QC Saúde
suco de babosa

Suco de Babosa: benefícios e como fazer

A principio pode soar um pouco estranho falar sobre o suco de babosa, afinal, a planta é mais conhecida por seus benefícios em cremes para pele e uso ornamentais em ambientes. Saiba que não basta apenas a beleza, a babosa reúne um grande número de propriedades benéficas que podem ser obtidas também por meio de sucos e chás. Você já conhece o suco de babosa? No decorrer desse texto, será possível obter informações sobre as formas de preparo do suco, principais benefícios, entre outros aspectos relacionados à babosa.

Como preparar o suco de babosa?

Existe mais de uma forma de preparar o suco de babosa para aqueles que preferem fazer em casa, como será visto adiante, as receitas são variadas. No entanto, é importante citar que ele pode ser comprado em lojas de produtos naturais, busque por uma opção que conte com o máximo de pureza o possível. Veja a seguir:

suco de babosa

Extração do gel da babosa

Para o preparo caseiro dos sucos ou até mesmo caso opte por outra forma de uso da babosa, será necessário realizar a extração da seiva das folhas de babosa. É importante que desde o começo do processo suas mãos estejam bem higienizadas. Primeiro, retire os espinhos da folha e deixe-a em pé para que o líquido amarelo escorra. Depois, para descascar, dependendo do tamanho das folhas, é preciso cortar em pedaços. Basta retirar o gel com uma colher e colocar em um recipiente bem higienizado.

Suco de babosa com mel

Ingredientes

Mel a gosto
2 folhas de babosa
Água

Suco de babosa modo de preparo com mel

Com o gel já retirado, bata todos os ingredientes no liquidificador. Caso seja necessário, adoce mais um pouco para servir. Outra forma de preparar essa receita, é substituir a água por 200 ml de suco de limão, depois, basta adoçar como preferir.

Suco de babosa com maçã e mel

Ingredientes

1 maçã lavada e picada

Água

Mel a gosto

2 folhas de babosa

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até que se transforme em uma bebida uniforme. Adoce com o mel da forma que preferir. Outra maneira de realizar o preparo é acrescentar pedaços de abacaxi e/ou laranja bem picados para bater no liquidificador. Recomenda-se que o suco de babosa seja tomado imediatamente.

Suco de babosa benefícios

Tradições que envolvem o uso medicinal de diferentes tipos de planta são passadas até hoje de geração em geração, por exemplo, com a camomila, babosa e o boldo. Em relação ao suco preparado com a seiva da babosa, os benefícios são variados, tais como:

Fortalece o sistema imunológico: as propriedades presentes na seiva da babosa, que podem ser aproveitadas também por meio da ingestão do suco, contribuem com o fortalecimento do sistema imunológico. Neste cenário, é interessante citar que a imunidade baixa, abre portas para diversas enfermidades, entre outras condições que acometem a saúde e são originadas por vírus e bactérias;

Ação antioxidante: ao falar de envelhecimento cutâneo precoce, um dos principais vilões, são os radicais livres. A vantagem de também atuar como antioxidante presente no gel da babosa ajuda a exercer um maior controle das ações deles;

Estimula o funcionamento do fígado e dos rins: trata-se de dois órgãos que também desempenham o importante papel de desintoxicar o organismo e por meio das propriedades do suco da planta,

Ajuda a amenizar inflamações: bebidas preparadas com a seiva da babosa também possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a amenizar a ação de diversos tipos de processos inflamatórios que podem acometer o organismo.

Acima foram apresentadas as principais vantagens da bebida, porém, o gel da babosa conta com outros pontos realmente positivos, por exemplo, ser utilizado para aliviar os sintomas das varizes, amenizar dores musculares, sintomas da gastrite, queda de cabelo, ressecamento capilar, desconforto e coceira causados por hemorroidas, entre outros. Claramente, cada uso conta com uma forma específica para alcançar o objetivo desejado, seja pelo preparo de sucos, pomadas, chás ou compressas. É importante preparar adequadamente, eliminando os agentes nocivos e se lembrar de sempre contar com orientações médicas.

Suco de babosa efeitos colaterais

A ingestão do suco de babosa, chás, entre outras formas internas, não são indicadas para mulheres grávidas ou que estão amamentado. Acredita-se que algumas das propriedades da planta possam causar parto prematuro ou até mesmo gerar alterações no sabor do leite materno. De qualquer forma, nesses casos, é fundamental buscar orientação médica antes de ingeri-lo, para evitar complicações e prezar pela saúde de bebê.

Já ouviu falar que tudo em exagero faz mal? É algo que serve para diversas situações, incluindo alimentos e bebidas. Não seria diferente ao se tratar do suco de babosa, quando não preparado adequadamente ou ingerido de forma exagerada, pode causar diarreia, cólicas e acidez, principalmente por causa da aloína, que pode irritar a mucosa intestinal.

Cultivo da babosa

Ao contrário do que muitas pessoas podem achar, o termo babosa refere-se a diversas espécies, mais precisamente, em torno de 300, porém, as duas que apresentam maior valor para o comércio e fins medicinais, são a Aloe Arborescens e principalmente a Aloe barbadensis.

Dois pontos fundamentais para o cultivo dessa planta são o solo e a temperatura, pois apesar de ser resistente a diversas mudanças climáticas, a babosa tem um melhor desenvolvimento em ambientes quentes. Não se deixe enganar por esse fator e julgar a rega abundante como necessária, muito pelo contrário, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e folhas.

Em relação ao solo, o mais adequado é que seja bem drenado, fofo e permeável, não o encharque quando for regar a planta. Lembrando que é indicado pulverizar com água pura uma vez por semana ou regar a cada 15 dias. No que diz respeito ao vaso, é importante que seja amplo.

Conforme apresentado ao longo do texto, o suco de babosa possui variações de preparo e essa diversidade também está ligada aos benefícios que oferece, sendo possível fortalecer o sistema imune, amenizar inflamações e muito mais. De qualquer forma, seja comprado ou preparado em casa desde a extração do gel da babosa, é indispensável ter cautela na hora de fazer e também para tomar, já que existem algumas contraindicações.

Deixe seu comentário