QC Saúde
Yakult faz bem

Yakult faz bem? Respondemos essa e outras perguntas

Quem nunca tomou um Yakult geladinho no café da manhã? Esse líquido famoso entre pessoas de diferentes idades completou 80 anos recentemente e é consumido em grandes quantidades no Brasil. Com a promessa de refazer a nossa flora intestinal, diversos profissionais o recomendam diariamente. Mas será que o Yakult faz bem? Existem contraindicações? Essas e outras questões você vai saber logo mais. Boa leitura!

Saber se o Yakult faz bem ou não é uma das perguntas que as pessoas mais fazem em relação a esse produto tão antigo.

Não são poucas as pessoas que sofrem com o intestino preso. Infelizmente, pela má alimentação e hábitos nem um pouco saudáveis, o intestino é o primeiro órgão a sofrer.

No oriente, o intestino é chamado de segundo cérebro, por causa da tamanha importância que ele tem para a saúde e imunidade do corpo. Acredita-se que o indivíduo que tenha uma flora bacteriana saudável, dificilmente adoece.

Existem alguns alimentos que podem contribuir para a reconstrução dessa flora intestinal e o Yakult é um desses alimentos. Chamado de probiótico, possui a função de repovoar o intestino com bactérias do bem.

Pode perceber: quando o seu intestino está funcionando bem, dificilmente você fica irritado. Isso acontece porque nele existem centenas de terminações nervosas e ligações com diferentes sistemas do corpo.

O que é o Yakult e para que ele serve?

A bebida com aspecto leitoso chamada de Yakult surgiu em meados de 1923 no Japão. Recentemente completou a marca de 80 anos, um feito histórico e muito importante para essa bebida que está presente na maioria dos lares brasileiros.

De acordo com a história da marca, esse leite fermentado surgiu graças a um médico chamado Minoru Shirota. Na época, a taxa da mortalidade infantil era muito grande por causa das inúmeras infecções intestinais que elas adquiriam.

Yakult

Este médico, então, desenvolveu centenas de pesquisas em relação ao papel dos lactobacilos no organismo. Descobriu-se então que existia uma espécie de lactobacilos que resistia aos ácidos gástricos e conseguia se dirigir até o intestino. Esses lactobacilos tomavam conta do lugar e ainda impediam que bactérias nocivas se proliferassem.

Esses lactobacilos heróis receberam o nome de lactobacilos Casei Shirota em homenagem ao médico que dedicou boa parte de seus estudos para descobrir o papel deles no intestino.

Hoje em dia, a Yakult é conhecida em praticamente o mundo todo, presente em 33 países, e é sucesso absoluto de consumo.

Afinal, Yakult faz bem?

Tomar Yakult faz bem – faz muito bem, por sinal. De acordo com a farmacêutica da Yakult, Yasumi Osawa, esse leite fermentado, quando tomado em doses adequadas, consegue repovoar o intestino com uma microbiota completamente saudável.

Um detalhe muito importante é que os probióticos precisam dos prebióticos para se alimentarem. Esses prebióticos são encontrados em todas as fibras que o organismo não consegue digerir. Você as encontra em alimentos como acerola, alcachofra e acelga.

Dentro do nosso intestino, existem cerca de 10 trilhões de microrganismos. Se você parar para pensar, é um número bem significativo, imaginando que no planeta existem atualmente cerca de 7,3 bilhões de pessoas.

Então, você pode imaginar que, dentro da sua barriga, existem comunidades inteiras com nome e até sobrenome! Esses bichinhos nem tão fofinhos assim executam dezenas de tarefas dentro do nosso intestino.

Conheça, agora, 5 benefícios e veja por que o Yakult faz bem.

1 – Melhora a microbiota intestinal

Tomar Yakult em doses adequadas e indicadas pelo médico faz com que a microbiota do intestino seja refeita e constituída por bactérias benéficas.

Atualmente, dezenas de pessoas sofrem com o intestino preso. A constipação intestinal é tão séria que é um dos motivos para as consultas com o gastroenterologista.

Tomar Yakult faz bem justamente nesses casos, porque os lactobacilos podem incitar o organismo a realizar os movimentos peristálticos no intestino.

São esses movimentos que ajudam na eliminação das fezes, lembrando que não existe uma liquefação das mesmas. O mesmo não acontece quando você toma medicamentos mais agressivos que transformam o bolo fecal em líquido.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Esse é um dos efeitos mais benéficos que um alimento probiótico como o Yakult faz. Ele deixa o nosso sistema imunológico muito mais forte com a chegada de lactobacilos positivos.

Assim que esses novos seres chegam ao intestino, o corpo reage produzindo mais anticorpos, até ter a certeza de que se trata de aliados. Esse susto faz com que o organismo se mantenha alerta e ativo: quando qualquer ser estranho entrar, ele ataca até destruir.

Pesquisas importantes apontam que as células de defesa tendem a viver mais quando o corpo se alimenta de um leite fermentado.

Essa é a resposta para quem estava perguntando se o Yakult faz bem. Ele faz bem e ainda te deixa mais imunizado!

3 – Combate a obesidade

Não é novidade para o meio científico que a flora intestinal de um indivíduo obeso seja totalmente diferente de um indivíduo com peso normal.

Uma descoberta recente divulgou que existe uma bactéria presente nos leites fermentados que pode ser aquecida. Atualmente, essas bebidas são refrigeradas para manter a sobrevivência desses lactobacilos.

Essas bactérias têm um papel muito importante: elas conseguem reduzir a massa corporal em 40 a 50% de volume, excelente para quem está acima do peso.

4 – Acaba com os corrimentos vaginais

Cerca de 90% das mulheres reclamam pelo menos uma vez na vida dos corrimentos vaginais. Esses episódios tendem a ser frequentes e a ação de produtos antifúngicos e antibióticos está cada vez mais ineficaz.

Quando as mulheres ingerem alimentos probióticos como o Yakult, isso ajuda a povoar toda a flora intestinal com bactérias benéficas. Por causa disso, os microrganismos prejudiciais ao intestino não conseguem se proliferar.

Mas é importante deixar bem claro que não adianta ingerir esses alimentos do bem e seguir uma dieta desregrada com hábitos não saudáveis.

5 – Diminuição do colesterol e da pressão arterial

Essa é, sem dúvidas, mas uma prova de que o Yakult faz bem para a nossa saúde.

Existem alguns lactobacilos que conseguem fazer a quebra e a assimilação do colesterol dentro do intestino mesmo. Isso é ótimo para quem tem o colesterol e a pressão altos, pois faz com que o corpo absorva menos frações desses componentes.

O QC Saúde tem caráter totalmente informativo, não recomendamos que você faça nenhum tipo de procedimento ou uso de medicação sem antes consultar um médico especialista.

Nosso objetivo é publicar conteúdo de qualidade de forma simplificada, clique aqui e confira nossas fontes.

Deixe seu comentário