QC Saúde

Xarope de Nabo: receita e como fazer

O nabo não é um dos vegetais mais consumidos no nosso país, apesar de apresentar grandes benefícios para a saúde. Ele pode ser consumido em saladas, como complemento da refeição ou até como xarope. Quer saber mais? Acompanha o texto com a gente.

Como consumir nabo?

O nabo é um alimento versátil, podendo ser consumido cozido, cru, no vapor ou até frito. Na maioria das vezes a preferência é cru, nas saladas. Veja abaixo algumas receitas utilizando o vegetal.

Veja também – Benefícios do Nabo

Receita de salada com nabo e tâmaras: Você vai precisar de 100 gramas de tâmaras picadas, 500 gramas de nabo ralado de forma grossa, 2 tomates cortados em fatias finas, 1 maço de agrião, 4 colheres de sopa de maionese (de preferência light) e 1/4 de xícara de chá de castanha de caju picada. Para preparar, coloque o nabo e as tâmaras em uma tigela, acrescente maionese e misture bem. Depois é só decorar o prato com o agrião e os tomates. Coloque a salada no centro e finalize com as castanhas.

Receita de sopa de nabo: Os ingredientes são: 500 gramas de nabo, 350 gramas de cebola, 200 gramas de batata inglesa, 3 dentes de alho, 200 gramas de cenoura, 400 gramas de feijão cozido, 5 colheres de sopa de azeite, 2 litros e meio de água e sal a gosto. Você vai precisar cortar todos os ingredientes em pedaços pequenos e depois colocá-los para cozinhar por 20 minutos. Depois de cozidos, escorra todos os legumes e utilize uma parte dele para fazer o purê. Pegue o feijão, purê e o restante dos legumes e leve ao fogo mais uma vez, juntamente com a água, por mais 12 minutos. Junte o azeite, tempere e sirva.

Benefícios do nabo

O nabo é uma hortaliça. Ele possui grandes propriedades medicinais benéficas a saúde do corpo humano. O vegetal é rico em vitaminas A, C, E e do complexo B. Também possui sódio, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, ele atua como um ótimo expectorante natural, o que auxilia a limpar as vias respiratórias.

Assim, o nabo é ideal para pessoas que possuem problemas de bronquite, tosse crônica, sinusite e outros problemas respiratórios. Ele pode ser considerado ainda diurético (auxiliando a desinchar), anti-inflamatório e purificador o sangue.

O potássio presente nos componentes da raiz do nabo é um vasodilatador, permitindo assim a redução da pressão do sangue e ajudando a saúde do coração.

O intestino também é beneficiado com o consumo do nabo. Por possuir uma grande quantidade de fibras, o vegetal ajudam na evacuação e a eliminar toxinas presentes no organismo.

O nabo pode ajudar até a combater o câncer, já que são encontrados glucosinolatos em seus componentes, substância que gera moléculas anticancerígenas e que ajuda a combater câncer de pulmão, mama, fígado, cólon, bexiga e estômago.

Os olhos, cabelos e peles ganham mais saúde para quem consumir o nabo. Por ter vitamina C, ele é conhecido na oftalmologia por diminuir o risco do desenvolvimento de cataratas. Ele auxilia também a deixar a pele mais jovem, prevenindo o aparecimento de rugas antes do tempo.

Xarope de Nabo

Consumir o nabo regularmente, nas suas diferentes maneiras, já auxilia no tratamento dos problemas citados acima. Mas, para um alívio mais imediato, aconselha-se a utilização do xarope de nabo, não muito conhecido no Brasil.

Ele é utilizado principalmente para tratar a tosse, quando é necessário eliminar catarro dos pulmões. O xarope auxilia em todos os casos de problemas respiratórios, como bronquite, asma e sinusite. Ele pode ajudar a aliviar os sintomas e até controlar as crises.

Lembre-se que qualquer remédio, antes de ser tomado, deve ser indicado por um médico. Mesmo sendo natural, eles geram alterações no organismo.

Receita de xarope de nabo

Se você quer aproveitar todas as propriedades do nabo, pode preparar o xarope na sua casa. É super fácil de fazer e só precisa de dois ingredientes: 1 nabo e uma xícara de chá de açúcar mascavo.

Para preparar, você precisa começar lavando bem o nabo com água e uma esponja limpa. Em seguida, corte o vegetal em rodelas, com, em média, um centímetro de espessura e não retire a casca. Coloque as rodelas distribuídas em uma travessa de vidro e cubra essa cama com o açúcar mascavo.

Se a sua tigela for grande, você pode intercalar a camada de nabo com a de açúcar. Depois, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por cerca de 12 horas. Quando o tempo passar, terá formado um líquido no fundo da travessa.

Mexa algumas vezes e depois coe o xarope. Guarde o líquido em um vidro limpo para consumir e mantenha sempre guardado na geladeira.

Como tomar o xarope de nabo?

Para aproveitar todos os benefícios do nabo, você deve tomar 3 colheres de sopa do xarope ao longo do dia. De preferência uma pela manhã, outra à tarde e a terceira antes de dormir. Continue o tratamento até que seus sintomas aliviem.

Não esqueça que ele só deve ser ingerido quando indicado por um médico. Se mesmo após o tratamento os sintomas não cessarem, procure um médico novamente.

Precauções com o xarope de nabo

Assim como todo medicamento, é preciso ter atenção a alguns itens antes de começar  a ingerir o xarope de nabo. Como possui uma grande quantidade de açúcar, não pode ser tomado por diabéticos, para que não eleve os níveis no sangue.

Pelo mesmo motivo (nível elevado de açúcar), é preciso ter um maior cuidado na hora da escovação para não causar cáries, principalmente com as crianças.

Falando não apenas do xarope, é importante ressaltr que o vegetal pode causar flatulências em algumas pessoas, por isso, é preciso atenção. Além disso, as raízes devem ser consumidas com moderação por aqueles indivíduos que sofrem com hipotireoidismo.

Pronto, agora você já conhece como consumir o nabo, todos os seus benefícios e ainda pode preparar o xarope em casa. Lembre-se sempre de consultar o seu médico antes e se quer aproveitar todas as vantagens do alimento, comece a adicionar na sua dieta logo logo.

Deixe seu comentário