especialmente como diurético e fortificante. Essas atividades, incluindo a propriedade depurativa, são relacionadas por alguns autores principalmente com as raízes da salsaparrilha.

A ação depurativa, que carrega a proposta de “limpar” naturalmente o sangue e se prevenir de alguns tipos de doenças, é uma das mais incidentes em território brasileiro no que diz respeito à salsaparrilha. No entanto, é preciso que mais estudos e comprovações sejam levantadas.

Além dessas atividades, determinados estudos indicam ação anti-inflamatória, que é fundamental para que o organismo apresente uma melhor resposta aos processos inflamatórios que possam acometê-lo. Ainda mais, a atividade antioxidante também foi identificada, que por sua vez, desempenha um papel importante na prevenção de doenças, inibindo a ação dos radicais livres, que quando estão em desequilíbrio, são tóxicos para o organismo.

De forma sintetizada, grande parte dos estudos levantam informações em torno de atividades antirreumáticas, antitérmicas, depurativas, antioxidantes e diurética. Ainda assim, é necessário explorar mais suas especificidades, componentes de cada espécie, entre outros fatores.

Para a preparação medicinal popular, alguns dados apontam que o rizoma e a raiz devem ser colhidos de preferência secos, no outono. São usados em chás, tinturas, pastas e até mesmo xaropes. No entanto, vale lembrar que a automedicação não é uma prática segura.

Por mais que exista uma escassez mais notória no que diz respeito ao auxílio da eliminação de ácido úrico, algumas pesquisas apontam essa possibilidade, mais precisamente, obtida por meio do extrato aquoso de salsaparrilha.

Salsaparrilha falsa

Um fator preocupante neste cenário, é a falsificação por Herreria salsaparrilha, indicando que teria os mesmos componentes da Smilax aspera, entre outras formas de falsificar, por isso, averiguar e ter cautela ao buscar pelas espécies, é indispensável, especialmente para não usufruir de substâncias inadequadas e acreditar em ações enganosas.

Estudos apontam que as principais formas de observar a falsificação, é por meio da anatomia das raízes. Por exemplo, do caso da Herreria salsaparilla, que também recebe o nome de japicanga, embora apresente forma e cor semelhantes à salsaparrilha, sua superfície é mais rugosa. Naturalmente, diversas pesquisam buscam outras formas de distinções, não apenas anatômicas, como também de seus constituintes químicos, que foram anteriormente citados.

Onde encontrar Salsaparrilha?

É possível encontrar principalmente em lojas de produtos naturais, de chás ou até mesmo farmácias de manipulação. É indispensável comprar em locais de confiança e ter sempre suporte médico para usar.

Cuidados com salsaparrilha

O uso indiscriminado de alternativas naturais merece atenção, pois é muito popular ao redor do mundo e ao invés de gerar os resultados prometidos, pode ter como consequência intoxicações e processos alérgicos. Isso ocorre principalmente a falta de suporte e informação, em especial a real composição e autenticidade de diversas espécies altamente comercializadas.

Levando em consideração que as raízes das espécies são semelhantes e normalmente comercializadas em forma de chá com áreas do caule subterrâneo, é necessário que exista um controle maior do padrão de qualidade, especialmente para que suas especificidades sejam conhecidas. Dessa forma, seria possível identificar as espécies mais favoráveis para o cultivo e fins medicinais.

De acordo com as informações apresentadas, atividades variadas são relacionadas a salsaparrilha. Além dessas, outras com escassez ainda maior de comprovação são indicadas em diversos portais informativos, como no tratamento de eczema, cistite, cólicas, cálculos renais, entre outros.

É preciso redobrar o cuidado ao encontrar tais informações, em especial, para evitar o uso inadequado de tais raízes. Principalmente no caso de gestantes, lactantes e crianças, que podem estar mais propensos a complicações de saúde.

Benefícios salsaparrilha – informações gerais

A salsaparrilha refere-se a um conjunto de espécies que pertencem ao gênero Smilax, mais conhecida principalmente para fins de tratamentos medicinais populares. Embora estudos tenham identificado atividades importantes para beneficiar o organismo, acredita-se que ainda há escassez de comprovação científica em torno da importância da salsaparrilha para fins medicinais.

No entanto, nota-se que a espécie apresenta um grande potencial, para ser mais explorada e estudada, com possibilidade de aplicações medicinais com mais segurança e comprovação. Dessa forma, ao buscar por terapias alternativas, é importante não se esquecer de se informar corretamente e não negligenciar orientações médicas, pois a substância ou dose inadequada, podem comprometer seriamente a saúde.

Deixe seu comentário