QC Saúde
tipos de açúcar

Tipos de açúcar: Confira todos os tipos de açúcar e os benefícios/perigos de cada um

Todo mundo adora um docinho, não é verdade? Partindo nesse ponto de vista, o açúcar é um dos itens culinários que estão presente em boa parte das preparações, tais como bolos, tortas, biscoitos, entre outros pratos.

Tido como vilão para muitos, o grão refinado açucarado possui uma série maneiras para ser usado, bem como tipos.

Sendo assim, os tipos de açúcar que estão presentes no mercado podem surpreender até os mais tradicionais amantes de doces. Para ter uma ideia, os açúcares superam 12 espécies diferentes, envolvendo tipos mais saudáveis e outros nem tanto assim.

Além de mudar o sabor, os açúcares possuem diferentes formar de serem produzidos, influenciando diretamente no sabor e valor do produto.

Dessa maneira, produzimos este conteúdo exclusivo com todos os tipos de açúcar disponível no mercado. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos deste artigo.

Açúcar refinado: o mais comum

O açúcar refinado é oriundo da cana de açúcar, da mesma forma como os demais tipos. Ademais, como o próprio nome sugere, ele passa por um procedimento químico de refino para dar a cor branca e atrativa, assim como o sabor tão característico.

No mais, o açúcar é o mais popular e consumido no mundo. Entretanto, está longe de ser algo saudável.

tipos de açúcar

Há benefícios no açúcar refinado?

Este tipo de açúcar não proporciona nenhum tipo de benefício, nem à dieta, muito menos à saúde. A única vantagem é que o açúcar refinado é bem barato, podendo custar poucos reais.

A aparência do açúcar refinado é muito boa, sendo uma de suas principais características. Ele funciona muito bem nas receitas de bolos, doces e tortas. Sendo assim, os benefícios do açúcar refinado envolvem apenas a praticidade e baixo custo de aquisição.

Ele faz mal?

A transformação da cana de açúcar em açúcar refinado anula todos os nutrientes do alimento, fazendo com que ele seja apenas calorias vazias. Não sobra nenhum nutriente no açúcar. Além do mais, o açúcar refinado anula nutrientes importantes do corpo, como o cálcio, por exemplo.

Neste contexto, o açúcar em excesso pode enfraquecer o sistema imunológico, proporcionando o surgimento de doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão. O mesmo também prejudica a memória, causa irritabilidade e cansaço ao corpo.

Cabe ressaltar que o abuso do açúcar pode gerar câncer, como o de mama, ovário, rins, útero, da próstata e intestino.

Açúcar mascavo

O tipo mascavo não passa pelo processo de refinamento e possui cor característica da cana de açúcar. Por essa razão, é uma alternativa completamente mais saudável. Por ter a cor mais escura, é mais úmido e tem um sabor parecido ao do caldo de cana, bem como a rapadura.

Benefícios

A partir do momento que o açúcar não passa pelo refinamento, o produto tem mais nutrientes do que a versão refinada. Para ter ideia, em 100 gramas de açúcar mascavo há 346 miligramas de potássio, 29 miligramas de magnésio, 85 miligramas de cálcio, e 22 miligramas de fósforo. No tipo refinado, existem apenas cerca de 2 miligramas de cada um desses nutrientes. Pouco, né?

Malefícios

O açúcar mascavo é quase tão calórico quanto o tipo que passa pelo refinamento, por isso não chega a ser uma opção mais light, porém mais saudável que o comum.

Açúcar demerara

O açúcar demerara é submetido por uma etapa leve de refinamento, mas é similar ao açúcar mascavo, até mesmo em sua cor. Ele passa por um processo de secagem, sendo assim, é mais concentrado.

Benefícios

Da mesma maneira que o mascavo, o demerara possui nutricional mais alto do que o comumente refinado. Além do mais, ele é mais doce que o mascavo, sendo uma boa opção para quem busca por sabor.

Malefícios

O único malefício é a dificuldade em encontrar esse tipo de açúcar, uma vez que também é mais caro que o convencional.

Açúcar Cristal

O açúcar cristal também não participa de algumas etapas do refinamento, por esse motivo apresenta aspecto mais granuloso, como um verdadeiro cristal. Ele é muito usado em receitas doces.

Benefícios

Tem mais nutriente que o açúcar refinado e é ainda bem econômico, costuma render bastante e funciona na maior parte das receitas, mas, em termos nutricionais, o cristal perde para o demerara e o mascavo.

Malefícios

Ele não tem nutrientes válidos, assim como o açúcar comum.

Equilíbrio alimentar

Nem todos os profissionais da área da nutrição concordam que o açúcar, individualmente, possa ser considerado um vilão nas dietas. Neste caso, todo mundo que deseja uma alimentação saudável entende que o grande segredo é o equilíbrio.

Ainda há quem discuta que o açúcar não precisa ser cortado do plano alimentar por completo, uma vez que cerca de 10% das calorias diárias é proveniente do açúcar.

Esse fato foi constatado por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, denominada como “Consumo equilibrado: Uma nova percepção sobre o açúcar”.

O grande detalhe, nesse sentido, seria evitar o consumo excessivo e tentar, sempre que possível, consumir o açúcar de fontes saudáveis, diminuindo a ingestão de alimentos industrializados e investindo em uma alimentação mais limpa.

Sendo assim, com esses cuidados e seguindo uma linha de pensamento e alimentação saudável, o açúcar pode entrar como um complemento. Seja no cafezinho, no chá ou em algumas preparações mais doces.

Cuidados com o açúcar

Muitos estudiosos demonizam o açúcar, devido à baixa ou quase nada de nutriente presente nele. Geralmente, as calorias do açúcar são consideradas como vazias, pois não geram nada, a não ser o acúmulo de peso.

O consumo vem seguindo um grande declínio e, cada vez mais, governos se veem obrigados a forçar que fabricantes diminuam a quantidade de açúcar em seus produtos alimentares (industrializados).

Além da ligação com as doenças que mais afligem os dias de hoje, àquelas ligadas à obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, e afins, o açúcar faz com que o sabor dos alimentos seja perdido. Ele é viciante, pois tudo a passa a não ter gosto sem o açúcar.

Portanto, se você, bem como a maior parte das pessoas, sabe que o açúcar refinado não faz bem e busca alternativas adoçantes menos danosas em outros tipos de produtos, como o demerara e o mascavo, saiba que as frutas são doces, faz bem à saúde e o açúcar presente em todas elas (frutose) é mais vantajoso que os demais citados neste artigo.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário